Black Friday: a importância da logística nesse período

logistica black friday

Quem atua no comércio, sabe: existem as datas especiais e seja qual for o modelo de negócio ou área de atuação, nessas épocas as vendas aumentam – como na Black Friday. A logística é uma das estratégias que mais podem favorecer o seu faturamento. Entenda!

Proteste diz que, durante a pandemia, o número de reclamações por atrasos na entrega aumentou 84,6%. Por quê? 

“A logística é o que mais afeta o prazo de produção e a sequência das ordens”, avaliou um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo).

Ao mesmo tempo, temos dados de outra pesquisa. Agora, da Confederação Nacional de Transportes (CNT): o custo logístico consome 12,7% do PIB do Brasil. O que comprova que o setor também tem relevância para o lucro das companhias.

Até aqui, os dados nos ajudam a ver que o setor logístico cumpre papel importante em diversos vieses do comércio. Entre eles, a ideia de que pode prejudicar a experiência do consumidor (CX), assim como diminuir a lucratividade da empresa.

Somado a isso, vem a Black Friday. É uma das épocas do ano de maior movimentação para o comércio nacional. E um estudo da MField, publicado na Meio e Mensagem, é animador: a intenção de compra cresce 32% nessa nova edição.

Para você que é gerente de supply chain ou atua em alguma função da logística interna, surge a dúvida: como aproveitar esse cenário promissor? Com certeza, a resposta vai passar pela melhor performance do seu setor.

Até porque, além de melhorar a experiência do cliente e auxiliar na redução de custos, a logística é importante para outras finalidades. Por exemplo, na organização dos produtos do estoque e otimização do espaço de armazenamento.

Como ter uma logística eficiente durante a Black Friday

Black Friday e a logística eficiente

Depois da introdução sobre a Black Friday e a forma com que a logística contribui com o momento, vamos ver como chegar no melhor resultado. 

Abaixo, há tópicos necessários para que o setor funcione em prol do consumidor. E da sua gestão, também!

O processo logístico

A primeira dica é entender qual é o processo logístico da empresa. Apesar de etapas semelhantes, a verdade é que cada negócio tem a sua forma de entregar os produtos aos consumidores. E cada gestor usa uma metodologia para observar o cenário.

Um exemplo é o Kanban, conhece? É um método que pode ser personalizado para cada tipo de operação e movimentação. 

Com ele, o gestor pode equilibrar as atribuições de cada equipe, otimizando cada etapa do processo.

Leia também: Veja como o Kanban é aplicado na logística

O giro de estoque

Qual é a rotatividade do seu estoque? Ou seja, qual é o tempo em que os produtos se esgotam? 

Provavelmente, esse tempo será menor em épocas especiais. Então, a nova pergunta é: quanto tempo demora para acontecer a reposição deles?

Isso é importante para que os clientes não ouçam ou leiam a frase: “item indisponível”. Ainda que não se tenha como saber com exatidão o giro de estoque, há variáveis que podem ser contabilizadas. Como o histórico do ano anterior e a projeção para esse ano.

O atendimento eficiente

O atendimento ao cliente é uma das exigências do comércio atual. Além de rápido, precisa ser eficiente e resolutivo

Ou seja, não adianta apenas responder: é preciso resolver. O que significa tirar as dúvidas das pessoas na pré, pós e durante a venda.

Mas, qual a relação do atendimento com a logística? A resposta vem de um estudo do Centro Paula Souza: “[…] A logística é um diferencial na competitividade e a falta de estruturação dela pode levar as empresas a terem dificuldades em atender seus clientes”.

Os prazos de entrega

O consumidor moderno exige uma entrega rápida. E, ainda mais importante, cumprir o prazo. As entregas atrasadas ou incorretas causam grandes frustrações, o que prejudica muito a experiência da venda. 

Para garantir bons resultados, pense em todo processo: da organização do seu estoque, separação do pedido até o transporte.

A otimização do estoque

O estoque é uma parte importante da logística no comércio. Na Black Friday, no Dia das Mães, no Natal e outras datas especiais; é ainda mais notável. 

Afinal, o volume é maior. Portanto, tenha um bom controle de registros automatizado e um layout organizado.

Se essa gestão não for otimizada, além dos atrasos, acontecem outros problemas: como a realização de uma venda quando não se tem mais o produto disponível. 

Uma saída é ter sistemas atualizados e integrados. Assim como usar estruturas que otimizam o espaço.

A capacidade operacional

Para o setor funcionar, ele tem que ter espaço. Existem várias soluções para as empresas, como os estoques alugados

Porém, a otimização do espaço, com a instalação de novas estruturas, pode ser uma medida mais duradoura e mais econômica.

Na empolgação de vender mais, a falha no armazenamento de mercadorias custa caro, desde a insatisfação do cliente até os problemas financeiros, com as avarias dos itens estocados.

Conheça a verticalização de estoque: aumento de espaço para produtos

O rastreamento dos pedidos

A logística integrada permite o rastreamento dos pedidos, e é mais um cuidado necessário no comércio brasileiro. 

Os consumidores estão mais ativos, ao passo que querem ter o poder de acompanhar suas entregas. Até mesmo para esperar o produto na data certa.

Esse tipo de serviço melhora muito a relação com o cliente, inclusive, fortalecendo a confiança nesta parceria empresa-consumidor.

Os sistemas de armazenagem na logística

Sistemas de armazenagem na logística

Em vários tópicos acima, vimos que ter um sistema de armazenagem eficiente é importante para estar preparado e vender mais na Black Friday

Ele permite a segurança de um setor que vai conseguir entregar as etapas de forma rápida e confiável.

É a garantia que um gestor busca, para saber que não terá prejuízo financeiro com a perda de produtos estocados e nem com acidentes de trabalho, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, traz uma ótima expectativa com a possibilidade de armazenar um volume maior de itens.

O problema é que muitos profissionais deixam para validar esse ponto alguns dias antes da Black Friday. E é esse pensamento de curto prazo que prejudica a chance de voar mais alto em épocas tão favoráveis para as vendas. Mas, agora, você pode fazer diferente.

Inclusive, se está pensando em expandir o estoque para a Black Friday.

Por isso, veja os equipamentos e aplicações que podem tornar o espaço de armazenamento mais completo e seguro para o futuro! Clique aqui para baixar o catálogo da ISMA.

Compartilhe

Assine a nossa
Newsletter

Confira nosso catálogo de Sistemas de armazenagem

mockup catalogo sistemas de armazenagem 3Baixar

Confira nosso catálogo de Móveis de aço

mockup catalogo moveis de aco 3Baixar

Confira nosso catálogo de Deslizantes

mockup 1Baixar