Como escolher os Sistemas de Armazenagem ideais para a sua operação de armazenamento
em quinta-feira, 30 de abril, 2020

Em um período de reinvenção das relações entre fornecedores e clientes, o comércio eletrônico se posta como a salvação e a perdição para diversos setores, e adequar a infraestrutura de armazenagem para essa prática pode ser um problema para algumas empresas.

Com o objetivo de possibilitar que os Sistemas de Armazenagem sejam adequadamente eleitos para o atendimento de determinada operação, a ISMA irá compartilhar conceitos teóricos e práticos sobre o tema.

A separação de pedidos e o sistema de armazenagem

A separação dos pedidos é um dos grandes gargalos para os negócios que viram no comércio eletrônico a ferramenta de venda ideal para o período de restrições de convívio social. O processo de separação de pedidos pode ser definido como a atividade do armazém onde as cargas fracionadas e unitizadas são separadas e combinadas para atender o pedido de um determinado cliente. A satisfação do cliente é diretamente afetada pela referida atividade. Afinal, a insatisfação gerada por um produto entregue na cor errada, certamente irá se sobrepor à satisfação vivenciada devido à antecipação da entrega do mesmo.

Sendo assim, a ISMA apresenta um dos critérios que podem ser adotados para a escolha do Sistema de Armazenagem ideal, baseado na movimentação semanal por item.

Basicamente, deve-se identificar o volume movimentado semanalmente por item e então, a partir das referências contidas na tabela apresentada posteriormente, eleger o equipamento que servirá de apoio à atividade de separação de pedidos.

Tabela: Movimentação e Equipamento de Apoio à Separação de Pedidos

  

Movimento (m3/semana)

Equipamento de Apoio à Separação de Pedidos

<0,056 m3

Estante convencional.

https://isma.com.br/armazenagem/estanteria/

0,057 a 0,150 m3

Estante tipo Flow-rack com 1,50m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

0,168 a 0,336 m3

Estante tipo Flow-rack com 2,25m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

0,28 a 0,476 m3

Estante tipo Flow-rack com 3,00m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

>1,40 m3

Estante tipo Flow-rack com > 3,00m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

1,40 a 2,80 m3

Porta paletes convencional

https://isma.com.br/armazenagem/porta-paletes/

2,80 a 7,00 m3

Porta paletes dinâmico

https://isma.com.br/armazenagem/push-back/

>7,00m3

Empilhamento sobre o piso/blocado.

Como exemplo prático, o critério apresentado será aplicado no caso da movimentação de latas de alumínio, contendo 350 ml uma determinada bebida, unitizadas em diferentes configurações.

01 palete composto por 09 camadas com 12 fardos por camada.

Dimensões: 1,05 x 1,14 x 1,25m.

Vol.: 1,496 m3.

 Se você movimenta mais que 01 palete/sku por semana conforme o exemplo, o Sistema de Armazenagem indicado para você é o Porta paletes e suas variações.

01 fardo composto por 12 unidades.

Dimensões: 0285 x 0,380 x 0,135m

Vol.: 0,0146m3

 Se você movimenta de 4 a 100 fardos/sku por semana conforme o exemplo, o Sistema de Armazenagem indicado para vocÊ é a Estante tipo Flow-rack.

01 unidade

Dimensões: Ø 0,095 x 0,135 m.

Vol.: o,000957 m3.

 Se você movimenta até 60 unidades/sku por semana conforme o exemplo, o Sistema de Armazenagem indicado por você é a Estante convencional.

A orientação descrita é só uma das metodologias para a escolha do(s) melhor(es) Sistema(s) de Armazenagem para a sua operação. É importante reforçar que, se já você possui um porta paletes seletivo, o mesmo pode ser adaptado e ser integrado a outros Sistemas de Armazenagem como, por exemplo, a Estante tipo Flow-rack. Se necessário, em função de particularidades operacionais, os Sistemas de Armazenagem podem inclusive ser combinados em um mesmo armazém, de modo que haja ganho de eficiência e eficácia na atividade de separação de pedidos.

Adicionalmente, recomenda-se que as questões ergonômicas na atividade de separação de pedidos também sejam ponderadas na eleição do Sistema de Armazenagem. Porém, a ISMA explorará esse conteúdo futuramente, em uma nova publicação.

A ISMA é uma empresa brasileira com 50 anos de existência e know-how na concepção e a fabricação de armazéns para os mais diversos segmentos, e nos colocamos à disposição para auxilia-lo na escolha do Sistema de Armazenagem ideal para o seu negócio e operação.

Conte com a ISMA.

50 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento