Preço por posição palete: cálculo, custos e dicas

preço por posição palete

A métrica de preço por posição palete é uma estratégia muito comum no setor logístico na hora de escolher uma estrutura de armazenagem que atenda a demanda do negócio.

Até mesmo grandes empresas fazem uso dela para equalizar os orçamentos de compras dos fornecedores dessas soluções. 

Mas, será que avaliar o preço por posição palete resulta mesmo na melhor decisão? Continue lendo e surpreenda-se com a resposta!

O que é uma posição palete?

Antes de tudo, vamos pontuar brevemente o que é uma posição palete. E a melhor forma de fazer isso é por meio da analogia com as cidades. 

Ou seja, imagine os endereços em um armazém, galpão ou centro de distribuição como cidades, nos quais temos ruas, edifícios, andares e apartamentos.

Portanto, a ideia é a seguinte:

  • Os corredores são como as ruas;
  • Os módulos são os edifícios;
  • O nível é como um andar do prédio;
  • Os vãos são os apartamentos.

Dessa forma, é mais fácil compreender a posição palete como um apartamento em um andar em um prédio de uma rua, como lembrou um especialista do setor

Geralmente, há dois apartamentos por andar. Ou melhor, duas posições paletes por nível. 

E como calcular o preço por posição palete?

Como calcular o preço por posição palete

Vamos direto ao ponto: para o cálculo do preço por posição palete, basta dividir o custo total do projeto pelo número de posições de paletes que serão armazenados.

Só que chamamos a sua atenção para um fato importante!

Considerar apenas essa métrica não é interessante para compradores, visto que o investimento dependerá exclusivamente de um dado, sem analisar o contexto.

Ao contrário disso, para um projeto melhor elaborado, é necessário considerar também:

Sem essas informações, fazer o cálculo do preço por posição palete pode gerar um resultado incorreto e que não será sustentável no médio e longo prazo. 

Então, agora você pode estar se perguntando: como ter o preço mais justo de um projeto Porta-Paletes, aliando qualidade e excelente custo-benefício? 

A seguir, veja algumas dicas para ser mais assertivo nesta conta, partindo da melhor compreensão sobre o custo da paletização nos estoques!

Como funciona o custo da paletização?

Vimos que calcular apenas o preço por posição palete não é a ideia mais inteligente na sua empresa. Agora, você vai entender como equalizar as propostas que recebe.

Afinal, quanto custa uma posição palete

Um bom estudo de compra deve equiparar as características técnicas do negóciofalaremos mais delas no tópico a seguir.

Essa ação é a melhor maneira de ter segurança na tomada de decisão, porque o resultado vai ser totalmente condizente com a realidade, necessidade e expectativa da empresa. 

Além disso, detalhes que alteram o preço por posição palete. Veja alguns exemplos.

Alinhamento

Um projeto com 1.000 posições paletes em um único alinhamento e outro com as mesmas posições, montados em vários alinhamentos, podem ter variação de mais de 20% no preço por posição palete. 

Tipo de Palete

Dois projetos com 1.000 posições paletes cada, sendo o primeiro utilizando palete PBR (1,00 x 1,20m) e o segundo utilizando palete 1,20 x 1,20m podem ter uma variação natural de preços.

Localização de túneis

Um projeto com túnel centralizado e outro com túneis alocados no fim dos alinhamentos terão variação de preços, pois haverá diferença de perfil utilizado para a estabilidade da estrutura.

3 dicas para acertar na estrutura de Porta-Paletes

Agora, sabemos como calcular o preço por posição palete e vimos como funciona o custo da paletização. Então, é hora das dicas para comprar o Porta-Paletes corretamente!

1 – Avalie além da métrica de preço por posição palete

A métrica de preço por posição palete é uma boa opção para definir a compra da estrutura, mas ela nunca deve ser o único fator de decisão.

Sendo que não analisar outros detalhes construtivos do projeto (layout, perfil e materiais), pode gerar prejuízos e não resolver a demanda da empresa.

2 – Compare o projeto e não somente o preço por palete

O preço de um Porta-Paletes é formado pela quantidade de perfis utilizados num determinado projeto com características como dimensões, chapa e espessura. 

Naturalmente, projetos de fabricantes distintos serão diferentes. Assim, não faz sentido equalizar o preço por posição palete de maneira exclusiva para tomada de decisão. 

É possível, inclusive, que se opte pelo valor menor e, somente após receber o produto, identificar que ele não atende a real necessidade da empresa.

3 – A equalização por peso como fator de comparação

O peso é uma equalização plausível, visto que o preço é composto pelas peças utilizadas. Assim, o perfil e a espessura terão uma relação direta com o peso total do projeto.

Há ainda outras dicas que permitem equalizar a comparação correta de um projeto. Desse modo, a recomendação é que você analise sempre verificando:

Também é importante verificar o que está incluso na proposta, ou seja, se o material é de qualidade, se há adicionais de frete, custos de montagens, etc.

Estruturas de armazenagem são com a ISMA!

As situações acima são exemplos comuns que demonstram que preço por posição palete vai gerar diferença no projeto, ainda que exista o mesmo número de posições.

Isso pode levar o comprador a optar por um projeto aparentemente “mais viável”, porém, sem que atenda a necessidade atual. 

Exatamente por isso, a negociação deve ser muito bem alinhada com o fabricante, já que projetos distintos terão o preço por posição palete divergentes. 

Por essa razão, os especialistas da ISMA levam muito a sério a etapa de definição de projeto de uma estrutura Porta-Paletes.

Assim, como em qualquer venda consultiva, avaliam as especificidades de cada cliente para poder oferecer a melhor solução e com melhor custo-benefício.

Altamente qualificados, esses profissionais realizam visitas in loco sem custo a fim de coletar todas as informações necessárias para a elaboração de um projeto adequado!

Internamente, a ISMA conta com equipes técnicas e tecnologias que darão suporte e apoio, oferecendo soluções dentro das normas vigentes e regras de segurança aplicáveis. 

Entre em contato com os especialistas e solicite uma proposta:

Sistemas de armazenagem inteligentes, customizados e seguros. Clique e solicite um orçamento!