Os sistemas de armazenagem são projetados para atenderem demandas de diferentes empresas e produtos, já que as particularidades das mercadorias e da operação indicarão qual é a melhor estrutura para estocar os produtos.
Nesse sentido, a manutenção preventiva em Porta-Paletes é uma consequência das inspeções, recomendadas pela norma ABNT NBR 15524, que estabelece um cronograma para estas, de modo a garantir a segurança das estruturas e funcionários de uma empresa.
Por esse motivo, elaboramos um artigo para destacar a importância de adotar ações preventivas e seus benefícios oferecidos ao negócio. Continue a leitura e confira os detalhes do processo.
Quais as características do sistema Porta-Paletes?
Em primeiro lugar é preciso esclarecer que o Porta-Paletes é uma das opções dos sistemas de armazenagem mais procurados pelo setor logístico. As estruturas metálicas reforçadas são dispostas em módulos, otimizando o espaço dos locais de armazenamento de mercadorias, através do máximo aproveitamento do pé-direito do galpão.
Desse modo, algumas das principais características que tornam o Porta-Paletes funcional são: facilidade na localização e movimentação do palete, podem ser ampliados e remanejados (sempre mediante avaliação prévia do fabricante) e apresentam compatibilidade com diversos tipos de equipamento de movimentação.
Vale destacar que existem diferentes configurações da estrutura, de modo a atender as necessidades físicas da empresa. Sendo assim, é preciso avaliar variáveis como, por exemplo, o peso e as dimensões da unidade de carga, capacidade de armazenagem da estrutura, espaço da área, fluxo operacional e tipos de produtos que serão armazenados.
Como é feita a manutenção preventiva em Porta-Paletes?
A manutenção preventiva em Porta-Paletes é uma ação estratégica para empresas, pois pode reduzir riscos e interdição das estruturas, além de acidentes de trabalho e prejuízos com as mercadorias armazenadas.
Desse modo, vale destacar que a necessidade de monitoramento contínuo é reforçada pela norma ABNT NBR 15524, a qual recomenda quais procedimentos devem ser adotados na inspeção desses sistemas de armazenagem.
Com esse entendimento, a avaliação dos danos deve ser feita individualmente, em cada elemento da estrutura e registrada posteriormente em relatório e comunicada aos responsáveis e ao fabricante.
O processo de manutenção preventiva em Porta-Paletes avalia detalhadamente o estado de conservação das peças e as características principais da estrutura. Desse modo, é possível realizar reparos em estágio inicial e evitar maiores problemas, através de uma cultura de prevenção e vigilância, tendo em vista que os danos podem reduzir significativamente os índices de segurança, inutilizar a parte afetada, ou até mesmo, em alguns casos, demandar a interdição da área e o descarregamento das estruturas.
Ainda de acordo com a NBR 15524, as inspeções preventivas devem ser realizadas com periodicidade, seja ela, diária, semanal, mensal ou anual em Sistemas de Armazenagem, a fim de garantir a segurança e eficiência das estruturas na operação de armazenagem.
Quando e como realizar a manutenção preventiva?
O momento correto para começar a realizar manutenção preventiva de Porta-Paletes é desde que ele entra em funcionamento no armazém. Afinal, os cuidados com esse equipamento devem ser constantes.
No entanto, os responsáveis devem avaliar a rotatividade das mercadorias e a partir daí, elencar a frequência de inspeção. De acordo com a norma NBR 15524, o cronograma pode seguir os seguintes padrões:
– Inspeção diária: é válida para detectar anomalias facilmente visíveis, como: longarinas ou montantes avariados, falta de prumo na estrutura, recalques no piso, falta de calços e unidades de carga danificadas, etc.
– Inspeção semanal: durante a avaliação deve-se avaliar a verticalidade e retitude da estrutura e todos os elementos até o 2º nível. Caso seja encontrado qualquer dano é necessária a notificação, qualificação e comunicação de danos aos responsáveis.
– Inspeção mensal: nesse período são realizadas as averiguações em toda instalação, além de aspectos gerais, como ordem e limpeza do espaço. Ao final deve ser realizada documentação com notificação, qualificação e comunicação de danos (caso sejam encontrados).
– Inspeção anual: esta deve ser realizada por equipe técnica, que irá verificar todos os itens mencionados e qualificar, notificar e informar quaisquer danos.
– Inspeção extraordinária: pode ser efetuada a qualquer tempo, caso aconteça algum incidente que possa comprometer a integridade da estrutura (colisão do equipamento de transporte, por exemplo).
Além de adotar um cronograma para manutenção preventiva em Porta-Paletes, a empresa pode criar um plano completo, com instruções do fabricante (para o manuseio do equipamento), protocolos internos de segurança, prevenção de perdas e ainda, seguir o padrão RCM que na língua portuguesa significa Manutenção Centralizada em Confiabilidade. Nessa estratégia, são adotados procedimentos para oferecer o máximo de segurança e confiabilidade nas estruturas de armazenagem.
Inspeções em Porta-Paletes
As inspeções em sistemas de armazenagem, como os Porta-Paletes, além de estarem determinadas em norma, têm o objetivo de assegurar boas condições de funcionamento e segurança para os trabalhadores e minimizar riscos de prejuízos materiais.
A ISA é uma equipe especializada e pioneira neste serviço, e hoje já conta com milhões de posições paletes inspecionadas. Além de executar um serviço com confiabilidade e idoneidade – em Porta-Paletes de qualquer fabricante – conta com um corpo técnico altamente qualificado e experiência ISMA de décadas de fabricação.
Entre em contato e solicite um orçamento. Temos diferentes soluções para armazenagem e certificações, de modo que você possa garantir maior segurança operacional do seu negócio.