Os sistemas de Porta-Paletes são as estruturas mais utilizadas no setor logístico, principalmente pela característica de armazenar mercadorias aproveitando ao máximo a verticalidade dos galpões.
No entanto, por se tratarem de estruturas robustas, requerem cuidados e inspeções recorrentes, com intuito de manter a segurança, tanto de pessoas quantos de produtos.
Sendo assim, uma das ações é contratar e acionar profissionais qualificados para inspecionar as mesmas, gerando laudos técnicos e registros de qualidade, danos e manutenções necessárias.
Porém, você sabe quando, quais e como são gerados esses laudos técnicos de sistemas de Porta-Paletes? Nesse artigo, explicaremos todos esses detalhes.
Quais são os tipos de sistemas de Porta-Paletes?
O nome Porta-Palete é utilizado para indicar sistemas de armazenagem verticais, onde produtos paletizados ficam dispostos de maneira estratégica, facilitando a identificação, o acesso e organização de galpões e armazéns.
Eles podem também ser identificados no mercado como Porta Pallets, Pallet Rack, Pallet Racking, Estantes para Pallet ou Prateleiras para Palete.
Assim, por ocuparem espaços amplos, principalmente em altura, proporcionam maior aproveitamento da armazenagem, verticalizando a disposição dos produtos.
Vale ressaltar que a gama de produtos que podem ser armazenados é grande, sendo necessárias estruturas resistentes, projetadas sob medida por profissionais qualificados e com experiência de mercado. Isso tudo se dá pela complexidade dos cálculos e montagem dos Porta-Paletes.
Sendo assim, ao entender essa complexidade, a realização de inspeções, que geram laudos técnicos, são imprescindíveis.
O principal motivo é a segurança, não só dos colaboradores, mas também da empresa e dos produtos.
Por que as estruturas precisam de laudo técnico?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou a NBR 15524:2007 para padronizar as diretrizes de estruturas tipo Porta-Paletes.
O documento aponta, ainda, que é preciso emitir laudos para Porta-Paletes, além de relatórios que detalham informações sobre o funcionamento e qualidade dos equipamentos.
Outra informação fundamental sobre a norma é a determinação de inspeções técnicas nas estruturas dos Porta-Paletes.
A averiguação pode ser: diária, semanal, mensal e anual (essa última deve ser realizada por um profissional capacitado para avaliar os itens).
Sendo assim, vamos esclarecer que todas as estruturas de Porta-Paletes precisam de laudos técnicos para estarem em conformidade com a indicação da norma NBR 15524. Esse documento é necessário para avaliar o escopo dos serviços, inspeções e manutenções quando pertinentes, além de termos e definições.
O laudo técnico deve ser feito em todas as estruturas do equipamento, já que contam com uma série de peças e acessórios.
A falta de monitoramento ou serviço feito com ineficiência, podem resultar em acidentes que colocam em risco a vida das pessoas que estejam no local ou nas proximidades da construção.
Nesse sentido, vamos utilizar como exemplo, de forma resumida, o sistema de inspeção empregado pela ISMA, empresa com mais de 53 anos de experiência na fabricação, montagem, desmontagem e inspeção de sistemas de armazenagens.
Posicionamento do sistema
É a fase na qual os especialistas coletam informações detalhadas da área de instalação do sistema de armazenagem.
Elementos estruturais
Assim como a área, é fundamental verificar os elementos estruturais, seu dimensionamento e posicionamento (níveis de carga e treliçamentos dos montantes, por exemplo).
Análise visual
É outro procedimento feito de forma apurada, com foco na verificação de pontos avariados da estrutura.
Registro fotográfico
Uma ação exigida para a documentação da inspeção e o registro de particularidades ou avarias identificadas.
Luminosidade da área
Um item observado com rigor é a verificação denominada luminotécnica. Também está incluído nos itens essenciais da inspeção, já que as pessoas que trabalham no local precisam ter uma visibilidade adequada do espaço.
A norma recomenda que a iluminação dos corredores precisa ter, no mínimo, 200 lux.
Documentação e cálculos
São efetuados para registrar os resultados comprobatórios dos serviços realizados.
Por que é importante realizar inspeções frequentes?
A norma técnica NBR 15524:2007 é o documento oficial que trata das inspeções em estruturas de Porta-Paletes.
Entendendo que esta norma técnica é um instrumento que orienta a produção e o uso destes produtos, quando a empresa cumpre os procedimentos de inspeção dos sistemas de armazenagem, está apta a receber os laudos técnicos e isso demonstra prioridade em relação à segurança.
Recomendações para registros de inspeções de sistemas de armazenagem
A partir dessas informações, fica claro que todos os processos de inspeção e ocorrências precisam ser documentados.
Por esse motivo, o registro da inspeção efetuada em sistemas de armazenagem apresenta particularidades técnicas que necessitam ser cumpridas. O primeiro passo é selecionar um livro de registro controlado, no qual serão anotados todos os serviços realizados.
Além do registro, são necessários documentos das inspeções periódicas (diárias, semanais, mensais, anuais e extraordinárias), com a data e identificação do profissional que efetuou a inspeção.
Se você está em dúvida sobre qual prestadora de serviços atenderá suas demandas logísticas, conheça a ISMA.
A empresa conta com experiência e know-how na realização de projetos, fabricação e instalação de sistemas de armazenagem.
Além disso, a ISMA oferece serviços de inspeção e emissão de laudo técnico, tanto para as estruturas que fabrica quanto para equipamentos de outras marcas. Conheça mais sobre os serviços, clicando no link. Além do portfólio de produtos e serviços, você pode solicitar um orçamento.