Armazenagem nas operações logísticas: importância e benefícios

armazenagem nas operacoes logisticas

Na pandemia da Covid-19, empresas do mundo inteiro viram a importância da armazenagem nas operações logísticas. O processo permite o equilíbrio entre demanda e oferta, fazendo com que as indústrias funcionem mesmo em épocas de crises.

Também tem relevância na otimização das atividades internas, de modo a auxiliar as companhias a reduzir custos e aumentar o lucro.

Neste conteúdo, saiba mais sobre essa relação e descubra como tornar a armazenagem estratégica para gerar bons resultados no negócio. A partir dos benefícios, é possível ter diferenciais competitivos para vencer a concorrência e ganhar destaque no mercado.

Recentemente, a IMAM Consultoria fez um estudo e mostrou que o percentual do custo total de armazenagem sobre as vendas é de 4,7%. E explica: “Este valor se deve ao fato que empresas tem na armazenagem o seu core business, implicando em alto percentual”.

O que é a armazenagem nas operações logísticas?

Para entender a armazenagem nas operações logísticas, o primeiro passo é compreender o que é esse processo. De maneira simples, o conceito mais popular vem da ação de armazenar diferentes mercadorias da melhor maneira possível. Isto é:

  • Otimizando espaço,
  • Melhorando a organização e
  • Tornando o processo eficiente.

A operação de armazenagem pode acontecer em diversos ambientes, como em estoques. Assim, o processo ocorre variando conforme:

  • Peso, 
  • Estrutura, 
  • Validade, e 
  • Demais fatores relevantes sobre os produtos que serão alocados ali.

É importante entender que armazenagem e estocagem não são sinônimos. O estoque é o lugar apropriado para guardar as mercadorias. Já a armazenagem é caracterizada como um processo que envolve várias etapas. Tais quais:

  • Recebimento,
  • Movimentação,
  • Estocagem,
  • Separação e
  • Expedição.

Para cada etapa do processo, há métodos e ferramentas para tornar a operação mais estratégica. Do uso de equipamentos de transporte até a digitalização de documentos, em outro blog demos alguns exemplos de ações geralmente usadas.

O fato é que quando as etapas da armazenagem são realizadas corretamente, outros setores também se beneficiam. A movimentação organizada de produtos possibilita uma entrega no prazo, melhorando a experiência do cliente. Entende esse ciclo de vantagens?

Por isso, vale observar que o processo impacta diretamente o lucro da empresa. O que acontece na hora de fidelizar os consumidores no final da jornada de compra. Assim como na minimização dos custos internos nas operações de movimentação e estocagem dos itens.

Os benefícios da armazenagem estratégica para as empresas

Os benefícios da armazenagem estratégica para as empresas

A armazenagem faz parte da movimentação e estocagem de produtos, indiscutivelmente. Entretanto, nem todos os gestores entendem que pode ser um processo estratégico, responsável por gerar benefícios reais para os negócios.

Abaixo, conheça alguns dos benefícios dos investimentos estratégicos na armazenagem:

A segurança das mercadorias

Ao investir em estruturas de armazenagem adequadas, o acondicionamento de produtos torna-se mais seguro, evitando avarias. Além disso, permite a segurança dos itens especiais, a partir das condições de temperatura e iluminação, por exemplo.

Os índices de perdas e prejuízos

As ações na armazenagem contribuem para diminuir as perdas e os prejuízos financeiros. Com processos padronizados, os gestores podem monitorar o manuseio e a movimentação dos materiais de maneira mais assertiva e eficiente.

A integração com setores

Nas operações logísticas, o estoque está diretamente ligado às compras e às vendas. Assim, ao contar com um processo de armazenagem bem estruturado, é possível, por exemplo:

  • Gerenciar o giro dos produtos;
  • Calcular o estoque de segurança e o ponto de suprimento.

O tempo de entrega

Outro benefício da armazenagem nas operações logísticas é o aprimoramento do processo de distribuição e atendimento aos clientes. Ter estruturas adequadas e layouts otimizados permite agilidade na separação de pedidos e diminuição do “lead time”.

A eficiência da operação

Outro ótimo exemplo das vantagens de otimização na armazenagem aparece ao avaliarmos a produtividade das equipes. Além da diminuição da incidência de falhas. Isso tudo permite ações mais rápidas e assertivas, tornando a operação eficiente.

A estrutura de armazenagem nas operações logísticas

Acabamos de ver que a armazenagem nas operações logísticas pode ser estratégica para as empresas. Para tal, é preciso considerar a eficiência do processo, o que se inicia com o uso de estruturas que condizem com a realidade e expectativa do negócio.

Para validar a escolha da melhor estrutura de armazenagem, existem alguns requisitos.

A armazenagem não é um processo isolado

Inicialmente, é importante saber que o armazenamento logístico não deve ser isolado, nem independente das outras áreas e funções. O planejamento e a implementação das estruturas devem seguir critérios e políticas do plano de negócio.

A quantidade e dimensão dos produtos

O segundo ponto relevante é calcular a quantidade de produtos, assim como a dimensão deles. O quê e quanto será armazenado? Diversos tipos de estruturas podem ser as soluções ideais, mas, para saber isto, é preciso considerar cada necessidade.

A disposição do armazém também importa

Avaliar o espaço disponível, assim como os corredores, é mais um ponto que merece atenção. 

  • Qual será o espaço utilizado? 
  • Quais são os possíveis riscos? 
  • Há muito tráfego interno? 

Todas essas perguntas precisam de respostas para a escolha do melhor projeto.

Outros requisitos técnicos

Trouxemos alguns exemplos para você entender a importância de considerar as características de cada negócio para criar um projeto ideal. No entanto, saiba que existem muitos outros tópicos que devem ser avaliados nesse contexto.

Se nunca pensou nisso, saiba que até o tipo de piso pode impactar na escolha de uma estrutura ou outra, assim como dos módulos e do tipo de armazenagem. Além da espessura do piso, é preciso pensar também no subleito, uma camada de solo natural.

Armazenagem nas operações logísticas: conte com a ISMA

Da mesma forma que a armazenagem nas operações logísticas é importante para as operações da empresa, as estruturas que compõem esse processo também são decisões estratégicas. Isso porque permitem benefícios como:

  • Aumentar a segurança das mercadorias e dos colaboradores,
  • Melhorar o aproveitamento do armazenamento disponível,
  • Deixar o ambiente adequado, organizado e seguro,
  • Aumentar a produtividade das atividades,
  • Ser flexível, possibilitando modificações no futuro e
  • Poder ser projetada conforme o tráfego interno.

E sobre estruturas para armazenagem, a ISMA é uma referência na indústria. A fabricante tem mais de 50 anos de história no mercado entregando projetos e implementações de grandes sistemas para o armazenamento de produtos.

Nessa linha da armazenagem, a ISMA apresenta soluções como:

  • Porta-Paletes, 
  • Estantes, 
  • Mezaninos, 
  • Drive In, 
  • Cantilever, 
  • Flow Rack, e 
  • Muito mais. 

Todas são personalizadas para cada cliente, a partir dos requisitos que vimos antes: espaço, produto e objetivo.

Para conhecer mais dessas soluções, acesse o catálogo gratuitamente:

Clique e acesse o catálogo de sistemas de armazenagem da ISMA!

A inspeção das estruturas de armazenagem

Além de criar projetos, fabricar e instalar estruturas de armazenagem; a ISMA também oferece o serviço de inspeção. O assunto tem se tornado cada vez mais relevante porque previne os acidentes de trabalho em operações logísticas.

A execução é feita por técnicos capacitados que vão até o local e fazem o registro de todos os pontos que merecem atenção, classificando-os por riscos. Outra opção é o treinamento in company, que objetiva a conscientização dos colaboradores da empresa no setor.

Todas as práticas e aulas são baseadas na NBR 15524, que indica as inspeções periódicas para garantir segurança no ambiente de trabalho. Para saber mais sobre os elementos estruturais, as análises e as documentações desses processos, acesse a imagem abaixo:

Solicite o serviço de inspeção de sistemas de armazenagem!