O setor logístico conta com vários processos para organizar as atividades diárias e reduzir os riscos de atrasos ou acidentes nas operações. Um dos processos mais eficientes para isso é a paletização, pois, além de proporcionar melhor aproveitamento de espaço, facilita a movimentação das mercadorias.
No entanto, para alcançar essa condição, é necessário que todas as etapas de serviços sejam realizadas de modo alinhado. Por esse motivo, elaboramos um artigo para detalhar como esse método funciona e os benefícios dele para as empresas do setor.
Qual é a função da paletização no setor logístico?
A paletização define o ato de estocar de modo organizado diferentes tipos de produtos em paletes. Para que a armazenagem seja eficiente, são utilizadas técnicas específicas com o objetivo de facilitar o manuseio e a movimentação dos itens.
Com esse entendimento, é preciso destacar que os paletes podem ser produzidos com materiais como madeira, plástico ou metal. Este último material é o mais resistente, permitindo que produtos de maior peso sejam transportados sem risco de quebra.
Na paletização, a mercadoria é acomodada em cima do palete, e o mesmo funciona como uma base para sustentação dos itens, de modo a permitir que os equipamentos de transporte (empilhadeiras, paleteiras, etc.) possam mover um lote de carga de uma só vez.
Quais fatores devem ser avaliados no processo de paletização?
A paletização tem como principal objetivo proteger as mercadorias em um centro de distribuição, estoque ou galpão de armazenagem, desde o momento em que são acondicionadas comumente em sistemas de armazenagem, como estruturas Porta-Paletes até o envio para o cliente final.
Com esse entendimento, vale acrescentar que a eficiência do processo está diretamente ligada ao tipo de palete usado e isso não diz respeito apenas ao tipo de material. Sendo assim, outros fatores devem ser avaliados, entre eles:
- os tipos de sistemas de armazenagem que compõem o armazém;
- o equipamento de movimentação;
- o tipo de produto que será estocado;
- os fornecedores da empresa.
Qual o tipo de palete mais utilizado atualmente?
Atualmente, o palete de madeira é o mais utilizado na maioria das empresas, nas medidas de 1,00 x 1,20m, chamado palete PBR.
Existem inúmeros fabricantes de paletes PBR no mercado, e por sua vez uma grande variedade de qualidade do mesmo.
Para que operações como movimentação e armazenagem sejam seguras, é indicado um cuidado na aquisição dos paletes.
Isso porque uma qualidade inferior pode resultar na quebra da estrutura, e ocasionar um acidente de menor ou maior gravidade, assim como perda da mercadoria armazenada.
Quando não foi possível identificar a qualidade do palete adquirido, ou ele vier diretamente do fornecedor, indicamos o uso de acessórios nas estruturas Porta-Paletes para garantir um apoio extra.
Existem opções como transversinas ou plano H, acessórios que também podem ser utilizados para a armazenagem de paletes de diferentes tamanhos.
Quais são os principais benefícios do sistema Porta-Paletes?
Antes de detalhar os pontos positivos desse sistema de armazenagem, é importante ressaltar que ele também é conhecido por outros nomes: porta pallets, pallet rack, pallet racking, estantes para pallet ou prateleiras para palete.
Independentemente do nome empregado, é uma estrutura projetada para otimizar espaços por intermédio da verticalização da armazenagem de paletes.
Outro ponto de esclarecimento importante é ressaltar que se trata de um produto construído com elementos que se conectam entre si por meio de ligações encaixadas ou parafusadas.
Portanto, além de segurança e resistência, o Porta-Paletes destaca-se por oferecer adaptações para o atendimento de diferentes aplicações.
A seguir, vamos elencar os principais benefícios da paletização no setor logístico. Acompanhe!
Conservação de mercadorias perecíveis
O processo feito de modo correto proporciona drenagem e circulação para os produtos, principalmente para estabelecimentos que atuam com itens perecíveis.
Distribuição mais rápida
Com o processo de paletização, os paletes são movidos com maior agilidade, se comparado ao picking. Com a redução de mão de obra, o tempo de entrega consequentemente será mais rápido.
Estruturas econômicas
Os paletes de madeira utilizados na paletização são relativamente leves e ocupam pouco espaço, sem contar que são facilmente movidos e armazenados de forma eficiente quando é necessário mudá-los de lugar.
A economia no investimento também é importante, pois os paletes, quando bem conservados, possuem ampla vida útil e podem ser reutilizados por inúmeras vezes.
Facilidade na movimentação de produtos
A paletização proporciona um manuseio facilitado das mercadorias, pois o transporte de alguns tipos de paletes não requer equipamento especializado.
Por outro lado, dependendo do volume estocado, são usadas empilhadeiras e paleteiras para realizar o serviço. Vale lembrar que esses equipamentos são essenciais para evitar acidentes e avarias nos itens armazenados.
Otimiza inventários e controle de estoque
Seguindo o modelo de armazenagem em paletes, fica mais fácil visualizar e identificar a quantidade de produtos.
Na ISMA você encontra o que há de mais moderno em termos de verticalização de armazenagem. Com 52 anos de know how, é especialista na fabricação, montagem e inspeção de estruturas Porta-Paletes e demais sistemas de armazenagem.
Veja as opções de produtos do nosso site e solicite um orçamento. Nossa equipe está à disposição para atender às suas necessidades e esclarecer dúvidas sobre os sistemas de armazenagem.