Em março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou estado de pandemia a nível mundial. Tal fato acarretou na adoção de quarentena em muitos países, fazendo com que muitos negócios precisassem se adequar, tendo no setor logístico um dos mais afetados, tanto do lado negativo, como positivo.
Com a necessidade de reclusão, muitas pessoas passaram a trabalhar e estudar dentro de casa, tendo os hábitos de consumo e comportamento alterados, e promovendo maneiras diferentes de manter a indústria e o comércio em movimento, com ambos os setores dependendo de um setor logístico muito forte.
Neste cenário, as pessoas efetivamente têm consumido mais através do e-commerce. Com isso, temos visto mudanças positivas do consumo mundial, com grande dependência da logística.
Números da pandemia: grande crescimento do e-commerce mundial!
Com a pandemia do novo coronavírus Covid-19, o mundo moderno viveu uma das maiores crises da história, que atingiu a economia em todos os continentes.
Muitos serviços ficaram, por muito tempo, paralisados, e outros precisaram suspender ou reduzir drasticamente as atividades. Entretanto, alguns negócios atuaram de forma estratégica para evitar um colapso da economia mundial, bem como ajudaram a manter em atividade serviços essenciais. Este é, justamente, o caso do setor logístico.
Responsável por integrar diversas cadeias de abastecimento, o setor logístico é peça fundamental para enfrentar realidades extremas em meio à crise. De um lado, houve redução na demanda em alguns setores (como automotivo e de eletrônicos).
Já por outro lado, houve uma alta demanda em segmentos específicos (como alimentício e de medicamentos), fato que tem provocado aumento no volume de operações.
Assim, em números, podemos dizer que as medidas decorrentes da pandemia representam:
- 1% de aumento no setor de e-commerce, como um todo;
- Mais de 135% de crescimento das vendas de eletroeletrônicos;
- 95% de crescimento das vendas do setor de moda;
- 40% de crescimento das vendas do setor de cosméticos.
Além destes números, a pandemia também contabilizou milhares de novos usuários nos principais e-commerce do país e aumentou consideravelmente o faturamento.
Assim, a quantidade dos pedidos feitos no período aumentou durante a pandemia, apesar do ticket médio ter diminuído, e estima-se que o e-commerce tenha ganhado alguns milhões de novos clientes, que devem manter essa modalidade de consumo mesmo após a crise.
Tal fato obrigou o setor logístico a se movimentar e se adequar a essa nova realidade.
Temos um novo perfil de consumidor e o setor logístico precisou se adequar
Os esforços conjuntos da cadeia de serviços essenciais possibilitaram que pessoas possam receber produtos e alimentos na comodidade do lar e, portanto, em maior segurança. Os fatores envolvidos para que isso aconteça são variados e os setores essenciais têm feito a lição de casa.
Com a pandemia e mesmo agora na pós-pandemia, houve uma readequação na política das empresas, além de uma maior conscientização e preparação de funcionários que estão atuando nessas áreas, para garantir a segurança de colaboradores e consumidores.
E, para que tudo funcione corretamente, o setor logístico é protagonista. A logística permite que o país continue funcionando, sendo a responsável pelo fluxo de mercadorias que irá abastecer os consumidores finais.
Diante dessa importância, o setor de galpões logísticos, onde as empresas armazenam os produtos e realizam todo o processo de separação, conferência e distribuição, precisam elevar a capacidade e a eficiência.
Esse crescimento nas compras online acarreta uma maior necessidade por um processo logístico eficiente e um sistema de armazenagem que atenda a demanda do mercado. Por isso, vários operadores logísticos e empresas de e-commerce investiram em porta paletes e estruturas similares.
Os cuidados com o transporte e armazenagem de produtos mediante a forma de disseminação do coronavírus também mereceram atenção. Este tipo de vírus, que facilmente se propaga entre os humanos, dificultou as relações, exigindo cuidados ao se transportar e receber produtos.
Tal fato influencia diretamente na logística como um todo, acarretando em diferentes estratégias para que a saúde dos colaboradores envolvidos seja preservada e também os prazos estabelecidos sejam cumpridos.
Assim, para garantir o crescimento da empresa, associada ao setor logístico de uma forma mais segura e eficiente, conte sempre com o padrão de qualidade da ISMA. Com o apoio da ISMA você investirá em um sistema de armazenagem seguro e de alto padrão, permitindo que sua operação logística seja mais eficiente!
Para entender mais sobre o setor logístico, convidamos você a conferir nossos artigos no blog da Isma.