Em várias empresas, o armazém é, cada vez mais, um ambiente responsável por organizar os estoques de forma inteligente, visando a redução de custos e a otimização das operações. Exatamente por isso, a armazenagem estratégica torna-se imprescindível.
A armazenagem estratégica permite um gerenciamento logístico que se apoia em ferramentas e métodos que otimizem as operações, permitindo a conquista de importantes benefícios que envolvem o sistema logístico.
Dessa forma, convidamos você a entender as funções básicas da armazenagem estratégica, assim como os principais benefícios deste tipo de gerenciamento de sistemas logísticos.
Como a armazenagem estratégica deve ser realizada?
O processo de armazenagem se baseia em 5 funções básicas:
- Recebimento do produto ou material;
- Movimentação do produto ou material;
- Estocagem do produto ou material;
- Separação (por categoria, cor e afins);
- Expedição das mercadorias.
Para cada etapa do processo logístico, existem métodos, técnicas e ferramentas que facilitam as operações e possibilitam resultados que garantam um bom serviço final e lucratividade, ou seja, exigem uma armazenagem estratégica.
Sendo assim, a armazenagem estratégica consiste na adoção de ações de gerenciamento que visam otimizar processos logísticos. Este tipo de armazenagem parte de ações integradas de gestão, e tem por principal finalidade agilizar os processos e resultar em aumento na qualidade dos serviços.
Tendo como base as funções básicas, o processo de armazenagem estratégica pode ser profissionalizado com a adoção de algumas tecnologias e operações.
Logo na primeira etapa, (recebimento de cargas), os profissionais da área são equipados com sistemas de leitura e gestão, que permitem a verificação e validade do pedido, ou ainda a percepção e localização imediata de inconsistências nos produtos e matérias recebidos.
Na segunda fase (das movimentações), são adotados equipamentos de transporte capazes de contribuir com os deslocamentos dentro do armazém ou centro de distribuição. São também adotados processos automáticos de endereçamento e localização dos produtos.
Já a estocagem das mercadorias deve se realizar nos melhores locais e de acordo com as necessidades de movimentação, ou seja, produtos de grande demanda devem receber prioridade para facilitar e agilizar processos. Da mesma forma, produtos frágeis devem ser alocados de modo a minimizar as possibilidades de queda ou impacto.
O “picking” (separação de pedidos), é uma operação que, assim como a estocagem, requer o máximo cuidado dos envolvidos. O manuseio apropriado dos produtos evita a ocorrência de danos, garantindo que suas características originais sejam mantidas.
Na última etapa (distribuição), uma possibilidade de trabalho em locais onde há estoque é a utilização de leitores de código de barras e a implantação de um eficiente sistema de gestão direcionado exclusivamente a esta operação.
No caso da distribuição, os leitores facilitam a contagem e organização dos materiais, e o sistema gestor possibilita a visualização do todo, proporcionando melhores condições de trabalho no momento do carregamento dos veículos distribuidores.
4 benefícios da implantação da armazenagem estratégica
Por meio da adoção de processos automatizados, a armazenagem estratégica apresenta grandes e importantes benefícios às empresas, dentre os quais, vale destacar:
1. Otimização dos processos
Por meio da otimização dos processos, haverá uma natural diminuição das chances de retrabalho, o que poupa tempo de produção e consequentemente, dinheiro.
2. Redução de custos
Quando há um eficaz controle dos estoques, a empresa consegue evitar perdas de materiais e produtos, além das chances de envio errado de um produto. Isso gera aproveitamento total do dinheiro investido em cada fase, contribuindo para a diminuição dos gastos que não trazem lucratividade.
3. Agilidade no atendimento
Com as etapas muito bem gerenciadas é muito mais fácil verificar a localização de cada material, o que facilita (e muito) a vida dos atendentes. Na comunicação com o cliente, seja esta realizada por telefone, e-mail ou outro canal, é importante estar atento ao tempo de espera sobre resposta, que, quando muito alto, pode contribuir para a quebra do contrato de prestação de serviço.
4. Diminuição de perdas de produtos
A perda de produtos pode ser evitada através do acompanhamento do produto em todas as suas etapas. Por meio da armazenagem estratégica, é possível realizar medições em tempo real, além de definir melhores acomodações e estratégias de movimentação, premeditando possíveis acidentes.
Diante desses benefícios, é facilmente perceptível entender que a armazenagem estratégica traz inúmeras vantagens à empresa, e para tornar cada uma das operações possíveis, a Isma tem a responsabilidade de produzir sistemas de armazenagem com eficiência e segurança, sempre dentro das necessidades de seus clientes, há mais de 50 anos.
Acompanhe o blog da Isma e fique sempre bem informado sobre as inovações relacionadas aos sistemas de armazenagem.