Um dos modelos mais tradicionais para armazenagem de mercadorias são as estantes. Inicialmente, fabricadas com madeira, receberam outras matérias-primas como aço e plástico, para oferecer mais durabilidade, sustentabilidade e segurança nos estoques de diferentes setores econômicos.
Sendo assim, é importante ter conhecimento das diferenças e aplicações de cada material, para avaliar qual atenderá as demandas da sua empresa. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas.
Em quais situações logísticas as estantes são mais adequadas?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que as estantes foram os primeiros móveis utilizados no setor de armazenagem. Inicialmente, construídas em madeira, foram se aprimorando para atender a produção industrial em massa, com matérias-primas que suportam maior peso e quantidade de mercadorias.
Desse modo, os materiais que ofereceram melhores condições nos estoques foram os metais, já que são leves, resistentes ao desgaste e mais econômicos em relação à madeira. Outros pontos, destacados como vantajosos pelos especialistas, são o layout e a melhor organização das instalações.
Quais as características das estantes de aço?
Não há dúvidas de que a principal característica das estantes de aço é a resistência.
Devido à sua variedade de combinações de espessuras de chapas, quantidade de reforços e modelos de colunas, as estantes podem suportar de 50kg até 390kg por prateleira, atendendo várias necessidades de armazenagem. Por esse motivo, são as opções mais procuradas por varejistas.
Outro ponto que diferencia o produto é a diversidade de acessórios, como fechamento lateral e fundo, portas, divisores de prateleiras, detentores, gavetas, etc. Isso possibilita a customização do produto conforme a necessidade de cada cliente.
Além do mais, as estantes em aço são facilmente montadas e desmontadas, podendo ser remanejadas conforme necessidade e quantas vezes forem necessárias.
Quais as características das estantes de plástico?
Assim como as estantes de aço, as peças em plástico oferecem alta durabilidade, principalmente as que utilizam subprodutos mais resistentes como o polímero. Em alguns casos, são preferencialmente utilizadas em ambientes agressivos, que apresentem características como alta umidade.
Desse modo, são soluções práticas para armazenamento de itens em empresas que necessitam de alto aproveitamento de espaço.
Vale destacar que são disponibilizadas em vários tamanhos, estilos e cores, com estruturas projetadas para diferentes quantidades de peso.
No entanto, este material é mais sensível a deformidades do que o aço.
Qual a melhor opção: estante de aço ou estante de plástico?
Como observado anteriormente, as duas estruturas oferecem vantagens para as empresas que atuam com logística de recebimento e envio de mercadorias.
Porém, estantes de aço são opções melhores para armazenagem de produtos, proporcionam uma melhor gestão logística e de estoque, gerando mais resultados.
Quando optado pelo aço, as estantes são customizadas, adequando as prateleiras e estrutura de acordo com a demanda.
Na ISMA, você conta com uma linha completa de estantes e demais móveis de aço para diferentes atividades. Acesse o site e saiba mais sobre as opções disponíveis.