Depósito, Câmara Seca e Câmara Congelada

 

No ano de 2020, a Linha de Negócios ISA celebrou junto à um grande comércio varejista de alimentos, a certificação de 01 planta, na cidade de Cotia – SP.

A planta em questão com as áreas: Depósito, Câmara seca e Câmara congelada, foi inspecionada em 01 dia, por nosso staff técnico composto por 02 inspetores técnicos.

Os sistemas de armazenagem inspecionados são de fabricação ISMA Ltda e também de outras empresas, e a inspeção foi solicitada devido a uma reestruturação do sistema de armazenagem na área do Depósito e também pela insegurança gerada devido à identificação de pontos de solda em determinadas colunas pertencentes a um dos fabricantes.

Pelo fato dos responsáveis das áreas não terem os conhecimentos e expertises sobre as estruturas, achou-se por bem solicitar a opinião de especialistas em fornecimento e avaliação de estruturas de armazenagem, vindos da Isma.

Analisando os sistemas como um todo, verificou-se que o comportamento das estruturas está adequado perante a referência normativa, a ABNT NBR 15524:2007.

Evidenciaram-se poucos itens avariados em todas as áreas inspecionadas. Na área Depósito – conforme já citado – foram observadas ligações soldadas nas colunas nos módulos “D” e “T2”, pontos estes identificados no projeto “As Built”.

A qualidade e efetividade destas ligações não puderam ser avaliadas, de modo que a empresa solicitante da inspeção foi orientada a instalar reforços efetivos em todos os pontos de solda, bem como promover o monitoramento e troca dos itens avariados.

Na área Câmara seca, será necessário apenas a troca dos elementos avariados.

Já na Câmara congelada além da substituição dos elementos avariados deve haver uma orientação aos operadores para que não seja feito o carregamento dos 2º níveis de armazenagem dos módulos identificados como “K” no projeto “As Built”.

                             ÁREA – DEPÓSITO      

COLUNA (LIGAÇÃO SOLDADA)

ÁREA – DEPÓSITO              

ÁREA – DEPÓSITO              

                     ÁREA – CÂMERA SECA                                                            

                         ÁREA – CÂMERA SECA

 

           ÁREA – CÂMERA CONGELADA                                           

 ÁREA – CÂMERA CONGELADA

Os profissionais responsáveis pela empresa solicitante da inspeção receberam todo o suporte necessário, relacionado às dúvidas existentes, e agregaram os conhecimentos adquiridos aos seus currículos profissionais.

Quanto ao recebimento da certificação, a empresa solicitante iniciará o processo de manutenção das áreas, promovendo a troca dos elementos estruturais avariados identificados, bem como a inclusão de reforços nas colunas que possuem ligações soldadas. Serão também promovidas orientações aos seus operadores, sobre as condições operacionais ideais de utilização dos sistemas de armazenagem.

Ainda neste período, a Linha de Negócios ISA irá conduzir as tratativas para a realização do mesmo trabalho, nas demais áreas da empresa inspecionada, a fim de garantir a segurança das instalações.