Tabela de Cargas para Cálculo de estruturas de edificações:

Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações
Escritórios
200 kgf/m2 (2.0 kN/m2)
Salas de Aula
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Salas de Leitura
250 kgf/m2 (2.5 kN/m2)
Refeitórios
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Corredores de Acesso Público
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Corredores de Acesso Privado
200 kgf/m2 (2.0 kN/m2)
Escadas com Acesso Público
200 kgf/m2 (2.0 kN/m2)
Escadas com Acesso Privado
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Forros
050 kgf/m2 (0.5 kN/m2)
Garagens e Estacionamentos
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Áreas para Práticas Esportivas
500 kgf/m2 (5.0 kN/m2)
Laboratórios
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)
Lojas
400 kgf/m2 (4.0 kN/m2)
Restaurantes
300 kgf/m2 (3.0 kN/m2)

Mezanino

Adicionar ao Orçamento

Detalhes

O mezanino é um sistema desenvolvido para maximizar o aproveitamento de uma determinada área, incluindo um ou mais níveis ou andares. Projetado de acordo com as normas vigentes, o mezanino ISMA é versátil e de fácil montagem (parafusado). Por ser todo pré-fabricado, o tempo de instalação do mezanino é expressivamente menor e com menos resíduos que os sistemas convencionais. O mezanino é  facilmente desmontável e remanejável, além de permitir mediante consulta prévia, sua ampliação horizontal e/ou vertical.

O mezanino pode ser utilizado para os mais diversos fins. Independente da sua aplicação, o mezanino ou passarela será dimensionado de modo que atende a sobrecarga necessária, variando de 250 kgf/m² à 1.500 kgf/m² uniformemente distribuídas, para cargas superiores ou aplicação customizada, consulte nossa equipe especializada.

O mezanino poderá ser revestido por piso metálico, com superfície lisa, antiderrapante ou grelhada (vazada), placas de madeira, compensado naval ou assoalho macho-fêmea. O acesso ao mezanino pode ser feito através de escadas fabricadas pela ISMA ou elevadores fornecidos por terceiros.

Composição

Coluna

O mezanino é totalmente sustentando pelas colunas em aço com qualificação estrutural, que devem oferecer resistência à compressão e estabilidade. A produção dessas colunas é feita a partir de um rigoroso critério de dimensionamento, realizado por uma equipe de engenheiros assistidos por ferramentas computacionais, obedecendo a todas as normas vigentes.

Placa Base

A placa base é fixada na parte inferior da coluna do mezanino com o intuito de aumentar a área de contato entre o mezanino e o piso. Tal peça é de extrema importância para a distribuição das cargas geradas pelo mezanino, evitando que a pressão gerada pela ação da carga nas colunas cause o pungimento ou recalque diferencial do piso, além, de contribuir para a estabilidade do mezanino.

Mão Francesa

A mão francesa é utilizada para aumentar a estabilidade lateral e assim tornar o mezanino mais rígido, além de facilitar o processo de montagem.

Vigas

As vigas do mezanino são responsáveis por encaminhar a sobrecarga gerada pelo piso para as colunas. Produzidas em aço estrutural as vigas do mezanino são projetadas através de rigorosos critérios de dimensionamento.

Piso Grelhado

Plano metálico com alto relevo e frestas (longos furos) que aumentam a ventilação, a iluminação e a passagem de água na ocorrência de um incêndio (apresenta até 34 % de área vazada).

Piso Antiderrapante

Plano metálico com alto relevo em sua superfície, porém, sem a existência de áreas vazadas/frestas.

Piso Liso

Plano metálico totalmente liso, que permite aplicação de revestimento em borracha sobre suas placas de madeira tipo Madeirit®.

Nota: Os pisos metálicos fornecidos pela ISMA não são estanques à água ou à poeira. Não recomendamos o trânsito de veículos de movimentação sobre este piso. Para esta aplicação, recomendam-se os demais modelos de revestimentos (Madwall ou piso Wall).

Fixador de piso

O piso metálico ISMA é fixado com um sistema exclusivo, sem o uso de parafusos, que permite rápida montagem e excelente fixação.

Guarda-Corpo

O guarda-corpo instalado no mezanino possui altura útil (acima do piso) de 1.000 mm, com 01 corrimão superior e 04 travessas intermediárias. São projetados para suportar carga horizontal de 80kgf/m² (0.8 kN/m²) e carga vertical de 200 kgf/m² (2.0 kN/m²), conforme NBR 6120/80 (Cargas para cálculo de estruturas e edificações). Disponível nos seguintes modelos: fixo, removível, com portão de correr, com fechamento em tela ou do tipo cancela.

Rodapé

O rodapé é um acessório opcional do mezanino, utilizado para evitar a queda ou a rolagem de pequenos objetos do pavimento superior. O rodapé do mezanino é fabrica em chapa de aço e possui altura de 150 mm.

Escadas

As escadas em lanço permitem o acesso ao mezanino e são fornecidas com a largura definida de acordo com a necessidade de cada cliente, sempre composta com guarda-corpo contendo 04 travessas intermediárias. Os degraus do mezanino são padronizados com espelhos parcialmente vazados, contendo abas dobradas obstruindo o avanço dos pés, com a altura entre degraus variando entre 160 e 180 mm e largura do degrau com 250 mm. Disponibilizamos diversos modelos como: escada do tipo marinheiro, caracol, escada com patamares, dentre outros.
Recomendamos as seguintes dimensões para as escadas:
1. Escada de uso restrito para acesso à equipamentos: 600 mm (Largura mínima recomendada pelo ministério do trabalho);
2. Escada para saídas de emergência: largura mínima de 800 mm;
3. Escada para rota principal ou que atenda as normas de ergonomia: largura mínima de 1.200 mm.

A ISMA recomenda que dimensões acima descritas sejam validadas com os órgãos oficiais locais.

Rampa

A rampa é utilizada para o acesso de pessoas e cargas ao mezanino, podendo também ser utilizada para a expedição de materiais. A inclinação máxima da rampa é de até 10 % quando servir como meio de escoamento vertical da edificação (trânsito de pedestre). Sempre que a inclinação exceder a 6 %, o piso deverá conter revestimento antiderrapante, conforme recomendação do Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo, com 0,5 de atrito dinâmico. Os pisos adotados pela ISMA (madeira, antiderrapante ou chapa xadrez) atendem a esta recomendação.

Imagens Ilustrativas. Consulte as Opções Disponíveis.

Para maiores informações técnicas visualize nossos catálogos.

48 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento