Os sistemas de armazenagem são estruturas que ajudam e agilizam a execução de processos, facilitando a rotina de estoque e operações de galpões de armazenagem. São equipamentos de aço que podem ser adaptados para atender diferentes necessidades de diferentes empresas.
Cada sistema de armazenagem deve ser usado levando em conta os produtos e a área disponível e podem ser divididos de acordo com a movimentação interna de materiais ou de acordo com sua forma construtiva.
Movimentação Interna
- Sistema estático: sistemas em que o produto armazenado não sofre movimentações internas após ser colocado na estrutura. Por exemplo: porta paletes, estanterias, cantilever e drive-in.
- Sistema dinâmico: sistemas em que o produto armazenado sofre algum tipo de movimentação interna depois de ser colocado na estrutura. Exemplos: porta paletes dinâmico, push-back e flow-rack.
Forma construtiva
- Armazenagem leve: são sistemas destinados à armazenagem de itens leves. São sistemas geralmente constituídos por cantoneiras e prateleiras que suportam no máximo 300 Kgf.
- Armazenagem pesada: são sistemas constituídos de grandes estruturas capazes de suportar elevadas cargas.
Hoje, existem diferentes tipos de sistemas de armazenagem e cada um têm suas características e vantagens, estando diretamente ligados ao tipo de operação de cada empresa. Em um galpão é possível encontrar mais de um desses sistemas. É fundamental elaborar um planejamento antes de utilizá-los, uma vez que eles demandam investimento.
Conseguiu tirar suas dúvidas? Quer saber mais sobre sistemas de armazenagem? Clique aqui.