Gestão logística: 5 estratégias para aumentar a lucratividade da empresa

gestão logística

Gestão logística é mais que mover mercadorias do ponto A para o ponto B, sendo decisiva para reduzir custos e aumentar a lucratividade das empresas também. Neste artigo, descubra as principais estratégias para alcançar esse resultado e transformar a sua operação.

O que é gestão logística?

A logística envolve o caminho de uma mercadoria, da fabricação ao consumidor. A gestão logística, nesse sentido, é o gerenciamento que acontece durante o processo. E quanto mais estratégica ela for, melhores os resultados que pode gerar para a empresa.

Nesse trajeto, processo ou ciclo em que o produto percorre, existem várias etapas fundamentais, que funcionam como engrenagens de um mesmo sistema. Se você imaginou a parte interna de um relógio mecânico, saiba que é uma ótima analogia.

Só que no caso da logística, essas engrenagens são chamadas de etapas:

  1. Compra;
  2. Produção;
  3. Transporte;
  4. Armazenamento;
  5. Distribuição;
  6. Entrega.

Assim, quando as etapas são eficientes, os resultados são positivos, aumentando a lucratividade. Isso explica um dos principais objetivos da gestão logística: planejar, integrar e otimizar as atividades de modo a mantê-las alinhadas com as metas financeiras.

As vantagens de uma boa gestão na logística

As vantagens de uma boa gestão na logística

O Sebrae de Alagoas pontuou algumas das principais vantagens que se pode ter, ao investir em gestões mais estratégicas no mercado logístico. “É a chave para o crescimento de uma empresa”. Confira a seleção:

  • Redução de custos: ao otimizar processos, há diminuição de despesas;
  • Otimização do estoque: porque evita desperdícios e otimiza os recursos;
  • Operação flexível: adaptável às necessidades do mercado e dos clientes;
  • Aumento da eficiência: no armazenamento das mercadorias;
  • Satisfação do cliente: afinal, a entrega é mais rápida e eficiente;
  • Mais visibilidade: visão mais clara dos processos e soluções mais rápidas;
  • Mais competitividade: a empresa fica mais forte para vencer a concorrência.

É válido lembrar que esses benefícios são para todos os tipos de logística, já que alguns especialistas fazem essa diferenciação. Eles mencionam as logísticas de produção, suprimentos, distribuição e reversa, por exemplo.

Como aumentar a lucratividade da empresa?

Como aumentar a lucratividade da empresa

Indo direto ao ponto, depois do conceito de gestão logística, vem a pergunta: quais as melhores estratégias para que esse gerenciamento impacte positivamente no lucro? Temos uma seleção das melhores práticas para aplicar na sua empresa, confira!

1 – Comece pelo planejamento

Ainda que algumas decisões precisem ser tomadas com urgência e improviso, a verdade é que quanto mais bem planejada uma atividade é, maiores as chances de sucesso. Inclusive, faz diferença na hora de antecipar demandas e tornar a logística mais eficaz.

O planejamento logístico pode ser:

  • Estratégico: um olhar geral sobre toda a rede logística;
  • Tático: alocação de recursos e adaptação às mudanças;
  • Operacional: relatórios e movimentação de produtos. 

É um ponto que antecede qualquer operação. Por exemplo, no mapeamento das instalações e escolha dos melhores fornecedores. Assim como na otimização do espaço para armazenar as mercadorias e visualização das demandas com base no histórico.

2 – Dê atenção ao controle de estoque

Outro assunto importantíssimo é o estoque. A administração desse setor é mais do que simplesmente organizar os produtos em prateleiras. Também é preciso avaliar outros pontos, como as datas e os lotes de validade, além da escolha das melhores estruturas.

Lembrando que a estocagem é uma ação interna do armazenamento, que inclui ainda: 

  1. Conferência; 
  2. Separação;
  3. Etiquetagem;
  4. Embalagem;
  5. Expedição. 

Para chegar nos objetivos, é interessante considerar tipo, volume e tráfego de itens no estoque com o espaço.

Aliás, hoje, um dos maiores desafios das empresas tem a ver com estruturas inadequadas para o armazenamento de produtos. E isso acontece em diversos segmentos, indústria, agronegócio, comércio, varejo e muito mais.

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3 – Use a tecnologia e os dados

Em algum momento, você deve ter ouvido falar sobre o data driven: uso de dados e informações para embasar melhores decisões. Isso também acontece na gestão logística, e a tecnologia é uma ferramenta que permite alcançar esse resultado.

Um detalhe fundamental está em considerar o processo de transformação da informação em conhecimento. Ou seja, após coletar os dados é preciso usá-los a favor da empresa, como na:

Há vários softwares e programas que permitem um monitoramento automático e online, assim como a automatização de processos, que vão ao encontro dessa ideia de integrar a comunicação entre colaboradores e áreas. Entre eles:

  • WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e 
  • CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Cada um deles é focado em um objetivo, como no armazém ou no cliente. Mas, podem ser integrados a outros sistemas ou a um ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Assim, permite que os gestores avaliem tudo de um único lugar centralizado.

4 – Fique de olho nas tendências do setor

Outra dica para todos os profissionais da logística é se atualizar sobre as tendências do setor. Principalmente porque ele é impulsionado por inovações tecnológicas e ideias que visam os melhores resultados, tanto financeiros quanto em sustentabilidade e outros.

Para se ter exemplos, considere essas trends logísticas:

Uma maneira simples e eficiente de acompanhar tais movimentos é acessando nosso blog, onde disponibilizamos semanalmente conteúdos atualizados. Você também pode se inscrever na newsletter, que vai direto para o seu e-mail.

5 – Avalie com os indicadores de desempenho

Para saber se as ações da gestão logística estão surtindo efeito, uma maneira de avaliar é usando os indicadores de desempenho. Aqui também são múltiplas as opções disponíveis no mercado em termos de métricas e análises. As mais usadas são:

  • Pedidos dentro do prazo;
  • Tempo de ciclo do pedido;
  • Tempo médio da entrega;
  • Taxa de devolução;
  • Custos do transporte;
  • Quantidade de avarias; etc.

Observe que esses KPIs, como também são conhecidos os indicadores, servem para várias finalidades, especialmente, no que tange à busca por melhorias contínuas. Assim, deve-se avaliar com estratégia os resultados e tomar decisões compatíveis.

ISMA, a sua parceira ideal para uma gestão logística eficiente

Uma empresa deve ter dinamismo na operação, investimentos em inovações, integração de áreas e foco no cliente para uma gestão logística eficiente. E tem uma solução que contribui com todas essas características: os sistemas de armazenagem personalizados ISMA!

A ISMA é uma fabricante de Sistemas de Armazenagem que se adapta às várias necessidades do mercado, desde o tipo de produto até o espaço disponível. Todos os projetos são personalizados, de modo que atendam especificamente a cada negócio.

Essas soluções permitem:

  • Melhor aproveitamento do espaço disponível;
  • Redução de custos e de avarias nas mercadorias;
  • Mais agilidade durante o processo e movimentação;
  • Rápido atendimento e entrega aos clientes;
  • Melhor satisfação do cliente e lucratividade para o negócio.

Portanto, a ISMA está totalmente preparada para fazer parte de uma gestão logística mais eficiente, melhorando os resultados da operação. Abaixo, entre em contato nossos especialistas e saiba mais sobre como ter estruturas adequadas para armazenar produtos:

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