orçamento

Logística reversa: a favor da sua empresa e do meio ambiente!

logistica reversa a favor da sua empresa e do meio ambiente

Você já ouviu falar sobre o termo “logística reversa”? Essa é uma área da logística que tem seu foco voltado ao retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, no qual se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada, colaborando assim com a preservação ambiental.

Hoje em dia, esse tema é considerado obrigatório para as empresas, tanto em âmbito legal quanto no relacionamento com seus stakeholders. Assim, quando uma empresa atua dentro de um processo de logística reversa, ela está atingindo a sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio.

Dessa forma, quando há uma boa gestão, a logística reversa garante um diferencial competitivo da empresa diante do mercado que ela atua e ainda agrega valor ao produto, contribuindo para aumentar a sua rentabilidade.

 

O que é logística reversa?

A logística reversa é definida como um conjunto de estratégias e ações para recolher e dar uma destinação adequada a materiais que foram obtidos através de algum processo de produção.

Em outras palavras, o conceito de logística reversa é associado à ideia de reutilização de produtos e materiais, englobando todas as atividades logísticas ao redor deste, de modo a assegurar uma recuperação sustentável sobre estes.

Sendo assim, ao adotar a logística reversa, a empresa garante que haverá o movimento dos produtos e das matérias-primas na direção oposta ao do canal de distribuição, com o objetivo de recriar o valor desses itens ou providenciar os seus descartes de forma adequada, encerrando, assim, seus ciclos de vida útil.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, em suas diretrizes, pode-se entender que a logística reversa também se caracteriza como uma ferramenta econômica e humana. 

Esse processo busca não só o reaproveitamento da embalagem ou produto, mas também a colaboração com outros ciclos de produtividade. Portanto, deve ser adotada por empresas em busca de um desenvolvimento socioeconômico sustentável.

 

Etapas da logística reversa nas empresas

Para compreender como funciona o sistema de logística reversa, além do papel dos agentes em cada fase, há a necessidade de fazer uma compreensão das fases envolvidas no processo.

Todo o processo de logística reversa começa com o consumidor, essencialmente quando ele devolve o produto ou embalagem. Essa destinação deve ser feita diretamente para o comércio ou local de distribuição.

O responsável, que pode ser um comerciante ou mesmo distribuidor, deve remeter o produto ou embalagem para o fabricante. Em casos de produtos importados, deve ser remetido ao importador responsável.

Por fim, o fabricante/importador deve encaminhar o produto ou embalagem devolvido pelo consumidor para a reciclagem, reuso ou mesmo para o descarte, em locais adequados para cada produto.

Vale ressaltar que essas fases da logística reversa podem ser aplicadas de duas maneiras: período pós-venda ou período pós-consumo.

 

Categorização da logística reversa

As atividades de logística-reversa podem ser categorizadas da seguinte maneira:

  • Acompanhamento da vida útil do produto ou material, fazendo com que este retorne a seu produtor primário através de planejamento logístico, rastreamento de fluxo de materiais e organização de fluxo informativo;
  • Deslocamento do produto, porém em direção contrária ao comum, ficando então ‘do consumidor para o produtor’;
  • Baseada na política dos 3r’s (reutilizar, reaproveitar e reciclar), permitindo a realização de um melhor aproveitamento do produto ao longo de toda sua vida;
  • Recuperação de parte do valor investido na produção do bem;
  • Segurança sobre a destinação final correta dos produtos, sejam estes perigosos ou não. 

 Por fim, vale ressaltar que a logística reversa parte do pressuposto de que a responsabilidade sobre o descarte final é do produtor e não do consumidor, viabilizando assim melhores formas de aplicação dos 3r’s dentro da empresa e colaborando para a manutenção do sistema ecológico. 

 No Brasil, Pneus Bridgestone, Natura, MCDonald’s, O Boticário e Philips são bons exemplos de empresas que realizam a prática da logística reversa sobre seus produtos com excelentes resultados. 

Em 2015 a Natura conquistou o prêmio Ambiental concedido pela ONU, graças às suas ações em prol do meio ambiente, com destaque para a ampliação do programa de logística reversa da instituição. Após isso, em 2017 a empresa conquistou a marca de 27% das embalagens reutilizadas, e em 2019, alcançou 50% do total de suas embalagens em reuso. 

 Além das muitas contribuições para o meio ambiente, a logística reversa contribui com a economia da instituição, tendo em vista o retorno da matéria-prima da embalagem a seu local de produção. 

Exatamente em razão destas vantagens da logística reversa, a ISMA prioriza a eficiência logística em seu portfólio de sistemas de armazenagem. A partir disso, oferecem dispositivos para estoque que garantam o fluxo adequado de produtos e materiais, como é o caso dos porta-paletes, estantes adaptáveis, Flow Rack e Push Back.

Portanto, siga o exemplo das grandes empresas do Brasil e invista na logística reversa dentro da sua empresa! E se você quer acomodar o estoque de produção primária e oferecer os melhores produtos para o galpão de alojamento dos produtos que retornarem à sua empresa, a melhor recomendação é contar com as soluções inteligentes, customizadas e seguras da Isma

 

Aproveite e solicite seu orçamento para adquirir os melhores sistemas de armazenagem do mercado.

 

Compartilhe

Assine a nossa
Newsletter

Confira nosso catálogo de Sistemas de armazenagem

mockup catalogo sistemas de armazenagem 3Baixar

Confira nosso catálogo de Móveis de aço

catalogo móveis novoBaixar

Confira nosso catálogo de Deslizantes

mockup 1Baixar