Protetores de Coluna e Guard Rail : Aço x Polímero
em domingo, 7 de julho, 2019

Apesar do crescimento nas aplicações de polímeros no mercado atualmente, sua utilização na fabricação de protetores de coluna e guard rail para porta paletes ou outro sistema de armazenagem ainda não é a opção mais indicada.

É fato que esta matéria-prima é leve, flexível e resistente, e está sendo utilizada com sucesso em áreas como blindagem de carros e coletes de proteção, porém vale a pena investigar sobre as soluções disponíveis no mercado e sua real efetividade.

O protetor de coluna em POLÍMERO cria uma falsa condição de segurança e isso na operação pode ser um fator determinante para ocorrência de um acidente. Sua montagem normalmente é realizada vinculada diretamente à estrutura, sendo o mesmo encaixado sob pressão. Em um teste de impacto leve – durante um carregamento de uma estrutura porta paletes – o acessório em polímero absorve o impacto e transmite os esforços à coluna do sistema de armazenagem, criando um efeito nocivo à toda estrutura.  De imediato, os operadores de empilhadeira/transpaleteira acabam acostumando com os frequentes choques podendo não observar danos à mesma, porém após recorrência a estrutura pode apresentar risco os seus operadores e todo o material armazenado, haja visto que pode haver perda da estabilidade, danos permanentes a elementos vinculados à coluna teoricamente “protegida”, além do afrouxamento dos parafusos e chumbadores.

Agora imagine a mesma situação, com um alto impacto? Alguns testes realizados com o protetor em polímero mostraram que dependendo do tipo de impacto, o protetor pode até ser projetado para fora da estrutura, fazendo com que a mesma fique totalmente desprotegida.

Seja qual for o sistema de armazenagem, sua matéria-prima principal é o aço, e seu projeto, dimensionamento e confecção preveem que a utilização do equipamento se dê com o mínimo de ações acidentais/não previstas possíveis, ainda mais aquelas decorrentes de choques com equipamentos de movimentação.

Já os protetores de coluna e guard rail em AÇO são fabricados em chapas com espessura muito superior ao da estrutura, fixados ao chão com 5 chumbadores normalmente e a uma distância determinada da coluna. Seu papel é absorver todo o impacto no caso de uma colisão e transferi-lo ao piso, protegendo toda a estrutura e garantindo a segurança dos colaboradores e dos itens armazenados. Neste caso, o que pode acontecer após um alto impacto é o protetor ou os chumbadores ficarem inutilizados e necessitarem de substituição, porém a estrutura permanece intacta e segura.

Assim, esteja atento a real eficiência de cada opção disponível no mercado e ao fazer sua escolha priorize a segurança de toda operação. Quando se envolve vidas, nenhuma compensação monetária poderá substituir a saúde, o bem-estar e a aptidão física de cada colaborador ali presente.

49 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento