Estruturas Drive in e Drive Through. Por que escolher esse tipo de Sistema de Armazenagem?

estruturas drive in e drive through. por que escolher esse tipo de sistema de armazenagem

Quer entender melhor o Sistema de Armazenagem Drive in e Drive Through? Então continue lendo esse artigo que vamos te explicar e tirar algumas dúvidas sobre esse sistema.

Alguns especialistas dizem o que o Sistema Drive In e o Sistema Drive Through são recomendados para armazéns e galpões que possuem estoque movimentados em intervalos longos, ou seja, estoque que não necessitam que movimentação constante.

O Drive-in ou o Drive-Through são tipos de estruturas ideais para as operações que necessitam de alta densidade de armazenagem e baixa seletividade de produtos, justificado pelo reduzido número de corredores operacionais, sendo comuns em armazéns frigorificados, empresas do setor metalúrgico e indústria moveleira.

A estrutura empregada tanto no Drive-In, quanto no Drive-Through é a mesma, porém, o que as diferencia é o conceito de armazenagem. A operação do Drive-In é feita através do LIFO – Last In First Out, ou seja, o último palete que entra, será o primeiro a sair. Recomenda-se que sua instalação seja feita próxima à parede ou delimitações de áreas.

Na estrutura Drive-Through a operação é administrada através do FIFO – First In First Out, onde o primeiro palete que entra é o primeiro a sair. Geralmente essa estrutura é instalada em áreas livres com acesso a ambas as faces.

Optar por usar o sistema Drive-In ou Drive- Through em empresas que não necessitam de grande rotatividade no estoque pode apresentar vantagens como essas:

– Utiliza empilhadeiras comuns com pequenas adaptações de proteção ao operador na cabine, para que possam trabalhar nas modalidades LIFO e FIFO.
– É ajustável a altas densidades de armazenamento, pelo fato de eliminar corredores;
– Utiliza metade da área de um porta-palete convencional, e consegue armazenar um número até mesmo maior de pallets;
– As cargas não ficam sobrepostas, de modo que a ocorrência de um esmagamento acidental e o risco de quedas é praticamente igual a zero.

Além de práticos por otimizarem o espaço do layout do armazém, esse tipo de ferramenta gera economia e organização. Você acha que o Sistema de Armazenagem Drive in e Drive Through se encaixam na sua empresa?

Fale conosco, tire suas dúvidas com nossos e especialistas e solicite um orçamento.