Last Mile: o que é essa estratégia

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O termo Last mile (última milha no português) é empregado no setor de transportes e logística para designar a etapa final de entrega de mercadorias. A importância do procedimento é tanta que é considerado uma estratégia para reduzir custos operacionais e principalmente, proporcionar uma experiência satisfatória aos clientes.

Afinal, os consumidores que recebem produtos avariados, com embalagem rompida ou com prazo além do combinado no fechamento da venda, provavelmente pensarão antes de comprar novamente com a empresa. Trata-se de um ponto de atenção importante tanto para negócios que têm o próprio serviço de entrega, quanto para os que terceirizam. 

Desse modo, reunimos as principais informações sobre o assunto, para que você possa avaliar como o serviço é realizado na sua empresa. 

 

O que é Last mile no setor logístico?

Last mile é a última fase do processo de compra de uma mercadoria. Ou seja, ao adquirir um bem, o pagamento é processado, o produto separado e enviado para entrega até o consumidor final. Desse modo, problemas com prazo, condições da embalagem ou extravio de produtos, impactam negativamente a empresa, além de gerar reclamações. 

Vale destacar que as melhorias em logística foram fundamentais para o aumento das vendas no e-commerce. Em 2021, o mercado nacional somou R$ 161 bilhões de faturamento e um crescimento de 26,9% nas vendas, em relação ao período anterior. 

Sendo assim, para dar conta de atender os milhares de clientes, as empresas precisaram aperfeiçoar os serviços e investir no Last mile, tendo em vista a concorrência com marcas varejistas mais experientes nesse modelo de entrega.  

É importante destacar que o modelo de entrega é dividido da seguinte forma: Fisrt mile (primeira milha – produto sai da fábrica), Middle mile (milha intermediária – transporte até chegar no centro de distribuição) e Last mile (última milha – produto sai do centro de distribuição para o destinatário final). 

 

Como melhorar os resultados na operação?

 

Uma pesquisa global realizada no setor de e-commerce, um dos que mais utilizam o Last mile, foi publicada pela consultoria Capgemini Research Institute e aponta que consumidores satisfeitos voltam a realizar compras com maior frequência e esperam que as marcas reduzam o tempo de entrega. 

Enquanto isso, as empresas entrevistadas informaram que estão investindo na mecanização e automação das atividades, para agilizar o atendimento de entregas. 

Contudo, três desafios ainda precisam ser superados para potencializar a qualidade dos serviços Last mile: preço do frete, indisponibilidade de entrega no mesmo dia e atraso na data combinada. 

Ainda que os investimentos sejam altos, as ferramentas tecnológicas são as melhores opções para empresas que desejam se consolidar no mercado e aumentar o número de clientes. 

Com esse entendimento, elencamos algumas alternativas com resultado positivos na Last mile:

 

  • Oferecer alternativas de valor do frete para o consumidor, de modo que ele possa escolher a opção mais compatível com o orçamento (frete econômico ou sedex, por exemplo);
  • Agendamento de horário de entrega (para clientes que ficam o dia inteiro fora de casa) ou ainda, localização de endereço para retirada;
  • Código de rastreamento e sistema de acompanhamento via GPS, para que o consumidor possa acompanhar todas as fases da Last mile;
  • Pesquisa de satisfação do consumidor com relação à transportadora (termômetro para saber o desempenho da empresa parceira);
  • Considerar o investimento em centros de distribuição estratégicos para o negócio, de modo a atender com mais agilidade os consumidores da região.

 

Dicas para potencializar os serviços de entrega

Como foi possível observar, a operação do Last time é determinante para a satisfação e consolidação da clientela das empresas. Contudo, alguns processos ainda apresentam custos que diminuem a margem de lucro. 

Tendo em vista que as solicitações de serviços de entrega devem aumentar ainda mais nos próximos anos, os empresários precisam se adaptar para conquistar novos clientes e áreas de atuação. 

Sendo assim, acompanhe algumas dicas de especialistas no setor e que podem fazer a diferença nos custos operacionais, confira:

  • Criar um cronograma que define redução de tempo nas etapas de entrega, ou seja, o que é possível otimizar para não comprometer o Last time;
  • A automação tem um impacto positivo direto na preparação dos pedidos e atualização da quantidade de mercadorias, por isso invista em softwares de gerenciamento de armazenagem e estoque;
  • É importante contar com mais de uma empresa parceira para entrega das mercadorias, para não depender de uma só transportadora. Se a empresa realiza entregas em todas as regiões do país, mais opções são imprescindíveis.

Em resumo, o Last Mile é uma estratégia importante e já consolidada no varejo mundial. Por isso, as empresas devem buscar formas de adequar os serviços logísticos para atender a última e decisiva etapa de entrega de produtos: o consumidor final. 

No blog da ISMA você tem acesso a conteúdos relevantes do setor logístico, em todas as fases da operação. Clique no link para se manter atualizado com nossos conteúdos.

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