Entenda um pouco mais sobre a matriz de risco
em sexta-feira, 22 de novembro, 2019

Nos últimos anos a comercialização de porta paletes usado tornou-se algo muito comum no mercado logístico.

Diante do período econômico por qual passamos de instabilidade, onde muitas empresas infelizmente encerraram suas atividades, a oferta desse produto cresceu absurdamente, haja visto que esta estrutura, assim como os demais sistemas de armazenagem, se bem cuidados e atendendo às orientações do fabricante, duram tempo indeterminado e nada mais lógico que se faça o reaproveitamento no caso de não ser mais útil para a empresa, ainda mais hoje em que há uma grande preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade e a escassez de recursos.

Infelizmente, ao comercializar estes produtos usados, a maioria das empresas não se preocupam em compartilhar as informações técnicas do produto, projeto e as placas de identificação – itens que acompanham o porta paletes quando se adquire estrutura nova do fabricante.

O fato importante é que embora o aço seja um material muito resistente, existe todo um processo de dimensionamento e uma equipe de engenharia por trás de cada projeto de estrutura porta paletes, pois cada projeto é único e o simples fato de executar uma montagem ou operação incorreta pode ocasionar um risco para a operação – e o pior: à todos os colaboradores envolvidos.

Assim, o mais indicado é que ao adquirir estrutura usada seja contratada uma equipe técnica especializada em inspeção de sistemas de armazenagem. Ela poderá verificar se o material está apto ao uso, se está sendo utilizado / aplicado da maneira correta, atestar se a capacidade de carga está adequada, emitir documentos técnicos referentes a estrutura e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), para que seus operadores e colaboradores executem suas atividades armazenagem correta e ainda para que sua empresa fique segura e livre de possibilidade de sinistros futuros.

Lembrando que as inspeções são amparadas pelo quesito normativo “ITEM 9 – Inspeção”, da referência normativa brasileira vigente, a ABNT NBR 15524:2007.

Segurança é caso sério, e não se deixa pra depois!

*A Isma é especialista na fabricação de sistemas de armazenagem. Possui 50 anos de know-how e uma equipe técnica altamente qualificada. E disponibiliza através dessa experiência, uma equipe técnica para a inspeção de estruturas, seja de fabricação ISMA, seja de fabricação de terceiros. Conte nossa equipe: isa@isma.com.br  

49 anos de tradição

A ISMA se consolida entre as maiores do setor. É uma empresa brasileira que oferece soluções personalizadas para organização e armazenagem para o pequeno, médio e grande empresário. É especialista em quatro áreas de negócios: Sistemas de Armazenagem, Móveis de Aço, Estantes e Arquivos Deslizantes.

Qualidade e Excelência

A ISMA se destaca no mercado pois, além de fabricar com qualidade e excelência, apresenta as soluções mais adequadas para diversas situações de logística, movimentação e armazenagem de materiais. Possui uma extensa e versátil lista de produtos fabricados com excelência tecnológica e qualidade certificada pela ISO 9001:2015.

Oportunidade de Negócio

Com um sistema de negócios e distribuição que abrange todo o Brasil, a ISMA conta com uma equipe profissional altamente qualificada, que atua com segurança, know-how e precisão. Está focada em identificar e analisar as necessidades de cada cliente para atender com soluções que superem as expectativas.

Finalizar
Orçamento