Você já ouviu falar sobre o termo “logística reversa”? Essa é uma área da logística que tem seu foco voltado ao retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, no qual se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada, colaborando assim com a preservação ambiental.
Hoje em dia, esse tema é considerado obrigatório para as empresas, tanto em âmbito legal quanto no relacionamento com seus stakeholders. Assim, quando uma empresa atua dentro de um processo de logística reversa, ela está atingindo a sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio.
Dessa forma, quando há uma boa gestão, a logística reversa garante um diferencial competitivo da empresa diante do mercado que ela atua e ainda agrega valor ao produto, contribuindo para aumentar a sua rentabilidade.
O que é logística reversa?
A logística reversa é definida como um conjunto de estratégias e ações para recolher e dar uma destinação adequada a materiais que foram obtidos através de algum processo de produção.
Em outras palavras, o conceito de logística reversa é associado à ideia de reutilização de produtos e materiais, englobando todas as atividades logísticas ao redor deste, de modo a assegurar uma recuperação sustentável sobre estes.
Sendo assim, ao adotar a logística reversa, a empresa garante que haverá o movimento dos produtos e das matérias-primas na direção oposta ao do canal de distribuição, com o objetivo de recriar o valor desses itens ou providenciar os seus descartes de forma adequada, encerrando, assim, seus ciclos de vida útil.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, em suas diretrizes, pode-se entender que a logística reversa também se caracteriza como uma ferramenta econômica e humana.
Esse processo busca não só o reaproveitamento da embalagem ou produto, mas também a colaboração com outros ciclos de produtividade. Portanto, deve ser adotada por empresas em busca de um desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Etapas da logística reversa nas empresas
Para compreender como funciona o sistema de logística reversa, além do papel dos agentes em cada fase, há a necessidade de fazer uma compreensão das fases envolvidas no processo.
Todo o processo de logística reversa começa com o consumidor, essencialmente quando ele devolve o produto ou embalagem. Essa destinação deve ser feita diretamente para o comércio ou local de distribuição.
O responsável, que pode ser um comerciante ou mesmo distribuidor, deve remeter o produto ou embalagem para o fabricante. Em casos de produtos importados, deve ser remetido ao importador responsável.
Por fim, o fabricante/importador deve encaminhar o produto ou embalagem devolvido pelo consumidor para a reciclagem, reuso ou mesmo para o descarte, em locais adequados para cada produto.
Vale ressaltar que essas fases da logística reversa podem ser aplicadas de duas maneiras: período pós-venda ou período pós-consumo.
Categorização da logística reversa
As atividades de logística-reversa podem ser categorizadas da seguinte maneira:
- Acompanhamento da vida útil do produto ou material, fazendo com que este retorne a seu produtor primário através de planejamento logístico, rastreamento de fluxo de materiais e organização de fluxo informativo;
- Deslocamento do produto, porém em direção contrária ao comum, ficando então ‘do consumidor para o produtor’;
- Baseada na política dos 3r’s (reutilizar, reaproveitar e reciclar), permitindo a realização de um melhor aproveitamento do produto ao longo de toda sua vida;
- Recuperação de parte do valor investido na produção do bem;
- Segurança sobre a destinação final correta dos produtos, sejam estes perigosos ou não.
Por fim, vale ressaltar que a logística reversa parte do pressuposto de que a responsabilidade sobre o descarte final é do produtor e não do consumidor, viabilizando assim melhores formas de aplicação dos 3r’s dentro da empresa e colaborando para a manutenção do sistema ecológico.
No Brasil, Pneus Bridgestone, Natura, MCDonald’s, O Boticário e Philips são bons exemplos de empresas que realizam a prática da logística reversa sobre seus produtos com excelentes resultados.
Em 2015 a Natura conquistou o prêmio Ambiental concedido pela ONU, graças às suas ações em prol do meio ambiente, com destaque para a ampliação do programa de logística reversa da instituição. Após isso, em 2017 a empresa conquistou a marca de 27% das embalagens reutilizadas, e em 2019, alcançou 50% do total de suas embalagens em reuso.
Além das muitas contribuições para o meio ambiente, a logística reversa contribui com a economia da instituição, tendo em vista o retorno da matéria-prima da embalagem a seu local de produção.
Exatamente em razão destas vantagens da logística reversa, a ISMA prioriza a eficiência logística em seu portfólio de sistemas de armazenagem. A partir disso, oferecem dispositivos para estoque que garantam o fluxo adequado de produtos e materiais, como é o caso dos porta-paletes, estantes adaptáveis, Flow Rack e Push Back.
Portanto, siga o exemplo das grandes empresas do Brasil e invista na logística reversa dentro da sua empresa! E se você quer acomodar o estoque de produção primária e oferecer os melhores produtos para o galpão de alojamento dos produtos que retornarem à sua empresa, a melhor recomendação é contar com as soluções inteligentes, customizadas e seguras da Isma.
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