orçamento

Conheça os tipos de paletes para armazenagem

tipos de paletes

Fundamentais para as operações logísticas, os paletes acondicionam as mercadorias em cargas, e facilitam a movimentação das mesmas. 

Além disso, são ótimos para otimizar espaços e garantir a segurança das operações. Abaixo, conheça todos os tipos de paletes para armazenagem.

Os tipos de paletes para armazenagem

O palete é um tipo de estrado, comumente usado em atividades logísticas que envolvem a movimentação e armazenamento de cargas. 

Uma das principais vantagens é a otimização do trabalho desse setor. Mas você sabe quais tipos de paletes para armazenagem existem?

Em qualquer parte do mundo, os paletes podem ser categorizados de duas formas: pelos materiais usados em suas fabricações ou com o foco em suas aplicações. 

Abaixo, veja uma lista completa com as opções de paletes disponíveis atualmente.

Tipos de paletes conforme o material

Nessa primeira parte, vamos trazer os tipos de paletes que conhecemos a partir do material usado no processo de fabricação. 

O mais conhecido é o PBR que, originalmente, é feito com a madeira do pinus ou do eucalipto. Entenda!

Paletes PBR

Paletes PBR

O palete PBR é o padrão brasileiro, com características conforme a NBR 9.192. Esse modelo é conhecido por ser resistente e de fabricação simples. 

A partir do palete PBR surgiram variações, atualmente usadas em setores específicos. O mais comum é que essas versões compartilhem de dimensões e uso, mas mudam no material. 

Aliás, os paletes PBR tradicionais são de madeira. Geralmente, usa-se pinus ou eucalipto para produção. 

São resistentes e, por isso, possuem maior capacidade de carga. O resultado é um dos paletes com melhor custo-benefício do Brasil.

Paletes de plástico

A primeira variação é o palete de plástico, comum no setor de alimentos porque podem ser limpos e desinfetados com facilidade. 

Logo, são mais higiênicos e leves, além de não absorverem umidade. E também tem o palete plástico dupla face.

Paletes de metal

Os paletes metálicos são outra opção que vem do PBR. Um dos diferenciais é a fabricação em vários formatos, atendendo alguns setores do mercado. 

Hoje, é um dos paletes mais versáteis que existem, podem ter acessórios e suportes.

Paletes de papelão

Bem menos comuns do que os outros, o palete de papelão tem a principal característica de ser leve. 

Por isso, é usado no transporte aéreo mais do que em qualquer outro lugar. Ele não tem resistência à água e serve para cargas leves.

Os tipos de paletes conforme o uso

Especialmente no que diz respeito aos usos internacionais, o setor logístico também encontra uma variação de tipos de paletes com base em características que não são relacionadas apenas ao material, mas, sim, com a utilização. Conheça-os.

Paletes descartáveis

Um desses tipos de paletes para armazenagem são os descartáveis, feitos com madeira leve e baixo custo. 

Fabricados a partir da necessidade e mundialmente conhecidos como paletes oneway, por serem usados uma única vez.

Paletes retornáveis

Neste caso, funcionam de forma oposta ao descartável, sendo bem mais resistentes. 

Os paletes retornam às empresas ou empreendimentos, podendo ser usados novamente em ações seguintes. 

Paletes de movimentação

É um palete diferenciado, no sentido de que não sofre impacto no transporte porque é usado apenas na locomoção de cargas. Com isso, costumam durar mais. 

Esse modelo é indicado para locais com empilhadeiras e suporta diferentes cargas.

Paletes para exportação

Pode ser feito em qualquer material dos que vimos acima, especialmente, o metal. 

O que muda é o tamanho, pensado com base no transporte entre países: aéreo, marítimo ou terrestre. Além disso, passa por inspeções fitossanitárias.

Paletes de duas entradas

São paletes feitos com longarinas que geram duas entradas, proporcionando mais resistência ao peso. Logo, acaba sendo indicado para o uso em Porta-Paletes

Paletes de quatro entradas

É semelhante ao modelo de duas entradas, com o diferencial de possuir aberturas em todos os lados.

Dessa forma, os paletes podem ser usados em empilhadeiras ou transpaleteiras — e os garfos do equipamento entram em qualquer direção. 

Paletes Europa

Os paletes europeus, ou euro pallets, vem da década de 1960, com o desenvolvimento das ferrovias. 

O padrão tem a ver com o tamanho (1.200mm X 800mm) e foi comissionado para vagões pela União Internacional de Ferrovias.

Paletes do tipo CP

A série CP vai do CP1 ao CP9 e foi criada pela indústria química europeia, com foco na movimentação de barris de líquidos químicos. 

Hoje, o CP2 e o CP3 são os mais conhecidos pelos tamanhos, sendo: 800mm X 1.200mm e 1.140mm x 1.140 mm.

Paletes da América do Norte

O padrão da América do Norte, o Pallet GMA (Grocery Manufactures Association), foi criado para o transporte de alimentos. 

Deveriam ser acessíveis para todo Estados Unidos. Hoje, representam 30% dos paletes do país.

Paletes da Austrália

A Austrália é um país com o próprio padrão para paletes. As dimensões foram pensadas em tamanhos de contêineres que, por sua vez, são usados em ferrovias locais. 

O padrão é o Australian Standard (AS), amplamente utilizado no país de origem.

Saiba como usar os paletes na armazenagem

Saiba como usar os paletes na armazenagem

O palete é um estrado ou plataforma que acondiciona as mercadorias. É um acessório eficaz para organizar e otimizar o transporte e o armazenamento dos produtos em estoques, armazéns, centros de distribuição e todos os lugares que usam de serviços logísticos.

No entanto, não basta ter um espaço físico disponível para alocar paletes. O ideal é ter estruturas metálicas de qualidade, que permitam o melhor acondicionamento dos estrados. 

A boa notícia é que atualmente é possível criar sistemas de armazenagem inteligentes e personalizados para cada tipo de negócio e empresa. Ou seja, respeitando o espaço disponível, o tipo de mercadoria, o material do palete e qualquer outra individualidade do local.

Na prática, o uso de paletes com sistemas de armazenagens cria a verticalização, uma técnica eficiente para otimizar a estocagem de produtos e cargas, de modo que sejam empilhadas com segurança.

Então, independente do segmento e objetivo de crescimento, o ideal é realizar o máximo aproveitamento do espaço, para otimização de custos e maior competitividade diante do mercado.

Onde encontrar sistemas de armazenagens inteligentes?

Após conhecer os tipos de paletes para armazenagem, o próximo passo é iniciar a montagem desses sistemas. Nessa hora não dá para errar: somente confiando o seu projeto em uma fabricante com credibilidade e expertise!

A ISMA possui 53 anos de atuação no mercado, proporcionando a verticalização em armazéns e centros de distribuição.

Um grande case de sucesso foi no Centro de Distribuição do Magalu, em Benevides (PA). A capacidade de armazenagem dobrou com o uso de porta-paletes da ISMA. Agora, há espaço para 30.000 posições paletes. A estrutura tem mais de 12 metros de altura e 2.600 módulos com capacidades variadas. Conheça toda essa história.

Também é importante saber que o Porta-Paletes é apenas uma das opções de estruturas para armazenagem de paletes. Dependendo da operação, fluxo de movimentação e tipo de produto a ser armazenado, existem várias outras opções de sistemas de armazenagem disponíveis. Confira todas as estruturas disponibilizadas pela ISMA.

Compartilhe

Assine a nossa
Newsletter

Confira nosso catálogo de Sistemas de armazenagem

mockup catalogo sistemas de armazenagem 3Baixar

Confira nosso catálogo de Móveis de aço

catalogo móveis novoBaixar

Confira nosso catálogo de Deslizantes

mockup 1Baixar