Uma das técnicas mais importantes nos setores da construção civil e indústria é a galvanização. Essa aplicação do acabamento galvanizado é responsável por conceder mais durabilidade em materiais metálicos – principalmente em ferro e aço – contribuindo para evitar a corrosão das estruturas.
Desse modo, é importante compreender em quais situações o procedimento deve ser empregado. Por esse motivo, reunimos informações que irão esclarecer os questionamentos sobre o assunto, saiba mais no artigo a seguir!
O que é acabamento galvanizado e para que serve?
O acabamento galvanizado é o resultado do processo de galvanização, uma técnica
que consiste em revestir o material com uma camada especial de zinco, impedindo seu contato com o ambiente. É comumente empregada nas estruturas em aço, com objetivo de protegê-la, evitar a corrosão e aumentar sua durabilidade, principalmente em situações específicas onde a proteção da pintura convencional tenha menos eficiência.
Este tratamento é ideal para materiais que ficam expostos às intempéries climáticas, como vento, chuva e sol, ou que serão alocados em locais com umidade, por exemplo Porta-Paletes para uso em câmaras frias.
Qual o tipo de galvanização utilizado em sistemas de armazenagem?
O acabamento galvanizado pode ser feito por meio de diferentes métodos, de acordo com o tipo de proteção necessária e o material que irá proteger. Dentre eles citamos a galvanização eletrolítica (também chamada de galvanoplastia), a galvanização por imersão quente, a galvanização à frio e a galvanização por aspersão térmica.
Quando falamos de sistemas de armazenagem especificamente, a galvanização adotada é a galvanização por imersão quente. Este tipo de galvanização é indicado para produtos que necessitam de maior proteção anticorrosiva.
Outro nome dado ao processo é galvanização a fogo, por ser feita a partir da imersão da peça em um banho de zinco fundido, podendo ser repetida. As estruturas recomendadas são: carrocerias de veículos, tubulações industriais, peças para eletrificação, sinalização e defensas de rodovias, sinalização urbana e sistemas de armazenagem em aplicações específicas.
Por que galvanizar uma estrutura metálica?
Em primeiro lugar, o acabamento galvanizado é efetuado para proteger as estruturas metálicas de ambientes ou situações mais agressivas. Por isso, ao utilizar a técnica, os fabricantes estão concedendo maior qualidade ao produto, garantindo ainda, a segurança de construções, máquinas e seres humanos.
Vale lembrar que a norma que especifica o método de galvanização por imersão a quente é a NBR 6323, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No conteúdo estão especificados os critérios de espessura e peso do revestimento, avaliando o nível de agressividade do ambiente ao qual o material será exposto.
Portanto, ao cumprir as especificações técnicas, uma peça ou material com acabamento galvanizado se destaca por obedecer a um padrão mais alto de qualidade.
Continua com dúvidas? Nossos especialistas podem te esclarecer sobre o custo x benefício de um Porta-Paletes ou outro sistemas de armazenagem galvanizado, e quando este tratamento é indicado.
Acesse nosso site e conheça mais sobre nossas soluções. Do projeto à montagem, conte com a ISMA!