WMS: o que é e como aplicar nos Sistemas de Armazenagem

O uso de tecnologias na gestão logística permitiu mais eficiência nas operações em armazéns e centros de distribuição de mercadorias. Desse modo, é importante conhecer as opções e saber qual o custo-benefício de cada uma. 

Com esse entendimento, elaboramos um artigo para apresentar o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), dispositivo elaborado para aprimorar o gerenciamento e execução de operações logísticas. Dotado de funcionalidades para atender todas as etapas de trabalho, o software permite um olhar abrangente do estoque e dos serviços realizados. 

Sendo assim, continue a leitura e atualize-se sobre as melhores metodologias de gestão logística. 

 

O que é um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)?

Homem branco segura um tablet em um armazém

O Sistema de Gerenciamento de Armazém é a tradução do termo WMS (Warehouse Management System), criado para definir o software com uma série de processos, focados no controle e gestão das operações do depósito ou centro de distribuição. É importante destacar que o monitoramento é realizado desde o momento em que as mercadorias entram no local, até o momento da entrega. 

Vale destacar que a metodologia WMS é responsável pelo fluxo das mercadorias, de forma mais eficiente e econômica. Para alcançar esse objetivo, é necessário uma série de ações, entre elas: rastreamento de estoque, separação, recebimento e armazenamento dos produtos recebidos. 

Além disso, é preciso ressaltar que o sistema de gerenciamento de armazém funciona por intermédio de um aplicativo de software que ajuda a gerenciar e executar de forma inteligente, as operações de armazéns, distribuição e centros de atendimento. 

A partir dos comandos executados no dispositivo, é possível administrar informações importantes, como por exemplo:  o recebimento, armazenamento, localização e gerenciamento de estoque, contagem de ciclos, separação de alocação de pedidos, entre outros serviços. 

 

Qual a importância do WMS nos sistemas de armazenagem?

Um armazém

Inicialmente é preciso esclarecer que os serviços oferecidos pelo WMS podem atender empreendimentos de vários portes e segmentos. 

A importância do sistema está diretamente ligada a fatores como: redução de custos, acompanhamento do trabalho em tempo real e controle total do fluxo de armazenagem. 

Desse modo, é possível configurar vários recebimentos da empresa, para que sejam registrados e conferidos, de acordo com a operação às quais se destinam. Outro ponto positivo fica por conta da conferência automatizada das notas fiscais em um mesmo carregamento, minimizando os riscos de erros. 

A funcionalidade do sistema não se limita ao recebimento das mercadorias, mas também, na automação de todos apontamentos e controles da empresa. É possível gerenciar a qualidade das cargas e emitir alertas automáticos dos prazos de validade, bem como agilizar a montagem e a emissão de pedidos. 

 

Quais as principais aplicações nos sistemas de armazenagem?

Como foi possível observar, o WMS é fundamental na gestão e controle das atividades logísticas. Portanto, é fundamental definir como cada processo é realizado, para que, no recebimento, as etapas sejam executadas de modo automatizado. 

De forma prática, pode-se incluir informações como tratamentos especiais para atendimento das normas de armazenagem e inspeções das estruturas. 

Do mesmo modo, várias aplicações serão otimizadas nos armazéns ou galpões, como, por exemplo:

  • Criação automática do picking do produto na geração da armazenagem;
  • Armazenagens multi-depositantes e multi-endereços;
  • Recomendação e atualização de endereços;
  • Armazenagem separada para produtos avariados;
  • Armazenagem em diferentes posições (horizontal, vertical ou por mapa). 

 

Nesse sentido, a ISMA disponibiliza projetos para atender às principais necessidades do setor logístico, já que planeja, fabrica, instala e inspeciona diferentes opções de sistemas de armazenagem. 

Sendo assim, ao implantar um software de gestão no depósito ou centro de armazenagem, a empresa está pensando a médio e longo prazo; ou seja, no planejamento futuro e crescimento das atividades. 

Portanto, o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) pode atender diferentes estruturas de armazenagem, já que o uso do dispositivo digital implica em adequar os produtos às melhores opções de armazenamento e, consequentemente, alavancar a gestão dos estoques. 

Na ISMA, você encontrará o sistema de armazenagem mais eficiente para o seu negócio, já que nossa equipe pode personalizar o projeto, para atender particularidades do negócio. 

Acesse o site e solicite o contato de nossa equipe. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas.