Os sistemas de armazenagem contam com dois importantes itens de segurança para manterem as boas condições de uso das estruturas, são eles, os protetores de coluna e os guard rail.
Vale destacar que as duas peças proporcionam cuidados preventivos dentro da operação, facilitando a identificação de situações de risco para trabalhadores que atuam diretamente na movimentação de mercadorias.
É importante destacar a necessidade de conhecer a função dos produtos, e ainda, o material de fabricação, de modo a escolher a opção mais adequada para o sistema instalado na empresa. Acompanhe o artigo e conheça mais sobre o assunto.
Qual a função dos protetores de coluna na estrutura de armazenagem?
Inicialmente é preciso esclarecer que os protetores de coluna são itens de segurança utilizados nas estruturas de Porta-Paletes. A relevância do produto é confirmada na NBR 15524/2007, onde são destacadas as diretrizes para uso de estruturas seletivas.
Sendo assim, os protetores são aplicados para reduzirem o impacto de colisões dos equipamentos móveis nos sistemas de armazenagem. O resultado direto dessa medida é manter a segurança das estruturas, das mercadorias e dos trabalhadores que atuam diretamente no espaço.
Para oferecer a condição protetiva, os protetores de coluna para Porta-Paletes são fabricados em aço de alta qualidade e instalados na parte inferior das estruturas. Dessa maneira, o acessório oferece segurança e aumenta a vida útil do produto, reduzindo as chances de avarias.
Vale destacar que os acessórios de segurança para Porta-Paletes podem ser aplicados somente nas laterais ou em toda a estrutura, sendo esta segunda opção a que garante maior segurança. Eles costumam ser pintados em cores de destaque (amarelo geralmente) para facilitar a visualização dos trabalhadores.
Qual a atuação protetiva do guard rail nos sistemas de armazenagem?
Assim como os protetores de colunas, o guard rail é um item de segurança importante para as estruturas de armazenagem. Por meio da peça, é possível demarcar o espaço no qual os veículos podem circular, além de sinalizar as estruturas, de modo a evitar a ocorrência de colisões.
Entre as vantagens desse item estão: proteção da pintura e de possíveis deformações causadas por impactos, alerta visual para operadores de empilhadeiras, absorção do impacto inicial, evitando a queda do Porta-Paletes e das mercadorias armazenadas.
O uso de guard rail é indicado para estruturas de Porta-Paletes simples ou duplas, de modo a oferecer o melhor resultado em termos de proteção. Contudo, é importante ressaltar que a aplicação atende também, as necessidades de outros sistemas, como: cantilever, porta bobinas e flow racks.
Portanto, o uso integrado dos protetores de coluna e guard rail garantem uma proteção eficaz para os sistemas de armazenagem, evitando desde avarias leves até acidentes mais graves, que podem causar um desmoronamento de grandes proporções.
Aço ou Polímero: qual o melhor material para itens de segurança?
Nos últimos anos, houve um crescimento na utilização de polímero (materiais termoplásticos) para fabricação de itens de segurança como protetores de coluna e guard rail. As peças são empregadas na proteção das estruturas de Porta-Paletes, mas devem ser avaliadas com cuidado, já que a matéria-prima não oferece a mesma segurança que o aço.
Inicialmente é preciso esclarecer que o protetor de coluna em polímero cria uma falsa condição de segurança, e isso, na operação poder ser um fator determinante para ocorrência de acidentes. A montagem feita com o material é vinculada diretamente à estrutura e o encaixe acontece sob pressão.
Sendo assim, ao avaliar um teste de impacto leve (durante o carregamento de uma estrutura de Porta-Paletes) foi possível observar que o polímero absorveu muito pouco o impacto, transmitindo a energia ao sistema, e assim, criando um efeito nocivo para toda a estrutura.
Do mesmo modo, foram verificados testes de ensaio no qual o protetor feito com polímero foi projetado para fora da estrutura, em decorrência da força do impacto. Dessa maneira, o sistema de armazenagem ficou totalmente desprotegido e vulnerável a problemas mais graves.
Aço é a melhor solução para itens de segurança
Depois de compreender os riscos e a vulnerabilidade de itens produzidos com o polímero, é importante reforçar que independente do tipo do sistema de armazenagem, a matéria-prima utilizada deve ser o aço. Além disso, o projeto deve incluir procedimentos que ofereçam segurança em relação a possíveis choques ou colisões acidentais.
A título de esclarecimento, os protetores de coluna e guard rail em aço são fabricados com chapas de espessura muito superior ao da estrutura (sistema de armazenagem), são fixados ao chão com pelo menos, dois chumbadores e oferecem uma distância determinada da coluna.
Os procedimentos adotados têm a função de absorver todo o impacto, no caso de uma colisão, transferindo a força do impacto para o piso. Dessa maneira, a segurança da estrutura, mercadorias e dos funcionários é garantida com eficiência.
Portanto, é fundamental esclarecer todas as dúvidas antes de adquirir um sistema de armazenagem e os itens de segurança obrigatórios como os protetores de colunas e guard rail. Ao utilizá-los, o armazém da empresa e os funcionários estão mais protegidos e seguros para realizarem as atividades cotidianas.
A ISMA preza pela excelência na fabricação, montagem e inspeção de sistemas de armazenagem. Os produtos disponíveis no portfólio, entre eles os protetores de coluna e guard rail, atendem todas as normas de qualidade e segurança da legislação nacional. Acesse o site e confira os detalhes.