supply chain

Supply Chain: Entenda (de uma vez por todas) este conceito

O cliente chega ao ponto de vendas, pede um determinado produto e descobre que o produto está esgotado. Essa não é uma cena rara de acontecer, mas você sabia que o problema normalmente está associado a uma gestão ineficaz de supply chain?

Hoje em dia, muito se fala sobre supply chain e as vantagens para negócios, mas nem sempre sabemos exatamente qual é o verdadeiro significado deste importante termo muito utilizado em muitas ocasiões.

Portanto, convidamos você a entender o que significa o termo supply chain de uma vez por todas e como ele impacta a cadeia logística das empresas.

 

Entendendo o que é supply chain

Por uma definição mais popular, Supply chain é um termo em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”. 

Dentro dessa definição, o conceito se refere aos processos e aos diversos caminhos pelos quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final. Essas etapas, quando juntas, garantem um trabalho mais assertivo e eficiente.

Trazendo o conceito para o dia-a-dia, isso traduz todas as atividades que envolvem o produto, desde a compra de insumos, transformação, embalagem, armazenamento, gerenciamento interno, transporte e venda, até a distribuição ao cliente final (ou clientes finais). 

Podemos também adicionar ao processo de supply chain as operações fundamentais que acontecem ao redor do produto, como o atendimento ao consumidor, marketing, ações de incentivo internas e controle financeiro. 

Assim, o supply chain envolve diferentes setores, profissionais e empresas, além de fornecedores, distribuidores e lojistas, sem nos esquecer da logística necessária à movimentação dos insumos.

 

Supply chain e logística são a mesma coisa?

Uma dúvida muito comum entre empresários e demais pessoas que atuam no ramo é a relação entre o supply chain e a logística, não conseguindo distinguir entre um e outro.

De fato, a logística e a supply chain sempre andaram de mãos dadas, estando bastante ligados entre si, mas não são necessariamente a mesma coisa.

Compreende-se como logística o processo de movimentação dos produtos e os documentos envolvidos nestas etapas. Aqui, conta-se não apenas a alocação, mas também a definição de uma estratégia que garanta maior agilidade, o uso de tecnologias para rastreio, a gestão dos riscos envolvendo a operação, transporte, o controle de cargas e também o descargue no destino final. 

Porém, a logística então colabora com a otimização de processos, ou seja, não ajuda a aumentar a produtividade e assertividade quanto a prazos, estimativas e lucros. 

Já o Supply Chain, por sua vez, preocupa-se com o todo, estando atento a todo o fluxo envolvendo o produto e também à relação com o cliente. 

Atrelando os dois conceitos, percebemos que se houver falhas na logística, o supply chain será afetado, já que a primeira é responsável por organizar uma parte muito importante do todo, envolvendo os fluxos de entrega, prazos e afins.

Dessa forma, a logística tem um papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos. Afinal, para que seja eficaz, a gestão de supply chain necessita que os produtos cheguem no prazo, nas condições, na quantidade e no endereço combinados. 

 

Benefícios da supply chain para empresas

Como vimos até aqui, a Supply Chain representa um pacote completo de relacionamento entre empresa e cliente. Assim, quando bem gerenciado, traz vantagens para o negócio como um todo, com a aplicação desta importante ferramenta administrativa permitindo a conquista de 3 benefícios principais. 

 

  • Integração das Operações 

Vivemos uma era bastante globalizada, por isso é importantíssimo manter a comunicação rápida e eficiente entre setores, não apenas de dentro para fora da organização, mas também de dentro para dentro. 

Caberá ao Supply Chain permitir que essa integração aconteça, favorecendo a interação entre as partes envolvidas através de códigos de barra, ERP e RFID, que são tecnologias que permitem uma comunicação mais transparente e rápida. 

 

  • Agilidade e menor variabilidade

Com os processos organizados e uma comunicação entre setores mais bem estruturada, a agilidade será uma ótima consequência. A inclusão de doutrinas como “Just In Time” e “Lean Manufacturing” permite reduzir o tempo em que o inventário fica parado na empresa, acarretando em diminuição do custo do inventário, custo do transporte, custo da distribuição e outros. 

Além disso, a probabilidade de variabilidade pode ser diminuída drasticamente, já que o Supply Chain pode tornar o inventário mais consistente, e assim, diminuir ou até mesmo anular a necessidade por um estoque de segurança.

 

  • Evolução no gerenciamento de riscos

Utilizando uma cadeia bem mais integrada, fica muito mais fácil gerenciar os riscos envolvidos na operação, que podem tornar os negócios mais lucrativos e eficientes, já que as problemáticas são tratadas com antecedência. 

Dessa forma, em uma cadeia de venda e-commerce, por exemplo, é possível garantir os seguintes passos com muito mais qualidade:

 – Fornecimento de materiais sempre garantido;

 – Organização das remessas a serem enviadas para o cliente em tempo hábil; 

 – Distribuição e transporte dos materiais de forma segura e monitorada;

 – Entrega para atacadistas e varejistas dentro do prazo estipulado;

 – Oferta de um produto de qualidade e com preço competitivo para o cliente final. 

Sendo assim, em um período difícil como estamos enfrentando em razão da atual pandemia de COVID-19 é de grande importância ao país que o abastecimento dos serviços vitais se mantenham mais ativos, com postos de combustível, supermercados, farmácias, hospitais e outros serviços sendo essenciais para nossa sobrevivência. 

A aplicação do supply chain nas empresas produtoras colabora grandemente para que este fornecimento continue acontecendo, além de facilitar a observação da vazão dos estoques, não apenas no ambiente fabril, mas também nos distribuidores. 

Por isso, se sua empresa ainda não se organizou quanto à essa prática administrativa baseada na máxima eficiência, não perca tempo. Comece hoje mesmo a buscar alternativas para implantar e apreciar as vantagens do supply chain em seu negócio.

Não se esqueça de que a ISMA possui sistemas de armazenagem para contribuir e melhorar os resultados de sua empresa. Clique aqui e confira nossas soluções.