TROQUEI DE EMPILHADEIRA E AGORA?
em sexta-feira, 8 de maio, 2020

Como é definido o corredor ideal entre Porta Paletes.

O corredor adequado para que seja possível utilizar um Porta Paletes Seletivo de modo eficiente, eficaz e seguro é definido basicamente por 04 (quatro) parâmetros físicos, ligados às particularidades da operação logística.

  1. Tipo de equipamento

  2. Profundidade da unidade de carga

  3. Largura da unidade de carga

  4. Folga operacional

O corredor ideal, capaz de prover velocidade e segurança para operação logística, deve ser definido adequadamente durante o processo do projeto do armazém, possibilitando melhor aproveitamento do espaço físico disponível, sem nenhum tipo de minimização à operação.

 

Hoje em dia, as empilhadeiras elétricas com mastro retrátil são os equipamentos de movimentação mais comuns nos armazéns, pois possuem boa capacidade de elevação com um corredor de operação relativamente pequeno. Por isso, o exemplo de dimensionamento de corredor apresentado neste conteúdo admitirá o uso de uma empilhadeira elétrica retrátil.

 

Ilustração: Planta do Equipamento de Movimentação entre Unidades de Carga

A ilustração anterior apresenta os principais parâmetros que caracterizam a operação de uma empilhadeira em um espaço compreendido entre alinhamentos de porta paletes seletivo adjacente.

       Lc = Corredor operacional entre paletes;

Le = Corredor entre estruturas porta paletes;

R = Raio de giro externo – empilhadeira sem o palete;

W = Profundidade do palete/carga (unidade de carga);

X = Deslocamento do mastro retrátil;

F = Folga de segurança que deve ser determinado pela velocidade da operação e/ou o tipo de produto movimentado;

B = Balanço do palete na estrutura porta paletes.

 

Considerando uma empilhadeira que possui uma constituição construtiva que resulta em um raio de giro externo de 1,55 m (R) e um deslocamento do mastro de 0,04 m (X), operando uma unidade de carga em palete PBR (1,20 m de profundidade = W) e demais parâmetros operacionais em consonância com a ABNT NBR-15524:2007 (F e B).

R = 1,55 m

B = 0,10 m

W = 1,20 m

X = 0,04 m

F = 0,10 m

 

 

Cálculo do Corredor Operacional

Lc = (R – X) + W + (2*F)

Lc = (1,36 – 0,04) + 1,20 + 0,2

Lc = 2,80 m

Cálculo do Corredor entre Porta Paletes

Le = Lc + (2*B)

Le = 2,80 + 0,2

Le = 3,00 m

 

O exemplo apresentado foi baseado em um equipamento real, cujos parâmetros de dimensionamento (R e X) estão disponíveis nas lâminas técnicas fornecidas pelo fabricante, e tem como objetivo informar ao usuário sobre como o aumento da profundidade do palete ou o posicionamento inadequado da unidade de carga sobre ou sob a estrutura podem influenciar na segurança e na velocidade da operação.

A ISMA enfatiza que caso haja a troca do equipamento de movimentação, é imprescindível que o corredor entre os sistemas porta paletes existentes sejam ratificados pelo fornecedor da empilhadeira. Caso seja alterada a dimensão da profundidade do palete, é fundamental que a ISMA seja consultada para que as novas folgas operacionais sejam validadas e o novo corredor entre paletes seja avaliado.

É fundamental que os usuários tomem ciência que um corredor inadequado entre  porta paletes é uma das principais causas de acidentes em sistemas de armazenagem e uma das razões mais relevantes para a perda de eficiência e/ou eficácia operacional.

Caso você tenha alguma dúvida, fale com a ISMA, uma empresa brasileira e que possui 50 anos de experiência na concepção e fabricação de Sistemas de Armazenagem, sempre disposta e disponível para auxilia-lo através de um dos nossos agentes comerciais ou através do Serviço de Inspeção de Armazenagem – ISA.

Conte conosco.

 

50 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento