O procedimento de Inspeção em Sistemas de Armazenagem por profissionais especializados é fundamental para aferir os níveis de segurança e para proposição de ações preventivas, corretivas ou de manutenção, caso necessárias.
Segundo a determinação das normas técnicas atualmente vigentes, é necessária a realização de inspeções por profissionais habilitados.
A ISMA, com seu know-how de mais de 50 anos como fabricante, possui uma equipe especializada e dedicada exclusivamente aos serviços de Inspeção de Sistema de Armazenagem (ISA).
Pioneira em Inspeções de Sistemas de Armazenagem no Brasil, composta por corpo técnico graduado e registrado no CREA, experiente e perita em sistemas de armazenagem, realiza há décadas inspeções com excelência, idoneidade e profissionalismo, em estruturas de qualquer fabricante.
Mas, você sabia que este serviço envolve várias etapas, desde a visita técnica até a entrega dos laudos? E que, para manter o sistema certificado, após um ano da visita técnica presencial, é essencial realizar uma nova inspeção para recertificação?
Etapas do trabalho
- VISITA TÉCNICA
Após o fechamento do pedido, os técnicos vão até o local realizar a visita técnica para avaliação dos seguintes pontos:
- Verificação simplificada da área inspecionada e implantação do Sistema de Armazenagem, contemplando a avaliação de corredores operacionais, pé-direito disponível e possíveis pontos de interferências entre o produto e a edificação;
- Verificação dimensional dos elementos estruturais que compõem o Sistema de Armazenagem;
- Verificação dimensional do posicionamento dos elementos estruturais (níveis de carga, treliçamento dos cavaletes e demais acessórios);
- Análise visual do Sistema de Armazenagem, com ênfase na verificação de patologias;
- Avaliação visual do piso de concreto da área de instalação;
- Verificação luminotécnica (luminosidade) da área em geral;
- Avaliação visual da infraestrutura civil e da limpeza da área;
- Registro fotográfico da área em geral e de particularidades e avarias encontradas;
- Elaboração da documentação e cálculos comprobatórios acerca dos serviços realizados;
- Validação da substituição das peças, através do ISA CONNECT, para emissão de ART sem ressalvas, se solicitado.
- DESENVOLVIMENTO DO PCSA
Após a coleta das informações da visita, todos os dados são analisados e os documentos e cálculos são elaborados.
- Projeto PCSA – “as built”;
- Mapa de Patologias
Os dados coletados são transformados em um layout atualizado, apresentando todas as características do produto e do complexo logístico do cliente, subdividido por área de ação, propiciando ao mesmo a possibilidade do desenvolvimento de estudos sistêmicos sobre a área.
O projeto apresenta também pontos de potenciais melhorias dos Porta-Paletes seletivos existentes, oriundos de inadequações relativas à natural evolução das normas técnicas ou ocasionados pelo uso do produto.
Caso sejam constatadas impropriedades, o projeto também apresentará o método corretivo que deve ser empregado pelo cliente, para que os níveis de segurança aceitáveis pelas normas técnicas atualizadas sejam restabelecidos.
- EMISSÃO DOS DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Ao cliente serão remetidos arquivos digitais através do aplicativo ISA CONNECT de TODOS os documentos emitidos quando do desenvolvimento dos serviços.
- Laudo;
- Modelagem Computacional;
- Memoriais de Cálculo;
- Placas de Identificação de Carga;
- Databook para procedimento de inspeções internas (executadas pelo usuário) conforme prerrogativas da EN 15635:2008 – item 9.4.2.2. – Inspeções Visuais.
Todos dos documentos contemplam as informações conclusivas sobre os preceitos apresentados no PROJETO PCSA.
- ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) – Emitida após a conclusão de todas as atividades pertinentes ao trabalho (regularização e manutenção da área).
DOCUMENTOS INCLUSOS |
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✔ Relatório Simplificado de Patologias | Quantitativo de elementos avariados e seus níveis de risco no encerramento da inspeção em campo. |
✔ Relatório de Inspeção | Relatório sobre as condições gerais da área e do sistema de armazenagem. |
✔ Projeto “As Built” | Projeto da área e do sistema de armazenagem atualmente instalado e em uso. |
✔ Mapa de Patologias | Mapeamento dos elementos avariados e seus níveis de risco. |
✔ Relatório de capacidade de carga | Atualização da Capacidade de armazenamento da estrutura conforme a montagem atual. |
✔ Certificado de Inspeção | Certificado que contempla que a área passou por inspeção e teve documentação emitida. |
✔ Placas de Identificação | Atualização e identificação da capacidade de armazenamento do sistema de armazenagem. |
✔ ART | Anotação de Responsabilidade Técnica – emitida junto ao CREA. |
✔ Databook Digital | Complemento para que o cliente proceda com as inspeções internas conforme prerrogativas da EN 15635 – item 9.4.2.2. – Inspeções Visuais. |
✔ Relatório de desaprumo (verticalidade) | Levantamento de pontos de desaprumo com a direção, tolerância máxima permitida e tolerância encontrada. |
✔ Mapeamento de pontos de desaprumo (verticalidade) | Projeto com alocação dos pontos de desaprumo coletados. |
✔ Declaração de autoria | Certificação de que toda e qualquer informação encontrada no package técnico são originais e fundamentadas de acordo com a atual condição do sistema de armazenagem evidenciado in loco. |
✔ Relatório complementar | Relatório sobre as condições gerais, da área e do Sistema de armazenagem, não constados no item “inspeção” da EN 15635:2008. |
A capacidade dos conjuntos de sistemas de armazenagem será informada no PROJETO PCSA e nas placas de identificação de carga, que serão fornecidas como parte integrante do trabalho.
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