Expansão de estoque para a Black Friday

estoque para black friday

A lucratividade do setor empresarial está diretamente ligada à eficiência na gestão dos estoques, pois o processo envolve o planejamento, a execução e o controle dos produtos armazenados. Portanto, utilizando a técnica adequada, é possível programar o desempenho de campanhas de venda como a Black Friday. 

Em 2023, a campanha comercial mais aguardada pelos compradores completa 15 anos de realização no Brasil, impulsionada pela adesão de diferentes tipos de comércios e do e-commerce.

Por esse motivo, elaboramos um artigo para explicar a importância de preparar o sistema de armazenagem e deixar os clientes satisfeitos. Acompanhe a explicação!

 

Como a gestão do estoque contribui com o aumento dos lucros?

A gestão do estoque pode ser definida como o modelo utilizado em todas as etapas de um espaço fechado no qual são acomodados os itens de uma empresa, independentemente de serem produtos acabados, matérias-primas ou insumos.

Vale acrescentar que o princípio de funcionamento da atividade é pautado nas entradas e saídas, até a necessidade de novas compras ou controles de perdas. Portanto, existem três fatores essenciais que devem ser respondidos: o que é preciso suprir, em que quantidade e em qual momento. 

Desse modo, com a automação dos processos prioritários, é possível ter acesso a dados atualizados sobre as vendas realizadas e, ainda, contribuir nas tomadas de decisões sobre itens estagnados no estoque. Além do mais, a gestão permite estruturar um fluxo para vários setores, entre eles: compras, logística de entrega e emissão de notas. 

 

Como planejar o estoque para campanhas comerciais?

Como planejar o estoque para campanhas comerciais?

Neste artigo, a Black Friday será utilizada como exemplo de um correto planejamento de gestão de estoques. Afinal, é uma das campanhas comerciais mais lucrativas do país.

Ainda que, no ano passado, o resultado financeiro não tenha sido o esperado em alguns segmentos, os monitores de mercado confirmaram um crescimento de 9% nas vendas do varejo físico. 

Desse modo, alguns fatores devem ser priorizados desde já, para que as principais informações sejam coletadas em tempo hábil para estruturar e produzir as peças publicitárias que serão utilizadas. A seguir, vamos elencar alguns dos processos mais importantes.

 

Pesquisa do inventário

O inventário é um trabalho importante não só para o setor administrativo, como também contribui para a avaliação de mercadorias que precisam de uma estratégia para a melhor saída e, ainda, para evitar a falta de itens com maior saída. 

Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado de modo contínuo e não apenas de forma esporádica. Outra consideração importante sobre a pesquisa é saber quais produtos apresentam maior ou menor saída. Uma dica nesse sentido é dividir o inventário em categorias para avaliar o desempenho de forma abrangente. 

 

Avaliação de desempenho

Acesse o relatório de vendas da Black Friday do ano anterior e avalie os aspectos positivos e negativos. É fato que a preferência por alguns produtos mudam, mas verificar que determinado item não vendeu mais por ter acabado é algo a ser reavaliado. 

Do mesmo modo, analisar as tendências de produtos mais procurados no segmento da sua empresa pode contribuir para criação de uma melhor estratégia de marketing ou a negociação com o fornecedor para um melhor desconto. Assim, você pode aplicar um preço mais competitivo, atrair mais clientes e ainda ter lucro. 

 

Automação do estoque

Sem dúvida alguma, isso é possível em qualquer tipo de negócio, da pequena à grande empresa. Ao contratar um sistema de gerenciamento de inventário, com tempo hábil e treinamento dos funcionários, a empresa praticamente saberá em tempo real o número de produtos, o que precisa de reposição e o que está sobrando. 

 

Expansão em sistemas de armazenagem, como funcionam?

Expansão em sistemas de armazenagem, como funcionam?

É importante ressaltar que a expansão do sistema de armazenagem instalado no estoque dependerá do tipo de produto, do tamanho do espaço físico e, ainda, do volume das mercadorias. 

Contudo, uma das opções que atendem todos os detalhes apontados são as estruturas Porta-Paletes. Trata-se de estruturas metálicas projetadas para otimizar espaços de depósitos, galpões e armazéns que têm a função de estocar mercadorias. 

A principal característica da estrutura é empregar a verticalização da armazenagem em produtos paletizados. Vale acrescentar que a estrutura é pré-moldada, constituída por elementos conectados por ligações inteligentes, seja por encaixe, sejam parafusadas. 

Portanto, se a paletização de armazenamento atende às necessidades da sua empresa, além do Porta-Paletes existem outros modelos, como mezanino, estanteria, drive-in e drive-through. Lembrando que a verticalização do estoque necessita de equipamentos complementares, dependendo da quantidade de mercadoria, ou seja, de empilhadeiras, elevadores, carrinhos e/ou plataformas. 

Na ISMA você encontra todas as opções de sistemas de armazenagem para planejar a expansão do estoque da sua empresa. Com nossa experiência em fabricação, montagem, desmontagem e inspeção, você tem a segurança de contar com um fornecedor que oferecerá a melhor qualidade em sistemas de armazenagem.

Acesse o site e conheça nosso portfólio.