Empresa do Rio de Janeiro/RJ

Projeto de Porta Paletes

A ISMA foi responsável pelo projeto e execução de um amplo sistema de armazenagem por meio de porta paletes para uma empresa do Rio de Janeiro.

A primeira etapa da instalação inclui conjuntos de porta-paletes com níveis de quadro de flow-rack para o abastecimento de uma linha de esteira transportadora, além de três níveis de pisos intermediários e níveis para armazenagem de unidades de cargas paletizadas. Ao todo foram instalados 1.120 Módulos em uma área de aproximadamente 2280,46 m².

O sistema tem capacidade de armazenagem de aproximadamente 18.504 posições paletes e 1.544 níveis de flow-rack. São 1000 kgf por palete, 500 kgf nos níveis de picking e 250 kgf/m² na passarela. O peso total da obra é de aproximadamente 960.068,31 kg.

O projeto contempla ainda um sistema de esteiras transportadoras (fornecidas por nosso parceiro) que são abastecidas manualmente pelos usuários. O abastecimento da esteira é feito a partir da coleta dos materiais armazenados nos quadros de flow-rack (níveis de picking). Os quadros estão dispostos nos primeiros 4, 5 ou 6 níveis de armazenagem, sendo sempre os 2 primeiros sob a esteira.

Existem, ainda, os quadros intermediários que terminam rentes à linha de esteiras e, por último, um quadro multi-inclinado que contribui para a ergonomia no instante da coleta dos produtos.

A obra é complementada com acessórios de segurança: Protetores de Coluna e Guard-Rail.

Níveis Intermediários de Piso

A 1º etapa do projeto será concluída com a instalação de níveis intermediários de piso para acesso, circulação, movimentação e armazenagem de materiais por parte dos usuários.

A passarela, instalada de modo adjacente aos sistemas dinâmicos é constituída em piso metálico antiderrapante e possui um subsistema estrutural de vigas vinculadas aos montantes. Totalizam-se 3295 m² de piso, que estão situados a até 8,8 m de altura em relação ao piso do galpão, evidenciando a capacidade de verticalização do sistema implantado pela ISMA.