Qual a importancia do chumbamento dos Porta-Paletes ao piso

Qual a importância do chumbamento dos Porta-Paletes ao piso?

O chumbamento no processo de montagem dos Porta-Paletes, também conhecido como ancoragem, nada mais é do que a fixação da estrutura ao piso, através de chumbadores sejam eles mecânicos ou químicos.

Este processo é um fator muito importante na segurança do Porta-Paletes ou qualquer outro sistema de armazenagem, principalmente quando se trata de uma estrutura mais alta e/ou com mais níveis de armazenagem, sendo também um complemento importante na estabilidade do conjunto evitando riscos com a movimentação da estrutura em seu uso no dia-a-dia.

Importante ressaltar que para as estruturas Porta-Paletes por exemplo, a norma NBR 15524 aborda detalhes importantes de como deve ser o chumbador e o processo de fixação, bem como informações sobre nivelamento da estrutura ao piso, e não recomenda em hipótese alguma que esta fixação não seja feita.

Embora as empresas responsáveis tenham treinamentos e regras rígidas de segurança no galpão, principalmente acerca do uso de empilhadeiras (que são equipamentos de movimentação que pesam várias toneladas), no dia-a-dia nunca é possível prever quando é possível ocorrer um choque da empilhadeira com a estrutura. Basta procurar na internet e facilmente localizamos diversos vídeos de acidentes evolvendo empilhadeiras e Porta-Paletes. Se este choque da empilhadeira ocorrer em um Porta-Paletes não fixado, as chances são enormes de queda de todas as estruturas (o que chamamos de efeito dominó), danificando os produtos armazenados e infelizmente causando acidentes gravíssimos e até possível morte se houver pessoas no local.

É preciso ter em mente que a implantação de um sistema Porta-Paletes ou similares é comparada a uma obra civil, sendo necessário todos os cuidados relacionados à segurança, desde a contratação de uma empresa com know-how e credibilidade, que siga às riscas as normas vigentes e que além de emitir ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e demais documentos acerca da qualidade do produto e instalação, que sua empresa como contratante e usuária do sistema, é corresponsável por qualquer eventualidade que possa ocorrer futuramente, e permitir que a empresa contratada siga à risca as indicações da norma e de todos os quesitos de segurança também é sua responsabilidade.

Assim se por ventura o usuário não autorizar a montagem corretamente, com as devidas fixações e ancoragem dos Porta-Paletes no piso (que pode ocorrer por motivos diversos, desde o galpão ser alugado ou mesmo questões estéticas), ele assume toda e qualquer responsabilidade sobre qualquer ocorrência futura que seja em decorrência da não fixação do mesmo.

Por isso, ao implantar um projeto de armazenagem em sua empresa ou executar uma simples relocação (composta de desmontagem e montagem de Porta-Paletes ou estruturas similares), é importante levar em consideração o profissionalismo da empresa contratada, mas também entender como funciona este processo e sua participação e corresponsabilidade.

A equipe da ISMA é especializada na fabricação e montagem de Porta-Paletes e demais sistemas de armazenagem, possui know-how de mais de 50 anos seguindo todas as diretrizes da norma 15524 para que a solução seja implantada com a maior segurança possível. Confie em quem é especialista!

Inspeções preventivas