Conhecer os tipos de armazenagem logística é importante na indústria porque reflete diretamente na atividade operacional.
Quando eficiente, essa área gera vantagens: fluxo de entrega rápido, melhor alocação de produtos e redução de custos.
Mas, qual é o melhor sistema de armazenagem para a sua empresa? Aliás, quais atendem as necessidades específicas do seu negócio? A ideia deste blog é fazer essas reflexões!
Primeiro, o que é armazenagem logística?
É o conjunto de atividades relacionadas ao armazenamento e gestão de mercadorias em armazéns logísticos, depósitos ou centros de distribuição.
Portanto, representa uma etapa fundamental no supply chain (cadeia de suprimentos).
É responsável por garantir que as mercadorias estejam disponíveis no momento e local certos, na quantidade adequada e em perfeitas condições.
Uma armazenagem logística eficiente permite muitos benefícios, da otimização do espaço físico disponível até a melhor experiência de compra de um cliente.
Quais as principais tendências desse setor?
Essa área está em constante evolução, de modo que algumas tendências já estão moldando o futuro a partir das ferramentas do supply chain 4.0. Entre elas:
- Automação e robotização: uso de robôs na movimentação de cargas;
- IoT (Internet das Coisas): dispositivos de monitoramento em tempo real;
- Inteligência Artificial: sistemas para otimização de layout e previsão de demanda;
- Armazenagem vertical: aproveitamento máximo do espaço de estocagem;
- Sustentabilidade: práticas e materiais ecologicamente corretos.
Inclusive, um estudo da Gartner mostrou que “até 2026, 75% das grandes empresas vão adotar robôs inteligentes para automatizar processos logísticos”.
A ISMA acredita na importância dessas soluções, desenvolvendo constantemente novos produtos que atendem às demandas do mercado e preparam seus clientes para o futuro!
Agora, veja: armazenagem própria, contratada ou terceirizada?
Na definição dos tipos de armazenagem de mercadorias, a divisão pode acontecer por tipos físicos (os quais veremos nos tópicos a seguir) ou por modalidade de gestão.
Pensando na filosofia holística da gestão de materiais, temos as categorias abaixo.
Armazenagem própria
É quando a empresa possui e gerencia o próprio armazém logístico. Neste caso, tem maior controle sobre as operações, ainda que essa ideia exija um investimento inicial mais alto.
Armazenagem contratada
Situação em que acontece o aluguel de espaço em um armazém geral. A vantagem é a flexibilidade de espaço e custos, porém, há menos controle sobre os processos.
Armazenagem terceirizada
Acontece com a contratação de um operador logístico para gerir todas as etapas. Assim, ganha-se com o acesso à expertise e tecnologias avançadas.
Então, quais os tipos de armazenagem logística que existem?
Cada um tem suas características específicas, confira os conceitos!
1 – Em bloco
Comum em grandes volumes de produtos idênticos, sendo que o empilhamento acontece no chão ou em paletes. Logo, tem baixo custo, porém, acesso limitado aos itens.
2 – Em prateleiras
Neste caso, permite-se acesso individual a cada item, ótimo para mercadorias de diferentes tamanhos e rotatividade. E também permite o melhor aproveitamento do espaço vertical.
3 – Porta-Paletes
Sistema versátil e utilizado em vários segmentos porque permite acesso direto a todos os paletes. Além de ser excelente em operações com grande variedade de produtos.
4 – Dinâmica
Aqui, utiliza-se a gravidade para movimentação das mercadorias, ótimo em operações FIFO (First In, First Out). Também é interessante quando há alta densidade.
5 – Automatizada
São sistemas controlados por computador, que aumentam a precisão dos processos. É opção às empresas que movimentam itens em alta complexidade e volume.
Quer saber mais detalhes sobre cada estrutura usada nesses tipos? Baixe o e-book gratuito sobre equipamentos e aplicações:
Personalize seu tipo de armazenagem logística com a ISMA!
Agora você conhece os principais tipos que existem. Mas, pense na possibilidade de criar projetos que atendam, exatamente, o que a sua empresa exige e demanda.
Pensou? A ISMA é a sua parceira nessa hora. Está no mercado há 55 anos oferecendo soluções personalizadas que se adequam perfeitamente às necessidades das empresas.
Por exemplo, quando o assunto é sobre a armazenagem estática, que tal pensar no Porta-Paletes convencional ou naqueles para corredores estreitos?
Se a ideia é ter uma movimentação dinâmica, existem as estruturas que atendem esse requisito. Por exemplo, drive-in, drive-through e push-back.
No caso das cargas longas, o cantilever. E tem as estantes metálicas que atendem situações com pequenos volumes, além dos mezaninos para a verticalização do estoque.
Cada solução da ISMA é projetada de modo a maximizar o aproveitamento do espaço, aumentar a eficiência operacional e garantir a segurança dos produtos armazenados.
Clique na imagem abaixo e confira o catálogo completo ISMA:
Como escolher o melhor tipo de armazenagem para sua empresa
Após conhecer as opções e saber da possibilidade de ter um projeto sob medida, vem a próxima pergunta: como saber qual é o melhor tipo para sua empresa?
Existem alguns requisitos imprescindíveis nesse estudo, confira os principais.
- Analise seu mix de produtos: tamanho/peso dos itens e giro de estoque;
- Avalie o espaço disponível: dimensões do armazém logístico, altura e restrições;
- Considere seus equipamentos de movimentação: empilhadeiras, transpaleteiras, etc;
- Pense na escalabilidade: flexibilidade de mudanças no mix de produtos;
- Calcule o retorno sobre o investimento: custos iniciais e ganhos de eficiência;
- Avalie a integração com sistemas de gestão: compatibilidade com WMS.
A ISMA é referência nesse assunto e oferece consultoria especializada para ajudar você a escolher o Sistema de Armazenagem mais adequado às necessidades da sua empresa.
Nossos especialistas realizam uma análise detalhada da sua operação e propõem soluções personalizadas que otimizam seu armazém. Entre em contato: