Serviço de Inspeção de Sistemas de Armazenagem

Os Sistemas de Armazenagem são concebidos para a estocagem de itens das mais variadas naturezas, dimensões e pesos próprios. Normalmente, apresentam características que são compatíveis com diversos tipos de operações (manual ou com a utilização de equipamentos de movimentação). Assim sendo, os referidos sistemas são capazes de atender, de modo customizado, uma imensidade de diferentes perfis de usuários que, em comum, possuem a busca por condições logísticas otimizadas aliadas a níveis de segurança apropriados.

Visando a manutenção dos níveis adequados de segurança e seguindo a determinação da ABNT-NBR-15524:2007, a única referência nacional atualmente vigente sobre sistemas de armazenagem, faz-se necessária a realização de inspeções periódicas (diária, semanal, mensal e anual) Sistemas de Armazenagem.

A inspeção garantirá a maximização da vida útil das instalações, maior segurança operacional e será determinante para indicar a necessidade de intervenções no produto, como a substituição ou a manutenção dos componentes, o isolamento (parcial ou total) dos equipamentos ou, ainda, a evacuação da área de estocagem.

A responsabilidade do procedimento de inspeção, de acordo com a referência normativa supracitada, recai sobre o usuário, que é também o responsável pela metodologia operacional empregada no procedimento, pela segurança daqueles que se utilizam do produto e pela integridade de eventuais transeuntes que estejam nas imediações dos sistemas de armazenagem.

 

Benefícios do Serviço de Inspeção

Com o passar do tempo e com a utilização do equipamento, todo e qualquer sistema de armazenagem está sujeito a mudanças. Ainda que se disponha de um produto de qualidade, equipado com acessórios de segurança, operado de modo zeloso, dificilmente os choques mecânicos com os equipamentos de movimentação, responsáveis por danos de diferentes magnitudes, poderão ser completamente extintos.

Os danos, que com a dinâmica da rotina operacional podem passar despercebidos, são os principais responsáveis pela minimização da segurança nas instalações e pelo comprometimento do bom desempenho do produto. Muitas vezes, as avarias sequer são observadas pelos usuários e, ocasionalmente, são detectadas tardiamente, o que inviabiliza a adoção de ações corretivas eficazes para que a funcionalidade das instalações não seja afetada.

Adequações na cadeia logística, seja uma mudança de natureza operacional, uma adequação física no sistema de armazenagem ou uma modificação no produto estocado, são recorrentes e também responsáveis por afetar a segurança dos conjuntos, tendo em vista que as mesmas usualmente implicam em modificações nas características originais do projeto. Assim, um procedimento de inspeção é fundamental para a aferição dos novos níveis de segurança obtidos e para a proposição de ações que promovam o incremento dos mesmos, caso se façam necessárias intervenções.

O Serviço de Inspeção acaba também por apresentar um caráter preventivo, desde que periodicamente realizado, conforme instruções da ABNT-NBR-15524:2007, independentemente de quaisquer eventos relacionados a deterioração do equipamento ou a modificações impostas às instalações. Assim o usuário se resguarda perante às normas técnicas vigentes e garante maior longevidade aos sistemas de armazenagem.

Etapas do Serviço de Inspeção

O Serviço de Inspeção deverá ser realizado pelo próprio usuário, desde que o mesmo apresente formação e orientação específica para o fim, ou por profissional especializado e habilitado, objetivando-se a obtenção de um procedimento efetivamente funcional.

Em Sistemas de Armazenagens novos, a inspeção deve ser promovida imediatamente após o término da montagem, mediante avaliação das unidades de carga, do equipamento de movimentação e das instalações logísticas, propriamente ditas, como um todo. Todas as informações relevantes devem ser registradas em um databook, que será alimentado periodicamente pelo usuário a cada inspeção, com subsídios técnicos relativos ao projeto, ao longo de toda a vida útil das instalações.

Modalidades do Serviço de Inspeção

A partir de 2015, a ISMA Ltda. oferece aos seus clientes e parceiros 02 (duas) modalidades distintas de serviços, vinculados à Inspeção de sistemas de armazenagem, com o objetivo de garantir que todos os tópicos requeridos pela ABNT-NBR-15524:2007 sejam atendidos.

a) Treinamento “In Company”
A ISMA Ltda. oferece um curso técnico intensivo, com duração total de 08 (oito) horas, onde são apresentadas aos usuários responsáveis pelas instalações logísticas, todas as informações, os conceitos e os critérios que devem ser adotados no procedimento de inspeção de Sistemas de Armazenagem, com base nas informações prestadas pela ABNT-NBR-15524:2007 e no know-how do fornecedor, tornando o cliente apto à realização do procedimento. O treinamento é complementado com a exposição de “cases” práticos, com o objetivo de melhor fundamentar a conceituação teórica exposta.

b) Inspeção de Sistema de Armazenagem
A ISMA Ltda. mobiliza técnicos que permanecem residentes nas instalações logísticas do cliente, durante um período determinado pelas partes, promovendo a inspeção dos sistemas de armazenagem existentes, conforme preceitos da ABNT-NBR-15524:2007. As informações coletadas são repassadas aos usuários, em forma de um projeto “as built”, complementado por um laudo técnico. Ambos os documentos, juntamente com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do serviço, devem ser anexados ao databook do cliente. Conforme instruções normativas, recomenda-se que, no mínimo, a Inspeção Anual seja realizada por corpo técnico especialista no segmento, com o objetivo de validar as ações de todos os colaboradores do cliente envolvidos com a cadeia.

48 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento