Em 2017, a ISMA forneceu para um supermercado de Valinhos – SP, um conjunto de porta paletes seletivo, contendo 18 módulos (17 A e 1 T), com capacidade de armazenagem de 46 paletes de 1250 kgf. Na ocasião, o supermercado adquiriu uma solução de sistema de armazenagem bastante convencional, visto que a referida empresa estava somente iniciando suas operações. A solução preliminar consumiu 5350 kgf de aço beneficiado pela ISMA.
A obra foi executada pela própria Equipe de Montagem da ISMA, que levou apenas 01 (um) dia para realizar todo o processo e entregar o porta paletes seletivo apto ao funcionamento para o cliente.
Em 2019, o cliente consultou a ISMA com a intenção de otimizar a infraestrutura do seu estoque, haja visto que a solução existente não comportava mais o volume de material que a unidade desejava armazenar. Quando os consultores da ISMA visitaram o local para propor uma solução, constataram que tanto o porta paletes seletivo, quanto os corredores operacionais, encontravam-se integralmente ocupados pelos produtos armazenados.
Cenários deste tipo são extremamente comuns em clientes que experimentam crescimentos em seus negócios. Desta forma, a ISMA desenvolveu uma solução baseada nos seus quase 50 anos de know-how técnico, que possibilitou não só o aumento da capacidade de armazenagem, mas um melhor aproveitamento da área física do estoque.
Os conjuntos existentes de porta paletes seletivo foram reaproveitados e remodelados conforme nova necessidade do cliente, compondo os flancos laterais do layout. Adicionalmente, foram executados dois pisos intermediários entre os conjuntos, em MADWALL, sendo o primeiro sustentado por um mezanino independente e o segundo por um porta paletes novo, apoiado sobre o mezanino.
Os pisos intermediários foram projetados para 1000 kgf por m² e trânsito leve de equipamentos de movimentação, enquanto os porta paletes seletivos foram reavaliados para atender às novas condições de uso, com sobrecarga operacional variável (de 2500, 1500 e 800 kgf). O acesso aos diferentes níveis operacionais se dá mediante escada e existem trechos de guarda corpos removíveis, que possibilita o abastecimento dos pavimentos em pontos preestabelecidos pelo cliente.
A proposta aumentou a capacidade de armazenagem para 450 posições (aproximadamente), impondo um crescimento de quase 85% em armazenagem, além de proporcionar um aumento de área útil de 145+110=255 m² para o cliente, como a área inicial era de 230 m², a área útil mais do que dobrou.
O produto consumiu um total de 18 toneladas de aço e a montagem se deu por responsabilidade do cliente. Desta forma, a solução oferece um melhor aproveitamento da área e da altura do espaço destinado ao estoque do cliente.
A ISMA desenvolveu o projeto pensando em todos os detalhes, em termos de compatibilização arquitetônica, acabamento e acessibilidade. Bons exemplos desta prática são as escadas paralelas entre si, para possibilitar o acesso a ambos os níveis – sem o consumo excessivo de espaço, os guarda-corpos em regiões de potencial risco de queda de usuários, as tipologias de recorte sugeridas para as placas de MADWALL – de modo que inexistam frestas excessivas e as rampas de acesso em chapa xadrez, criadas como meio de interação entre os diferentes níveis da edificação e o sistema de armazenagem.