Como deve ser o vestiário da sua empresa.
em quinta-feira, 13 de agosto, 2020

Atualmente, os vestiários estão presentes em negócios dos mais variados nichos, localizações e portes, e compreendem espaços físicos capazes de ofertar mais do que simples pré-requisitos de atendimento a itens normativos, legislativos ou sanitários: Os referidos ambientes, quando adequadamente projetados, se portam inclusive como um meio para a viabilização das mudanças de hábitos dos colaboradores, muitas vezes promovendo incrementos na qualidade de vida dos mesmos. É o caso, por exemplo, das pessoas que reinventaram a própria saúde através do uso da bicicleta como meio de transporte diário até o trabalho.

Oficialmente, existem inúmeras fontes contendo recomendações que embasam as diretrizes de um projeto adequado de “vestiário”. Dentre elas a NR-24 (“Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho”) do Ministério da Economia/Trabalho (Portaria SEPRT nº 1.066 de 2019) é a referência mais adotada em termos de requisitos.

De acordo com a referência normativa citada, os “Vestiários” devem ser mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene adequadas. Os espaços devem possuir piso e parede revestidos por material impermeável, lavável e durável. Com o objetivo de garantir níveis adequados de circulação de ar, as áreas devem ser ventiladas para o exterior ou deve ser previsto um sistema de exaustão forçada.

Ainda sobre os requisitos do “Vestiário”, de acordo com a NR-24, se a quantidade total de colaboradores de uma determinada companhia for de até 750 pessoas, o “Vestiário” deve possuir área por colaborador dimensionada de acordo com a expressão que se segue. O resultado é obtido em “metros quadrados” (m²).

Área por Colaborador = 1,50 – (Quant. de Colaboradores ÷ 1000)

(Área: Metros Quadrados)

Também de acordo com a NR-24, caso uma empresa possua mais de 750 colaboradores, a área total de “Vestiário” destinada a cada colaborador deve ser 0,75 m².

 

Exemplo (1): Determinar a área que deve ser destinada ao “Vestiário” de uma empresa com 200 colaboradores.

NCOLABORADORES = 200 ≤ 750 (Referência: NR-24)

Área por Colaborador = 1,50 – (NCOLABORADORES ÷ 1000)

Área por Colaborador = 1,50 – (200 ÷ 1000) = 1,30

Área por Colaborador = 1,30 m²/Colaborador

Como a quantidade total de colaboradores nesta organização é de 200 pessoas, e a NR-24 exige um espaço de 1,30 m² por colaborador para o “Vestiário”, a área total mínima do vestiário deve ser de 1,30 * 200 = 260 m² (metros quadrados).

 

 

Exemplo (2): Repetir o mesmo dimensionamento anterior para um “Vestiário” de uma empresa com 800 colaboradores.

NCOLABORADORES = 800 > 750 (Referência: NR-24)

Área por Colaborador = 0,75 m²/Colaborador

Analogamente: a área total mínima do “Vestiário” deve ser 0,75*800 = 600 m² (metros quadrados).

 

 

A NR-24 também apresenta os requisitos dos mobiliários que devem ser previstos nas áreas ocupadas como “Vestiários”, de modo a garantir condições adequadas para a guarda de itens, sejam os mesmos destinados ao uso pessoal ou laboral. Desta forma, é recomendável que os espaços sejam providos de “Armários”.

É comum que os “Armários de Vestiários” sejam chamados de “Armários tipo Roupeiro” ou simplesmente “Roupeiros”. De acordo com a NR-24, os nichos oferecidos pelos armários são espaços “individuais” e os roupeiros podem ser simples e/ou duplos, e sempre munidos de sistema de trancamento.

A norma permite que diferentes usuários realizem o uso rotativo do mesmo roupeiro, exceto em casos onde os colaboradores mantenham no interior do nicho EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e vestimentas expostas a material infectante, irritante, tóxico ou que provoque sujidades.

Em situações de exposição e manipulação de materiais com características citadas anteriormente ou em contextos onde exista a deposição de material particulado capaz de impregnar na pele do colaborador, a NR-24 indica que os roupeiros disponham de nichos compartimentados em dois ou que o espaço de uso individual seja constituído por dois armários simples.

Para melhor compreensão das exigências da NR-24 acerca dos mobiliários, as dimensões mínimas internas para os armários descritos no presente conteúdo são apresentados nos esquemas abaixo.

  1. Armário Roupeiro com 02 Nichos, sendo um destinado para a roupa de trabalho e o outro para a roupa comum.

Modulação 1

Nicho Superior

Altura: 0,80 m
Largura: 0,30 m
Profundidade: 0,40 m

Nicho Inferior
Altura: 0,40 m
Largura: 0,30 m
Profundidade: 0,40 m

2 Nichos

Altura: 0,80 m
Largura: 0,25 m

Profundidade: 0,40 m

  1. Armário Roupeiro Simples

Altura: 0,80 m
Largura: 0,30 m

Profundidade: 0,40 m

Os “Armários tipo Roupeiro” da ISMA possuem laudos de certificação emitidos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) no que tange a adequação dimensional do produto, garantindo adequação sanitária, segurança patrimonial e atendimento jurídico aos nossos clientes, proporcionando também uma melhor experiência de utilização para usuário final.

Finalmente, a NR-24 preconiza que os vestiários devem possuir bancos e/ou mobiliários para a finalidade de assento, constituídos em material impermeável, lavável e durável, em número compatível com o de trabalhadores. Para saber como a ISMA pode lhe auxiliar a atender mais esse requisito, consulte a linha de “Bancos para Vestiários” em nossos catálogos e vivencie a possibilidade de uma solução “turn-key”, com produtos resistentes, duráveis e em conformidade todas as exigências normativas.

Antes de projetar, reformar ou mesmo construir um vestiário, consulte um profissional especializado na área, e no caso de qualquer necessidade de esclarecimentos sobre os mobiliários destes ambientes (armários roupeiros ou bancos de vestiários), consulte a ISMA!

Caso você tenha alguma dúvida, fale com a ISMA, uma empresa brasileira e que possui 50 anos de experiência na concepção e fabricação de Móveis de Aço, sempre disposta e disponível para auxiliá-lo através de um dos nossos canais de atendimento.

Conte conosco!

50 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento