Você sabe como deve ser o vestiário da sua empresa?

como deve ser o vestiario da sua empresa

Muitas são as normas que regem os trabalhadores e as empresas, garantindo-lhes inúmeros direitos e estabelecendo os deveres que devem ser cumpridos. Essas leis também garantem ambientes dignos para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível. Este é o caso do vestiário que, mesmo não estando na área de produção, contribui com a boa organização da empresa e conforto dos trabalhadores.

Os vestiários compreendem espaços físicos capazes de ofertar mais do que simples pré-requisitos de atendimento a itens normativos, legislativos ou sanitários. Quando adequadamente projetados, se portam inclusive como um meio para a viabilização das mudanças de hábitos dos colaboradores, muitas vezes promovendo incrementos na qualidade de vida dos mesmos.

Por isso, convidamos você a entender qual é a norma regulamentadora que trata do vestiário das empresas, assim como as recomendações de como deve ser este item de primordial importância para boa continuidade do negócio.

 

Norma Regulamentadora 24 (NR-24) – Conforto nos locais de trabalho 

Dentre as muitas normas e regulamentações que toda empresa deve seguir, a NR-24 (“Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho”) do Ministério da Economia/Trabalho (Portaria SEPRT nº 1.066 de 2019) merece atenção quando o assunto são as características do vestiário.  

Conforme a referência normativa citada, os “Vestiários” devem ser mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene adequadas. Os espaços devem possuir piso e parede revestidos por material impermeável, lavável e durável. 

Além disso, visando garantir níveis adequados de circulação de ar, as áreas devem ser ventiladas para o exterior ou deve ser previsto um sistema de exaustão forçada.

Ainda sobre os requisitos de como deve ser o “Vestiário”, segundo a NR-24, se a quantidade total de colaboradores de uma determinada companhia for de até 750 pessoas, o “Vestiário” deve possuir área por colaborador dimensionada conforme a expressão que se segue. *O resultado é obtido em “metros quadrados” (m²).

Área por Colaborador (m²) = 1,50 – (Quant. de Colaboradores ÷ 1000)

Também segundo a NR-24, caso uma empresa possua mais de 750 colaboradores, a área total de “Vestiário” destinada a cada colaborador deve ser 0,75 m².

Para entender melhor este cálculo, confira 2 exemplos a seguir.

Exemplo (1): determinar a área que deve ser destinada ao “Vestiário” de uma empresa com 200 colaboradores.

N.COLABORADORES = 200 ≤ 750 (Referência: NR-24)

 – Área por Colaborador = 1,50 – (N.COLABORADORES ÷ 1000)

 – Área por Colaborador = 1,50 – (200 ÷ 1000) = 1,30

 – Área por Colaborador = 1,30 m²/Colaborador

Como a quantidade total de colaboradores nesta organização é de 200 pessoas, e a NR-24 exige um espaço de 1,30 m² por colaborador para o “Vestiário”, a área total mínima do vestiário deve ser de 1,30 * 200 = 260 m² (metros quadrados).

Exemplo (2): repetir o mesmo dimensionamento anterior para um “Vestiário” de uma empresa com 800 colaboradores.

N.COLABORADORES = 800 > 750 (Referência: NR-24)

 – Área por Colaborador = 0,75 m²/Colaborador

Analogamente: a área total mínima do “Vestiário” deve ser 0,75*800 = 600 m² (metros quadrados).

 

Mobiliários do vestiário: como devem ser segundo a NR-24?

Além dos requisitos quanto ao dimensionamento do vestiário, a NR-24 também apresenta os requisitos dos mobiliários que devem ser previstos nas áreas ocupadas pelo vestiário, de modo a garantir condições adequadas para guardar itens, sejam os mesmos destinados ao uso pessoal ou laboral. Desta forma, a recomendação da NR-24 é que os espaços sejam providos de “Armários”.

É comum que os “Armários de Vestiários” sejam chamados de “Armários tipo Roupeiro” ou simplesmente “Roupeiros”. Conforme a NR-24, os nichos oferecidos pelos armários são espaços “individuais” e os roupeiros podem ser simples e/ou duplos, e sempre munidos de sistema de trancamento.

A norma permite que diferentes usuários façam o uso rotativo do mesmo roupeiro, exceto em casos onde os colaboradores mantenham no interior do nicho EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e vestimentas expostas a material infectante, irritante, tóxico ou que provoquem sujidades.

Em situações de exposição e manipulação de materiais com as características anteriormente citadas ou em contextos onde exista a deposição de material particulado capaz de impregnar na pele do colaborador, a NR-24 indica que os roupeiros disponham de nichos compartimentados em dois ou que o espaço de uso individual seja constituído por dois armários simples.

Para melhor compreensão das exigências da NR-24 acerca dos mobiliários, as dimensões mínimas internas para os armários descritos no presente conteúdo são apresentadas nos esquemas abaixo.

  1. Armário Roupeiro com 02 Nichos, sendo um destinado para a roupa de trabalho e o outro para a roupa comum.

Modulação 1

Nicho Superior

Altura: 0,80 m

Largura: 0,30 m

Profundidade: 0,40 m

Nicho Inferior

Altura: 0,40 m

Largura: 0,30 m

Profundidade: 0,40 m

2 Nichos

Altura: 0,80 m

Largura: 0,25 m

Profundidade: 0,40 m

 

  1. Armário Roupeiro Simples
Altura: 0,80 m

Largura: 0,30 m

Profundidade: 0,40 m

Finalmente, a NR-24 preconiza que os vestiários devem possuir bancos e/ou mobiliários para a finalidade de assento, constituídos em material impermeável, lavável e durável, em número compatível com o de trabalhadores.

 

Armários tipo Roupeiro ISMA: Mais qualidade e segurança para o vestiário da sua empresa

Se você busca maior qualidade, durabilidade e segurança para o vestiário da sua empresa, os “Armários tipo Roupeiro” da ISMA são sua melhor opção. Eles possuem laudos de certificação emitidos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) no que tange a adequação dimensional do produto, garantindo adequação sanitária, segurança patrimonial e atendimento jurídico aos seus clientes, proporcionando também uma melhor experiência de utilização para usuário final.

Além disso, a ISMA oferece também a linha de “Bancos para Vestiários” em seus catálogos, com produtos resistentes, duráveis e em conformidade com todas as exigências normativas.

Por isso, antes de projetar, reformar ou mesmo construir um vestiário para sua empresa, consulte um profissional especializado na área, e no caso de qualquer necessidade de esclarecimentos sobre os mobiliários destes ambientes (armários roupeiros ou bancos de vestiários), consulte a ISMA!

A ISMA é uma empresa brasileira que possui 50 anos de experiência na concepção e fabricação de Móveis de Aço, estando sempre disposta e disponível para auxiliar a sua empresa em qualquer necessidade.

 

Conte com a gente e tenha os melhores itens da ISMA para o vestiário dentro da sua empresa.

Compartilhe

Assine a nossa
Newsletter

Confira nosso catálogo de Sistemas de armazenagem

mockup catalogo sistemas de armazenagem 3Baixar

Confira nosso catálogo de Móveis de aço

mockup catalogo moveis de aco 3Baixar

Confira nosso catálogo de Deslizantes

mockup 1Baixar