Em armazéns, o controle de estoque é um dos procedimentos mais importantes dentro de sistemas de armazenagem e um dos meios mais econômicos de manter o estoque organizado é por meio da estrutura porta-paletes. O uso de porta-paletes ajuda empresas a realizar a correta separação dos itens até a localização mais rápida das mercadorias.
Porém, por vezes pode ser necessário adotar emendas nas estruturas dos porta-paletes, fato que pode gerar apreensão quanto à segurança no uso dessa estrutura. Assim, as emendas nas colunas são necessárias em algumas ocasiões, mas elas são seguras, ou seja, podem trazer perigo à empresa?
Convidamos a entender a importância do uso de emendas nas colunas de porta-paletes, as normativas que regulamentam esse procedimento, além dos possíveis riscos que precisam ser considerados.
Emendas em colunas de porta-paletes: muitos benefícios
As emendas representam um recurso que amplamente utilizado em praticamente todo tipo de estrutura metálica, inclusive Sistemas de Armazenagem, caso de porta-paletes. Toda emenda consiste em um componente projetado para a conexão de duas ou mais partes diferentes de um elemento, de modo que os mesmos se tornem uma única peça.
O uso das emendas possui diversas vantagens, tais como:
Otimização da logística
Em porta-paletes, o uso da emenda torna possível o transporte de peças que seriam excessivamente longas. Caso essas emendas não existissem, haveria grande dificuldade, tornando inviável a existência de um produto.
As emendas também são muito adequadas para casos onde o acesso (do galpão/área) de peças longas é restrito, permitindo uma gestão logística melhor elaborada.
Pré-tratamento por imersão
A segmentação da coluna, com o uso de emendas, permite melhores condições de pré-tratamento dos elementos, haja visto que os comprimentos destes possibilitam a execução de um processo por imersão em fosfato de zinco.
Isso confere ao produto pelo menos 500 h em salt spray (teste com névoa salina). Esse é um índice muito superior àqueles praticados por outros players no mercado, que pré tratam peças por aspersão em fosfato de ferro.
Facilidade na manutenção
Em porta-paletes, as emendas podem ser “soldadas” ou “parafusadas”. Nos casos de produtos pré-engenheirado, como os fabricados pela ISMA, adota-se o modelo executado por meio de parafusos.
Assim, é possível que um segmento da coluna, que foi avariado, seja reparado sem a necessidade da substituição integral do elemento, ou seja, quando há uma boa emenda substitui-se somente o segmento danificado.
Mesmo padrão visual
As duas partes da coluna de um porta-paletes que se conectam possuem o mesmo padrão de furação, perfil e acabamento, enquanto a peça que as une é instalada por dentro das colunas. Portanto, as emendas para colunas, principalmente as fabricadas pela ISMA, não conferem nenhuma modificação estética ao produto.
Resistência
Os segmentos de coluna com emenda possuem a mesma resistência ou até resistência maior que colunas inteiriças, por conferirem maior rigidez ao elemento estrutural. As propriedades geométricas da emenda são maiores que as propriedades dos segmentos das colunas.
Fundamento normativo e limitações do uso das emendas
A norma técnica de porta-paletes (NBR-15524:2007) apresenta diretrizes para o uso de emendas – do projeto à montagem, abordando também os conceitos de dimensionamento.
A existência e seguimento dessas diretrizes é, na prática, obrigatória em estruturas mais altas (por exemplo, superiores a 12 m), enquanto, para produtos mais baixos, não há nenhuma restrição normativa em relação às mesmas. Ou seja, é perfeitamente admitido o seu uso em qualquer altura de porta-paletes.
A única limitação é que, se houver a necessidade, a instalação de longarinas deve ocorrer em posição coincidente com as emendas, sendo necessário o uso de parafuso passante neste nó de ligação.
Diante disso tudo, quando a emenda é bem realizada, este recurso não compromete o desempenho, nem reduz o nível de segurança do porta-paletes, sendo um elemento construtivo com eficiência semelhante a outro qualquer processo.
As emendas, obtidas por processos fabris tão rigorosos quanto aqueles adotados para o beneficiamento dos demais constituintes dos produtos, devem ser dimensionadas e estarem aptas a suportar todos os esforços solicitantes decorrentes do uso do porta-paletes – da montagem à operação, propriamente dita.
Com tantas vantagens, adquirir um sistema de armazenagem que pode utilizar emendas não representa um perigo para sistemas de armazenagem, podendo trazer muitos benefícios e economia ao setor, desde que exista boa capacidade construtiva do porta-paletes.
Neste contexto, a ISMA, com mais de 50 anos de experiência, possui ampla capacidade produtiva, com profissionais altamente capacitados e preparados para atender as melhores soluções para armazenagem de acordo com cada necessidade.
Para saber mais, convidamos você a conhecer os principais sistemas de armazenagem da ISMA.