Empresa de São Paulo/SP

Projeto de ampliação de Mezanino

Em 2014, a ISMA foi responsável pelo projeto e execução de um mezanino para uma grande empresa da capital. Essa obra, de grande porte, representou um avanço no campo de atuação da ISMA, já que o projeto apresentou mezaninos pré-engenheirados que permitem o tráfego de veículos.

Em 2018, novamente a empresa buscou a expertise da ISMA para a ampliação de um nível de operação desse mezanino. Em função da ampliação do mezanino, houve a necessidade de intervenção na estruturação de um galpão independente que integra o espaço, cuja altura precisou ser estendida.

O mezanino assumiu características de uma obra autoportante. O primeiro nível ficou com altura de 4,1m em relação ao piso e o segundo nível com altura de 3,99m em relação ao primeiro, ocupando uma área de 958,55m², com capacidade para 115 carros e 325 kg/m² por nível. Foram utilizados 91.457,78kg de aço nessa obra.

Foram implantadas colunas de 300x300mm com altura de 3.961mm e flanges para ampliação, executadas por meio de soldagem in ‘in loco’, realizada pela equipe ISMA, após recortes do piso Madwall. Também foram utilizadas vigas com 450mm de altura, em perfis formados a frio e perfis laminados, com comprimentos variados e vãos livres de até 11.070mm. Ainda como parte da obra, a ISMA forneceu a escada, as transversinas para piso para tráfego de veículos e o suporte para as treliças de coberturas.

Para garantir o acesso seguro dos pedestres aos múltiplos níveis, a ISMA implantou duas escadas com 1200 mm de largura, constituídas por dois lances e patamar intermediário. Já os veículos são deslocados entre os níveis do mezanino por meio de um elevador hidráulico automático.