Por que fazer a inspeção em seu sistema de armazenagem com um fabricante?

por que fazer a inspecao em seu sistema de armazenagem com um fabricante

Todo sistema de armazenagem aparenta ser um simples perfil em aço dobrado, mas ele é o resultado de um rigoroso dimensionamento capaz de suportar a carga a ser armazenada, sempre com a máxima estabilidade, precisão e, principalmente, segurança.

Mesmo que o aço utilizado seja uma matéria-prima com grande resistência, engana-se quem pensa que o sistema de armazenagem pode ser utilizado sem critérios.

É dever da empresa promover a constante inspeção no sistema de armazenagem, principalmente em Porta-Paletes, que são as estruturas de armazenagem mais utilizadas pela maioria das empresas do setor logístico. 

Essa inspeção tem como objetivo garantir que o produto está sendo utilizado corretamente e objetiva também avaliar avarias e riscos potenciais de acidentes.

Assim, é de suma importância, conforme proposto na NBR 15524, que o procedimento de inspeção seja realizado de forma periódica e, sempre que possível, por empresas fabricantes.

 

Quero fazer a inspeção do meu porta-palete? Quem devo procurar?

Ao contrário do que ocorria há alguns anos atrás, a oferta de um serviço de inspeção do sistema de armazenagem é bastante ampla. São inúmeras empresas que trabalham com a oferta deste serviço. Mas, independentemente disso, é muito importante avaliar a capacidade e o know-how dos profissionais envolvidos neste procedimento.

Algumas empresas de engenharia costumam incluir no portfólio este serviço. Porém, elas entendem que a inspeção se resume à elaboração de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Este é um documento que qualquer engenheiro registrado no CREA é apto a emitir, exigido por muitas empresas de fiscalização. 

Porém todo sistema de armazenagem, principalmente o Porta-Palete, possui um comportamento diferente de outras obras civis e deve ser inspecionado com base nessa diferença. Ele sofre influência diária de usuários, equipamentos de movimentação e piso, este último também com características próprias.

Dessa forma, a melhor recomendação é buscar pelos serviços de um fabricante. Ele conhece todos os detalhes fabris e de engenharia de cada peça que compõe o Porta-Paletes, conhece também cada treliçamento e cada amarração, e consequentemente a função de cada um. 

Além da experiência sobre o produto, desde a concepção do projeto até a montagem, o fabricante conhece também todo o processo logístico e recomendações de utilização do sistema de armazenagem, tendo know-how para identificar e antecipar possíveis sinistros.

Dessa maneira, vale ponderar quais objetivos sua empresa pretende atingir com a inspeção: ela busca apenas um documento ou a segurança da operação, produtos armazenados e colaboradores?

 

ART: Documento importante, mas que não evita um sinistro

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento que vincula a responsabilidade técnica de um profissional (pessoa física) ou de uma pessoa jurídica (empresa) a uma determinada “solução”, que pode ser um produto, um serviço ou qualquer outra atividade desempenhada por um profissional de Engenharia. 

No caso dos sistemas de armazenamento Porta-Paletes, a ART não evita a ocorrência de um sinistro, porém garante a existência de um responsável técnico.

No caso de uma inspeção, a ART é emitida após finalização do serviço e no caso de riscos identificados ou interdição de área, após a correção dos mesmos. Porém o mais importante em um serviço desta natureza não é somente a emissão de uma ART, e sim a correção de avarias e conscientização de hábitos que são potenciais grandes causadores de acidentes.

Por isso é bastante importante buscar os serviços de empresas e profissionais especialistas no segmento de inspeção de sistemas de armazenagem. O know-how destes especialistas influencia diretamente na qualidade do serviço proposto, resultando em mais segurança para o seu negócio.

 

Por que é fundamental conhecer o fabricante?

Saber quem é o fabricante do sistema de armazenagem é imprescindível, principalmente porque algumas empresas só executam os processos de inspeção em produtos fabricados por elas mesmas. 

Isso ocorre porque, no caso da necessidade de substituição de peças, nem sempre é possível adquiri-las de outro fabricante, por existirem vários perfis existentes no mercado, exclusivos a um ou outro sistema de armazenagem. 

Para evitar essa incompatibilidade, algumas empresas optam por prestar serviços de inspeção exclusivamente em produtos de sua marca. Mas há outras empresas que inspecionam Porta-Paletes de qualquer marca, como é o caso da equipe ISA, que veremos a seguir.

Mas, caso não seja possível identificar qual é o fabricante, a recomendação é procurar uma empresa que realize serviços de inspeção em sistemas de armazenagem de qualquer fabricante. 

Uma coisa é certa: nunca deixe de realizar as inspeções!

 

O que é a ISA?

A ISA (Inspeção de Sistemas de Armazenagem) é uma linha de negócios exclusiva da ISMA, com pioneirismo no serviço de inspeção de Porta-Paletes. A ISA foi criada com base na exigência da norma NBR 15524, que mostra as diretrizes quanto à inspeção de porta-paletes.

A ISA foi criada pela ISMA em um cenário que visava atender uma grande necessidade do mercado, ainda era carente na oferta deste serviço.

Com o know-how de mais de 50 anos de atendimento, consultoria e fabricação de sistemas de armazenagem, a ISA presta o serviço de inspeção com idoneidade, credibilidade e segurança, em Porta-Paletes da ISMA e de qualquer outra marca/fabricante. 

Os técnicos de campo da ISA garantem na inspeção uma análise bastante minuciosa e completa, garantindo melhor aproveitamento dos componentes e não considerando qualquer nível de patologia como área condenada, trazendo economia e agilidade para os processos logísticos dos clientes.

 

Saiba mais sobre a ISMA

A ISMA, uma empresa genuinamente brasileira, possui mais de 50 anos de experiência no segmento de sistemas de armazenagem, sendo conhecida nacionalmente pela sua alta capacitação técnica. 

Sempre disponível para o desenvolvimento de soluções inovadoras, através de seus produtos ou serviços especializados, a ISMA possui uma equipe altamente qualificada e disposta a resolver as questões ligadas à armazenagem, sempre priorizando o custo-benefício, a partir da valorização da segurança.

A ISMA tem como política de qualidade a satisfação total de seus clientes, buscando continuamente a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços ao menor custo possível, identificando e analisando necessidades do cliente e atendê-las rapidamente.

 

Quer saber mais sobre o serviço de inspeção da ISMA? Acesse nosso site e confira os serviços da ISA.