O trabalho em armazéns exige o uso de estruturas que sejam seguras e que atendam todas as necessidades da empresa. Mas você sabia que o uso de uma boa empilhadeira é tão importante quanto?
Em sistemas de armazenagem uma boa empilhadeira possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação. Favorece ainda a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.
Porém, diante das muitas empilhadeiras disponíveis, é comum que a empresa tenha dúvidas na escolha do modelo que mais se adequa às necessidades.
Essa é também a sua dúvida? Então confira a importância das empilhadeiras para sistemas de armazenagem, assim como algumas dicas para que você faça a escolha da empilhadeira ideal para sua empresa.
Empilhadeiras: essenciais para a logística das empresas
Em conjunto com os sistemas de armazenagem, as empilhadeiras são reconhecidas como um dos equipamentos de maior importância na logística de toda empresa que possui um estoque, independente de qual for seu segmento de atuação.
Nestes locais, a operação com empilhadeiras otimiza a utilização da mão de obra, reduz a relação dos custos homem/hora e economiza tempo, principalmente nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.
Assim, o uso de uma empilhadeira nos sistemas de armazenagem possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, favorecendo a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.
Qual empilhadeira escolher para sua operação?
Com o avanço da tecnologia e mecanização, há uma infinidade de modelos de empilhadeira disponíveis no mercado especializado, com características e preços bastante variados.
As muitas possibilidades naturalmente costumam gerar muitas dúvidas no momento da aquisição deste equipamento. Por essa razão, na hora de escolher a empilhadeira, há alguns fatores que devem ser considerados:
- Em que local a empilhadeira irá trabalhar?
Aqui é importante analisar se a empilhadeira vai transitar apenas dentro do galpão – em lugar fechado, se irá operar em ambiente externo ou ambos.
- O que ela irá carregar?
Neste fator é importante verificar a capacidade de carga máxima que a empilhadeira terá que carregar, escolhendo assim aquele modelo que seja mais adequado. Isso evita desgastes do equipamento, além de garantir a segurança do operador e da operação.
Importante também saber se dentre todos os itens que serão transportados pela empilhadeira há algum combustível.
- Considere o preço total e não apenas o preço de compra
Ao avaliar os orçamentos, pense no preço total da operação da empilhadeira. Assim, além do valor de compra, considere o valor das manutenções necessárias, do consumo de combustível/baterias e a disponibilidade de assistência técnica. Assim, conseguirá analisar qual o melhor custo x benefício para a sua empresa.
- Considere a segurança e ergonomia do operador
Verifique os quesitos de segurança de cada modelo analisado, assim como a ergonomia que cada um deles apresenta, a fim de que o operador possa executar seu trabalho com a maior segurança possível para toda a equipe.
Nunca se esqueça da relação da empilhadeira e dos sistemas de armazenagem
Além das dicas já citadas, é importante que você busque o máximo alinhamento entre a empilhadeira a ser escolhida e os sistemas de armazenagem.
Assim, para melhorar os processos operacionais da empresa e para que os resultados sejam atingidos, as empilhadeiras e os sistemas de armazenagem devem estar alinhados de acordo com o fluxo e necessidade de sua operação.
Independente das aquisições serem feitas juntas ou em momentos separados, a atenção aos itens abaixo poderá te ajudar a economizar e não ter erro no momento da aquisição:
- Carga máxima do palete (considerando os produtos que pretende armazenar e também a capacidade do palete que será adquirido e/ou com o qual já trabalha);
- Pé direito da área, altura do porta paletes (ou outro sistema de armazenagem) e capacidade de elevação do garfo da empilhadeira – lembrando que quanto maior a elevação, menos carga a empilhadeira suporta;
- Corredor previsto ou existente entre os sistemas de armazenagem, pois cada modelo de empilhadeira necessita de um corredor mínimo operacional bem como espaço mínimo para o giro;
- Se a empilhadeira precisará operar dentro da estrutura ou tem alguma exigência especial, como por exemplo uso de drive in para armazenagem;
- Se a altura do mastro da empilhadeira é compatível com a altura de possíveis obstáculos aéreos (ex. vigas, arcos de porta etc)
Com essas dicas, você terá a empilhadeira ideal para suas necessidades. Mas se você ainda tiver dúvidas, te convidamos a conversar com a equipe de consultores da ISMA. Eles podem te auxiliar a fazer o melhor investimento!
Para saber mais sobre sistemas de armazenagem convidamos você a conferir nossos artigos no Blog da ISMA.