Nos últimos dois anos, a COVID-19 reforçou o fundamental papel das operações logísticas, responsáveis por permitir que a sociedade continue funcionando minimamente na crise. Mas tão importante quanto à logística é a armazenagem, essencial nas empresas.
Cabe à armazenagem o papel operacional da logística, ou seja, ela permite que haja maior equilíbrio entre a demanda e a oferta. Ela tem também a função de ajudar a otimizar as operações logísticas na empresa, reduzindo custos e elevando lucros.
Diante deste cenário, acompanhe nosso artigo de hoje e entenda a importância e as vantagens da armazenagem nas operações logísticas das empresas. Continue conosco e confira!
Armazenagem nas operações logísticas: O que é?
Você sabe o que, de fato, é a armazenagem?
Nas operações logísticas, a armazenagem é representada pela ação de armazenar diferentes produtos/mercadorias da melhor maneira possível. Nestes ambientes, a operação de armazenagem ocorre conforme o peso, estrutura, validade e demais fatores relevantes sobre o produto.
Assim, a armazenagem é caracterizada como sendo um local em que são realizadas as etapas de preparação, distribuição e alocação dos materiais, conforme os lugares determinados de forma prévia.
Quando realizada corretamente, a armazenagem facilita os processos internos, tanto o de movimentação como o de estocagem de produtos e matéria-prima.
Sendo assim, esse processo exerce grande relevância na obtenção de lucro da empresa, influenciando na redução dos custos relacionados à movimentação e armazenamento dos produtos.
Principais benefícios da armazenagem correta nas operações logísticas
Quando realizada da forma correta, a armazenagem nas operações logísticas permite que a empresa adquira muitos benefícios, dentre os quais, vale citar:
-
O acondicionamento de produtos e matérias-primas torna-se mais seguro
Além de adotar sistemas adequados — como porta paletes, estantes, mezanino e flow rack — uma estrutura de armazenagem deve garantir a segurança dos materiais, ou seja, tudo pode ser acondicionado adequadamente e com as condições ideais de temperatura, iluminação e ventilação.
-
Índices de perdas e prejuízos são diminuídos
Quando o processo se torna mais seguro e padronizado, percebe-se uma diminuição considerável no índice de perdas e os prejuízos gerados pelo sistema de armazenagem, pois é possível monitorar o manuseio e também a movimentação dos materiais.
-
Permite integração entre produção e suprimentos
Nas operações logísticas, a área de estoque está diretamente ligada à de compras. Assim, ao contar com um processo de armazenagem bem estruturado, a área de produção consegue gerenciar o giro dos produtos, calcular o estoque de segurança e o ponto de ressuprimento, por exemplo.
-
Aprimora o processo de distribuição e atendimento aos clientes
Contar com uma estrutura adequada e um layout otimizado permite agilidade ao processo de separação de pedidos. Com isso, o “lead time” dos pedidos é reduzido. Como consequência, o atendimento aos clientes é melhorado, aumentando a satisfação.
-
Operações logísticas tornam-se mais eficientes
Por fim, pode-se dizer que um bom processo de armazenagem reduz gastos, torna as equipes mais produtivas, diminui a incidência de falhas, ou seja, melhora as operações logísticas do início ao fim.
Como ter uma boa estrutura de armazenagem?
O processo de armazenagem nas operações logísticas exige a adoção de uma série de regras e políticas. Estas devem ser adotadas para não haver comprometimento nos produtos. Confira a seguir os principais pontos:
Não considere a armazenagem como um ato isolado
Importante saber que o armazenamento logístico não deve ser isolado, nem independente das outras funções. O planejamento dessa estrutura deve sempre seguir critérios e políticas no plano de negócio.
Cálculo de quantidade
É preciso fazer um cálculo da quantidade de produtos que é ou será armazenada. Com isso, os custos serão minimizados e a estrutura será otimizada.
Disposição do armazém
O correto funcionamento da estrutura de armazenagem depende do seguimento de alguns critérios fundamentais, que são:
- Qual será o espaço utilizado? A recomendação é promover o aproveitamento do armazenamento disponível;
- Quais são os possíveis riscos? Há a necessidade de sempre deixar o ambiente adequado e seguro, resultando em aumento da produtividade;
- A estrutura deve ser flexível: É preciso que a estrutura permita modificações no futuro, ou seja, o ambiente deve ser disposto de uma forma que possa se adequar a certas necessidades; e
- Tráfego interno: a estrutura deve ser projetada de acordo com a distância a ser percorrida, a frequência e os movimentos do transporte das cargas, permitindo uma logística interna mais econômica e possíveis riscos de segurança e na questões ambientais.
Dessa forma, fica claro que a armazenagem adquire grande importância nas operações logísticas, podendo afetar o desempenho financeiro e a satisfação dos clientes. Portanto, conte com um galpão com estrutura adequada e otimize seus resultados.
Você quer saber mais sobre sistemas de armazenagem? Então continue acompanhando o blog da Isma e fique sempre bem informado.