ISA: Evite prejuízos investindo em inspeções preventivas

isa

Os sistemas de armazenagem são equipamentos fundamentais em empresas do setor logístico, destinados à estocagem de diversos itens, com naturezas, dimensões e pesos diferentes. Por esse motivo, as estruturas devem contar com manutenção constante, para que possam oferecer segurança aos colaboradores e mercadorias. 

Nesse sentido, as inspeções preventivas são a melhor forma de cumprir os objetivos da empresa, e ainda, colocar o negócio em destaque, pelo comprometimento com todos os envolvidos no processo comercial. Por outro lado, quem deixa de efetivar esse serviço está sujeito a riscos comerciais, financeiros e ainda, de saúde. 

Com esse entendimento, elaboramos um artigo para esclarecer a importância dos serviços de inspeção e as vantagens para o seu negócio. Continue a leitura e confira o que é possível melhorar no seu processo de armazenagem. 

 

Importância das inspeções preventivas em sistemas de armazenagem

Importância das inspeções preventivas em sistemas de armazenagem

Inicialmente é importante esclarecer que os Serviços de Inspeção regulares nos diferentes modelos de sistemas de armazenagem devem ser prioridade para as empresas do setor logístico. Esse cuidado contínuo com o espaço, mercadorias e pessoas, valoriza a visão de uma empresa, colocando-a em destaque no competitivo mundo dos negócios. 

Dito isso, a averiguação constante das estruturas aumenta a segurança em todo conjunto de ferramentas e procedimentos realizados no espaço de armazenamento. Sendo assim, podemos elencar os seguintes benefícios de contar com uma empresa especializada em serviços de inspeção:

 

Prevenção de acidentes

Todo serviço de inspeção baseado nas normas vigentes e regulamentações garantem qualidade associada à prevenção de acidentes, fatos que agregam valor a toda companhia.

 

Garantia dos investimentos

Processos logísticos aliados ao Serviço de Inspeção garantem a eficiência no funcionamento de todos os produtos e sistemas, resultando na validação do investimento que a companhia efetuou dentro do armazém.

 

Redução dos custos operacionais

A adoção de inspeções preventivas contribui na redução dos custos operacionais que, por consequência, repercutem sobre os valores mensais da armazenagem logística.

 

Desse modo, as inspeções garantirão a maximização da vida útil das instalações e maior segurança operacional. O serviço será determinante para indicar a necessidade de intervenções no sistema, como a substituição ou a manutenção, o isolamento (parcial ou total) ou a total evacuação da área de estocagem.

 

Riscos de não realizar as inspeções nos sistemas de armazenagem

Como foi possível confirmar, as empresas que aderem ao serviço de inspeções preventivas tem como retorno direto, economia, segurança e engajamento da marca, por aplicar soluções preventivas nas operações logísticas. 

Por outro lado, ainda existem empreendimentos que trabalham reativamente, ou seja, só adotam cuidados operacionais, depois de passarem por uma ocorrência de acidente ou prejuízos financeiros elevados. 

Dessa forma, mesmo com os conceitos positivos e ganhos associados às inspeções, é importante que conheçamos quais são os riscos de perda para empresas que dispõem de sistemas de armazenagem, e preferem não agir preventivamente. 

Assim, dentre muitos fatores de perdas, os riscos financeiros são os que mais podem pesar para empresas que têm sistemas de armazenagem, mas não adotam bons procedimentos de inspeções preventivas. Ou seja, sem uma maior segurança nas operações, a empresa pode perder dinheiro, caso ocorram acidentes ou perdas operacionais.

Portanto, sem os cuidados das inspeções, toda empresa que dispõe de sistemas de armazenagem está sujeita a perdas e custos diretos e indiretos.

Dentre os custos diretos, os mais importantes são:

  • Horas de trabalhos perdidas;
  • Estruturas e produtos que podem ser danificados ou perdidos;
  • Horas dedicadas à investigação do acidente, sem que haja produção;
  • Custos do afastamento do trabalhador, em caso de acidentes;
  • Custos médicos extras dentro da empresa;
  • Custos associados à paralisação dos trabalhadores e maquinários;
  • Custos de materiais e matéria-prima;
  • Custos de multas por atraso de contrato, defesa jurídica, indenizações, etc;
  • Custos de contratação de novo trabalhador, caso haja a necessidade.

 

Já os custos indiretos, os mais significativos são:

  • Custos derivados de uma possível imagem negativa da empresa perante à sociedade, fornecedores e compradores;
  • Custos da ausência de pessoal afastado, em razão de acidente.

Com esse entendimento, as inspeções oferecem a melhor solução de prevenção e segurança, desde que seja realizada de acordo com as instruções da ABNT-NBR-15524:2007. Dessa maneira, o usuário se resguarda perante as normas técnicas vigentes e garante maior longevidade aos sistemas de armazenagem do negócio. 

 

Quais os tipos de inspeções preventivas?

Quais os tipos de inspeções preventivas?

Como já esclarecemos, as inspeções dos sistemas de armazenagem devem ser frequentes e por esse motivo, o intervalo pode variar de acordo com o tipo de produtos estocados nas estruturas. Considerando a orientação da NBR 15524, os procedimentos devem ser realizados nos seguintes períodos:

Inspeções diárias: Anomalias facilmente visíveis devem ser detectadas, como longarinas ou colunas deformadas, falta de verticalidade na instalação, subsidência do piso, falta de calços, unidades de cargas com defeitos, etc. Os reparos devem ser imediatos.

Inspeções semanais: a verticalidade e retidão da estrutura e todos os elementos, até o segundo nível, devem ser inspecionados, e os danos notificados, analisados e comunicados.

Inspeções mensais: além da verticalidade das instalações em todos os níveis, a ordem e a limpeza, de forma geral, devem ser verificadas por meio da notificação, identificação e comunicação de problemas detectados.

Inspeção anual: Essa inspeção é realizada por pessoal técnico, pelo usuário ou pelo fabricante. O trabalho deve analisar todas as etapas anteriores, notificando, comunicando e qualificando os danos.

Inspeções extraordinárias: Pode ser efetuada a qualquer tempo, desde que seja registrado algum evento que possa comprometer a integridade da estrutura.

Guia para inspeção de sistema de armazenagem | Garanta a segurança | Saiba mais | ISA | ISMA

 

Como a ISA pode tornar as inspeções mais eficientes?

A experiência adquirida na fabricação, montagem e inspeções de sistemas de armazenagem levou a ISMA a desenvolver um projeto para digitalizar os processos logísticos envolvendo os serviços de manutenção. 

O carro-chefe desse trabalho é o portal ISA CONNECT, uma plataforma que permite acesso a toda documentação de inspeção do cliente, reunindo desde os documentos iniciais para elaboração dos serviços, até o conteúdo Package Técnico ISA. 

E os diferenciais não acabam por aí, todas as informações podem ser acessadas em qualquer lugar e momento, com segurança dos dados. No portal, é possível acompanhar ainda, gráficos dos serviços, resumo das patologias detectadas nos sistemas analisados, entre outros. 

Serviços de inspeção de sistemas de armazenagem | Faça um orçamento | ISMA

Complementando as soluções disponibilizadas pela ISA, a empresa oferece um curso técnico intensivo, com duração média de cinco horas, no qual é possível qualificar usuários de uma empresa, com todas as informações e critérios que devem ser adotados, no procedimento de inspeção das estruturas. 

Vale destacar que o conteúdo é baseado nas recomendações prestadas pela NBR 15524:2007 e na expertise da equipe técnica. Ao final do curso, os participantes são avaliados e recebem certificados do Treinamento In Company, oferecido pela ISMA. 

Em resumo, as inspeções preventivas em sistemas de armazenagem são a melhor maneira de evitar prejuízos e aumentar a rentabilidade dos negócios logísticos. Portanto, se a sua empresa precisa de uma empresa especializada e com soluções completas, entre em contato conosco. Acesse o site da ISMA para conhecer os produtos, serviços ou ainda, para solicitar um orçamento.