Série: perguntas e respostas sobre sistemas de armazenagem, suas características, usos e funções – Parte 1
em segunda-feira, 9 de novembro, 2020

No início do mês de Outubro, o Brasil foi surpreendido com a triste notícia do colapso de um sistema de armazenagem tipo porta-paletes que funcionava no modo “Atacarejo” em uma das lojas do Grupo Mateus em São Luís – MA. O sinistro causou a morte de uma colaboradora de 19 anos, deixou pelo menos 8 pessoas feridas e proporcionou um prejuízo incalculável para a Mix Mateus Atacarejo.

A repercussão dos fatos fez com que muitos profissionais, usuários ou mesmo pessoas que sequer notavam a presença dos sistemas de armazenagem no seu cotidiano até então opinassem sobre o tema, aumentando ainda mais as desinformações sobre o ocorrido e sobre os referidos sistemas, vastamente utilizados no Brasil há mais de 5 décadas.

Assim, com o objetivo de desmistificar um pouco das informações que se tornaram públicas sobre os sistemas de armazenagem e auxiliar a comunidade a ter um melhor entendimento deste segmento de mercado tão específico, a ISMA selecionou alguns pontos que passaram a ser frequentemente abordados desde a fatídica ocorrência.

Hoje, trazemos a primeira parte de uma série composta por 4 artigos com perguntas e respostas sobre sistemas de armazenagem, suas características, usos e funções. 

1. O que são sistemas de armazenagem?
Os sistemas de armazenagem, como inferido pelo próprio nome, são equipamentos destinados à “armazenagem” de materiais dos mais variados tipos. Apresentam tipologias variáveis em função das dimensões, do peso próprio e da forma com que o material a ser armazenado é “unitizado”. Os tipos de sistemas de armazenagem também variam de acordo o modus operandi dos usuários e com os equipamentos que são utilizados para abastecer ou desabastecer os mesmos.

As variáveis anteriormente descritas permitem que um sistema de armazenagem assuma desde a forma de uma estante com altura equivalente a um ser humano, operada manualmente com produtos a granel, até um porta-paletes autoportante, com dezenas de metros de altura, cuja operação se dá por meio de um transelevador automático e com unidades de cargas paletizadas que facilmente superam 1 tonelada.

Tratam-se de sistemas que em função destas variáveis apresentam características peculiares e que se distinguem consideravelmente de outros sistemas estruturais convencionais. Por isso, oferecem complexidade em todas as etapas – do projeto à montagem, inclusive para profissionais experientes no segmento de Engenharia de Estruturas.

2.  Por que o produto é complexo?
Tratam-se de sistemas pré-engenheirados, geralmente constituídos em aço carbono, a partir de perfis formados a frio. Compostos por elementos perfurados e executado a partir de ligações semi-rígidas – normalmente somente a partir do encaixe de elementos ou do uso de parafusos, os sistemas são usualmente montados diretamente sobre o piso de concreto dos galpões, sendo isentos de qualquer tipo de fundação.

Devido às suas características construtivas, os sistemas de armazenagem experimentam fenômenos de não-linearidades de diversas naturezas, sendo inclusive projetados para ações acidentais que transcendem aquelas que atuam em outras soluções construtivas. Por exemplo, o choque mecânico entre o sistema de armazenagem e equipamentos de movimentação, que embora não seja desejável é algo que eventualmente pode acontecer e não deve ser suficiente para proporcionar o colapso do produto.

Tamanha é a complexidade da solução que comumente são sugeridos ensaios experimentais para uma melhor compreensão do desempenho dos sistemas, possibilitando também a obtenção de parâmetros empíricos empregados nas formulações de dimensionamento dos elementos que constituem o produto.

A ISMA, uma empresa genuinamente brasileira, possui 50 anos de experiência no segmento e é conhecida pela sua alta capacitação técnica. Sempre disponível para o desenvolvimento de soluções inovadoras, através de seus produtos ou serviços especializados, possui uma equipe altamente qualificada e disposta a resolver as questões ligadas a armazenagem priorizando o custo-benefício, a partir da valorização da segurança.

Além disso, é pioneira no serviço de Inspeção de Sistemas de Armazenagem ISA, recomendado pela NBR 15524 e indispensável para manter a segurança de toda a operação.

Fale conosco pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre sistema de armazenagem. —–>

50 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento