Gestão logística é mais que mover mercadorias do ponto A para o ponto B, sendo decisiva para reduzir custos e aumentar a lucratividade das empresas também. Neste artigo, descubra as principais estratégias para alcançar esse resultado e transformar a sua operação.
O que é gestão logística?
A logística envolve o caminho de uma mercadoria, da fabricação ao consumidor. A gestão logística, nesse sentido, é o gerenciamento que acontece durante o processo. E quanto mais estratégica ela for, melhores os resultados que pode gerar para a empresa.
Nesse trajeto, processo ou ciclo em que o produto percorre, existem várias etapas fundamentais, que funcionam como engrenagens de um mesmo sistema. Se você imaginou a parte interna de um relógio mecânico, saiba que é uma ótima analogia.
Só que no caso da logística, essas engrenagens são chamadas de etapas:
- Compra;
- Produção;
- Transporte;
- Armazenamento;
- Distribuição;
- Entrega.
Assim, quando as etapas são eficientes, os resultados são positivos, aumentando a lucratividade. Isso explica um dos principais objetivos da gestão logística: planejar, integrar e otimizar as atividades de modo a mantê-las alinhadas com as metas financeiras.
As vantagens de uma boa gestão na logística
O Sebrae de Alagoas pontuou algumas das principais vantagens que se pode ter, ao investir em gestões mais estratégicas no mercado logístico. “É a chave para o crescimento de uma empresa”. Confira a seleção:
- Redução de custos: ao otimizar processos, há diminuição de despesas;
- Otimização do estoque: porque evita desperdícios e otimiza os recursos;
- Operação flexível: adaptável às necessidades do mercado e dos clientes;
- Aumento da eficiência: no armazenamento das mercadorias;
- Satisfação do cliente: afinal, a entrega é mais rápida e eficiente;
- Mais visibilidade: visão mais clara dos processos e soluções mais rápidas;
- Mais competitividade: a empresa fica mais forte para vencer a concorrência.
É válido lembrar que esses benefícios são para todos os tipos de logística, já que alguns especialistas fazem essa diferenciação. Eles mencionam as logísticas de produção, suprimentos, distribuição e reversa, por exemplo.
Como aumentar a lucratividade da empresa?
Indo direto ao ponto, depois do conceito de gestão logística, vem a pergunta: quais as melhores estratégias para que esse gerenciamento impacte positivamente no lucro? Temos uma seleção das melhores práticas para aplicar na sua empresa, confira!
1 – Comece pelo planejamento
Ainda que algumas decisões precisem ser tomadas com urgência e improviso, a verdade é que quanto mais bem planejada uma atividade é, maiores as chances de sucesso. Inclusive, faz diferença na hora de antecipar demandas e tornar a logística mais eficaz.
O planejamento logístico pode ser:
- Estratégico: um olhar geral sobre toda a rede logística;
- Tático: alocação de recursos e adaptação às mudanças;
- Operacional: relatórios e movimentação de produtos.
É um ponto que antecede qualquer operação. Por exemplo, no mapeamento das instalações e escolha dos melhores fornecedores. Assim como na otimização do espaço para armazenar as mercadorias e visualização das demandas com base no histórico.
2 – Dê atenção ao controle de estoque
Outro assunto importantíssimo é o estoque. A administração desse setor é mais do que simplesmente organizar os produtos em prateleiras. Também é preciso avaliar outros pontos, como as datas e os lotes de validade, além da escolha das melhores estruturas.
Lembrando que a estocagem é uma ação interna do armazenamento, que inclui ainda:
- Conferência;
- Separação;
- Etiquetagem;
- Embalagem;
- Expedição.
Para chegar nos objetivos, é interessante considerar tipo, volume e tráfego de itens no estoque com o espaço.
Aliás, hoje, um dos maiores desafios das empresas tem a ver com estruturas inadequadas para o armazenamento de produtos. E isso acontece em diversos segmentos, indústria, agronegócio, comércio, varejo e muito mais.
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3 – Use a tecnologia e os dados
Em algum momento, você deve ter ouvido falar sobre o data driven: uso de dados e informações para embasar melhores decisões. Isso também acontece na gestão logística, e a tecnologia é uma ferramenta que permite alcançar esse resultado.
Um detalhe fundamental está em considerar o processo de transformação da informação em conhecimento. Ou seja, após coletar os dados é preciso usá-los a favor da empresa, como na:
- Otimização de rotas;
- Redução de custos;
- Prevenção aos atrasos nas entregas.
Há vários softwares e programas que permitem um monitoramento automático e online, assim como a automatização de processos, que vão ao encontro dessa ideia de integrar a comunicação entre colaboradores e áreas. Entre eles:
- WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e
- CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).
Cada um deles é focado em um objetivo, como no armazém ou no cliente. Mas, podem ser integrados a outros sistemas ou a um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Assim, permite que os gestores avaliem tudo de um único lugar centralizado.
4 – Fique de olho nas tendências do setor
Outra dica para todos os profissionais da logística é se atualizar sobre as tendências do setor. Principalmente porque ele é impulsionado por inovações tecnológicas e ideias que visam os melhores resultados, tanto financeiros quanto em sustentabilidade e outros.
Para se ter exemplos, considere essas trends logísticas:
- Inteligência Artificial;
- Plataformas Big Data;
- Cibersegurança;
- Veículos elétricos.
Uma maneira simples e eficiente de acompanhar tais movimentos é acessando nosso blog, onde disponibilizamos semanalmente conteúdos atualizados. Você também pode se inscrever na newsletter, que vai direto para o seu e-mail.
5 – Avalie com os indicadores de desempenho
Para saber se as ações da gestão logística estão surtindo efeito, uma maneira de avaliar é usando os indicadores de desempenho. Aqui também são múltiplas as opções disponíveis no mercado em termos de métricas e análises. As mais usadas são:
- Pedidos dentro do prazo;
- Tempo de ciclo do pedido;
- Tempo médio da entrega;
- Taxa de devolução;
- Custos do transporte;
- Quantidade de avarias; etc.
Observe que esses KPIs, como também são conhecidos os indicadores, servem para várias finalidades, especialmente, no que tange à busca por melhorias contínuas. Assim, deve-se avaliar com estratégia os resultados e tomar decisões compatíveis.
ISMA, a sua parceira ideal para uma gestão logística eficiente
Uma empresa deve ter dinamismo na operação, investimentos em inovações, integração de áreas e foco no cliente para uma gestão logística eficiente. E tem uma solução que contribui com todas essas características: os sistemas de armazenagem personalizados ISMA!
A ISMA é uma fabricante de Sistemas de Armazenagem que se adapta às várias necessidades do mercado, desde o tipo de produto até o espaço disponível. Todos os projetos são personalizados, de modo que atendam especificamente a cada negócio.
Essas soluções permitem:
- Melhor aproveitamento do espaço disponível;
- Redução de custos e de avarias nas mercadorias;
- Mais agilidade durante o processo e movimentação;
- Rápido atendimento e entrega aos clientes;
- Melhor satisfação do cliente e lucratividade para o negócio.
Portanto, a ISMA está totalmente preparada para fazer parte de uma gestão logística mais eficiente, melhorando os resultados da operação. Abaixo, entre em contato nossos especialistas e saiba mais sobre como ter estruturas adequadas para armazenar produtos: