orçamento

Curva ABC aplicada ao setor logístico

curva abc setor logistico

A Curva ABC é uma metodologia mais eficiente para aplicação no setor logístico, já que tem como princípio de trabalho a otimização e controle do estoque de itens de alto valor agregado. 

Sendo assim, para que a eficiência e segurança das mercadorias seja bem-feita, são necessários alguns ajustes específicos.

No entanto, é preciso destacar que apesar de utilizar o princípio da prioridade dos produtos com custo mais alto, é possível utilizar o método com eficiência, em pequenos, médios e grandes negócios. 

Por entendermos a importância da aplicação, vamos elencar em quais situações o uso é mais adequado. Continue a leitura e saiba como implementar na sua empresa.

 

O que é Curva ABC?

O que é Curva ABC?

Inicialmente é preciso esclarecer que a análise da Curva ABC é uma técnica de gerenciamento de estoque que determina o valor dos itens armazenados, com base na importância financeira para o negócio. 

Desse modo, a metodologia desenvolvida classifica os itens sob demanda, dados de custos e risco, entre outros procedimentos.

Além disso, o modelo de gestão contribui para que líderes de negócios tenham uma visão mais macro dos processos e fiquem alerta sobre quais produtos ou serviços são mais críticos para o sucesso da organização.

Vale destacar que a metodologia é baseada no Princípio de Pareto, uma regra que defende que a maioria dos resultados vem de apenas 20% dos esforços ou causas em qualquer sistema. 

Com base na regra 80/20 de Pareto, a curva ABC identifica que 20% das mercadorias entregam o mesmo ou mais resultado do que os 80% dos produtos restantes, em termos de valor.

Portanto, Curva ABC, Classificação ABC ou Teorema de Pareto são termos utilizados para empregar a técnica de estoques que precisa ser classificada entre produtos com alto e menor custo. 

Na avaliação de alguns especialistas, muitos empreendedores ainda não utilizam a metodologia e usam somente o feeling como base na compra de mercadorias. O resultado são mercadorias estagnadas e aumento dos prejuízos.

 

Como a curva ABC é aplicada no setor logístico?

Como a curva ABC é aplicada no setor logístico?

A princípio, é preciso destacar que o objetivo específico de qualquer organização é aumentar a lucratividade, e isso só será possível se houver um aumento na receita ou redução de custo. 

A melhor forma de começar essa mudança é no estoque, pois, por meio dele é que o gestor pode monitorar a entrada e saída de mercadorias e, ainda, o que vende e não tem saída.

Com esse entendimento, as atividades logísticas são voltadas para a criação de valor em todas as entidades envolvidas no processo, fornecendo a quantidade certa de material, no momento, lugar e preço certo.

Dessa maneira, para realizar o nível de serviço exigido ao cliente com o menor custo total, é preciso avaliar os procedimentos desenvolvidos na empresa e os custos que esses processos geram.

Convém acrescentar que os custos pagos pelas empresas dependem das decisões tomadas, sobre métodos e fluxo de atividades logísticas. 

Sendo assim, o registro e a análise de custos devem ajudar os negócios a identificarem os melhores métodos de colaboração, para definir com exatidão a vantagem econômica. 

Do mesmo modo, a curva ABC pode ser aplicada em sistemas de armazenamento, com destaque para o Porta-Paletes e Flow Rack. O método aplicado é ajustado aos movimentos efetuados para cada grupo de produtos, otimizando o espaço de arrumação disponível. 

 

Quais os principais benefícios da curva ABC?

Como foi possível observar, a metodologia da curva ABC oferece uma gestão lógica e eficiente, de modo a reconhecer os produtos com maior custo, mas que são responsáveis pela maior lucratividade da empresa. 

Do mesmo modo, oferece uma avaliação detalhada dos itens que apresentam melhor ou pior performance de vendas (produtos estagnados).

 

Otimização do estoque

Sem dúvida, a organização do estoque é um dos principais benefícios da curva ABC. Com esse método é possível estocar adequadamente as mercadorias e manter níveis de estoque mais baixos, para itens de classe B ou C. 

 

Estoque eficiente

Os processos apresentados permitem o monitoramento e a coleta de dados sobre produtos com alta rotatividade de saída e aqueles que ficam estagnados e causando prejuízos. Dessa maneira, é possível planejar os níveis de estoque, as compras e prazos com os fornecedores para aumentar a receita geral da empresa. 

 

Redução nas despesas com armazenamento

Um estoque com número equilibrado de produtos nas classes A, B ou C, permite a redução de custos com a manutenção de produtos estagnados, além da identificação dos itens com maior saída. 

 

Gestão otimizada da cadeia de suprimentos

Por meio da análise da curva ABC na quantidade total de estoque é possível determinar se é o momento de consolidar os fornecedores ou mudar para outros, reduzindo custos de transporte e simplificando as operações. 

 

Com o entendimento da utilização da Curva ABC, sua empresa conquista dois importantes fatores: organização do estoque e separação das mercadorias com maior e menor curso, de modo a aumentar a lucratividade e o fluxo ágil de entrada e saída de itens. 

Portanto, é preciso investir na coleta de dados e usar uma fórmula padrão da metodologia para classificar a ordem de cada item de estoque por custo, do maior ao menor impacto. 

As informações apresentadas no artigo são importantes para as empresas que utilizam sistemas de armazenagem, e por isso, a ISMA trouxe alguns dos principais pontos de atenção. 

No blog você encontra mais conteúdos relevantes do setor logístico. Acesse e atualize seus conhecimentos. 

Compartilhe

Assine a nossa
Newsletter

Confira nosso catálogo de Sistemas de armazenagem

mockup catalogo sistemas de armazenagem 3Baixar

Confira nosso catálogo de Móveis de aço

catalogo móveis novoBaixar

Confira nosso catálogo de Deslizantes

mockup 1Baixar