Dropshipping: o que é e como funciona?

dropshipping

O seu negócio funcionaria sem um estoque? Esse é o conceito de dropshipping, que tem revolucionado o comércio, especialmente, o e-commerce. 

A ideia é atuar em parceria com intermediários, de modo que a loja foque em outras áreas, como marketing e vendas.

O modelo permite vender sem ter estoque. Assim, lojistas são intermediários entre fornecedores e clientes. O simples fato de não ter espaço físico para mercadorias indica redução de custos na operação: estrutura, colaboradores e equipamentos. 

Mas, será que vale a pena? Antes de avaliar os pontos, confira alguns dados interessantes:

E os números não param por aí. Com base nos estudos mencionados acima, varejistas do comércio eletrônico que utilizam dropshipping podem lucrar até 50% mais do que empresas com estoques locais.

Por isso, confira o conceito, etapas, vantagens e outras dicas sobre o tema!

O que é dropshipping

O dropshipping é como uma vitrine terceirizada. A reserva dos produtos é feita pelo fornecedor, assim como a entrega. Enquanto isso, vendedores fazem o “meio de campo”, com foco em anúncios, divulgações e vendas.

Na tradução, o termo indica “livre de remessa”. O que nos indica algumas das principais vantagens. Por exemplo, quem vende não terá custos com a operação logística, que inclui as etapas de armazenagem. Elas ficam por conta dos fabricantes.

Aliás, esse é um dos tipos de armazenagem que existem, chamada de terceirizada.

No entanto, é importante entender que não há garantias de sucesso. Até porque não basta ter um produto atraente e uma plataforma online com muito acesso. É essencial pensar no negócio todo, considerando a escolha dos fornecedores até a experiência do cliente.

Atualmente, temos várias plataformas disponíveis no e-commerce que podem ser usadas pelas lojas que querem trabalhar com o dropshipping. Entre elas, Alibaba, Shopify, Modalyst, Nuvemshop, Oberlo, Printify e tem muitas outras.

Inclusive, o dropshipping é legalizado. Ou seja, uma estratégia de negócios que está amparada pela lei. Até porque nada mais é do que um modelo que dispensa a aquisição de estoque próprio. No qual, a empresa conecta o fornecedor ao cliente final.

Para minimizar riscos e aproveitar as oportunidades, é importante saber como o processo funciona do começo ao fim. Esse é o assunto do próximo tópico!

Como funciona o dropshipping

No dropshipping, os vendedores possuem a lista de produtos disponibilizados pelos fornecedores. Geralmente, o que acontece em tempo real, por meio do cloud computing.

Em uma segunda etapa, os clientes fazem os pedidos nas plataformas de e-commerce. Ou seja, concretizam a compra, a partir da escolha dos produtos. Observe que todo processo de divulgação e marketing é por conta de quem vende, assim como a prospecção.

Na sequência, os vendedores enviam as ordens de compra para os parceiros, o que pode acontecer por meio de automações. Afinal, é preciso ter a troca de informações, como os dados pessoais e de entrega dos consumidores.

A última etapa fica com os fornecedores, que separam os pedidos e fazem a entrega das mercadorias. O mais comum é que eles também ofereçam suporte, atendimento e outros serviços de pós-venda de cada produto (assistência técnica, reparos e trocas).

Os benefícios do dropshipping

Benefícios do dropshipping

Para quem está estudando a possibilidade de trabalhar com o dropshipping, uma boa pergunta tem relação com os benefícios. 

Afinal, esses pontos indicam se é um investimento que valerá a pena ou não. Então, confira as principais vantagens do dropshipping!

Baixo custo

De fato, os vendedores não possuem custo de armazenagem, como estruturas, equipamentos e mão de obra. Porque não têm estoque próprio. Definitivamente, pode ser uma boa ideia para começar a empreender mesmo sem muitos recursos disponíveis.

Processo rápido

Outro ponto positivo é que o dropshipping é uma solução imediata para gerar renda. Permite um processo de vendas rápido porque prospectam clientes mais rapidamente do que se tivessem que montar as estruturas para armazenar as mercadorias em estoque. 

Operação flexível

Esse é um modelo de negócios que possui risco. No entanto, não se tem o risco de comprar mercadorias e ter os itens parados no estoque, por exemplo. Logo, é uma operação mais flexível no sentido de ajustar a demanda sem se preocupar tanto com o giro de estoque.

Pós-venda

O pós-venda referente ao produto fica por conta dos fornecedores. Então, as empresas podem focar em outras áreas, como no relacionamento que visa a melhor experiência do cliente. Ou seja, criar ações de fidelização para vendas recorrentes.

Como investir no dropshipping assertivamente?

Para ter um investimento mais assertivo e evitar os riscos, é preciso contar com parceiros confiáveis que auxiliem durante todo o processo.

Afinal, falhas podem gerar baixa margem de lucro, erros na plataforma e controle de estoque, por exemplo.

Sendo assim, para essa pesquisa de parceiros, temos estoque fulfillment. Conhece?

Basicamente, é um método que permite o gerenciamento de pedidos e operações com mais eficiência. O que acontece a partir do melhor controle logístico: da separação até o pós-entrega das mercadorias aos consumidores.

Se quiser saber mais sobre esse tipo de estoque, leia este outro conteúdo. Nele, explicamos tudo sobre o que é o fulfillment; assim como para que serve e como aplicá-lo na sua empresa.

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