Quem atua no setor logístico ou no gerenciamento de armazéns, certamente já se perguntou alguma vez: “qual é a capacidade de carga de um Porta-Paletes”?
A reflexão precisa, sim, ser feita antes de começar a alocar produtos nessas estruturas. Afinal, permite a otimização do espaço e a segurança da operação.
O problema é que nem sempre é fácil obter a resposta… A ideia deste conteúdo é te ajudar com isso. Continue lendo e saiba quanto aguenta um Porta-Paletes!
Para isso, vamos começar explorando os fatores que impactam nesse cálculo.
O que determina a capacidade de carga de um Porta-Palete?
De fato, não estamos lidando com um número arbitrário. O dado é calculado a partir de diversos fatores. Conheça-os a seguir.
Material e design estrutural
Você sabia que existem vários tipos de paletes, não é? E uma das classificações deles acontece a partir do material utilizado: madeira, metal, plástico e até papelão.
No caso das estruturas que armazenam esses tablados, o aço é a escolha mais confiável porque garante resistência e durabilidade no sistema.
Mas, não é só isso. Também é importante que se tenha alta qualidade no design estrutural. Isto é, considerando a espessura das colunas e das vigas.
Dimensões do Porta-Paletes
O próximo ponto é referente à altura total da estrutura, que influencia diretamente sua capacidade de carga. O comprimento das vigas também é um fator determinante.
Portanto, ainda que a verticalização do estoque seja uma excelente ideia na hora de aumentar o espaço disponível e armazenar mais produtos, é preciso atenção.
Os seus sistemas podem aproveitar o pé-direito máximo do galpão ou armazém.
No entanto, é fundamental respeitar a capacidade de carga, sendo que projetos sob medida permitem soluções que atendam as necessidades do usuário de maneira otimizada.
E quanto mais alta a estrutura, maior o momento de flexão nas colunas. Por isso, na ISMA, as colunas são reforçadas e, juntamente com as recomendações de capacidade, contribuem na segurança do sistema.
Espaçamento entre níveis
O posicionamento adequado das vigas importa muito. A ISMA oferece flexibilidade nessa configuração, de modo a otimizar o espaço e a capacidade.
Tipo de carga armazenada
Além de requisitos que dizem respeito à própria estrutura, também é fundamental avaliar outros fatores. Por exemplo, com relação ao tipo de mercadoria que será armazenada.
Afinal, as dimensões das mercadorias unitizadas afetam a capacidade total do sistema. Aqui, a ideia não é trazer restrições, mas pensar na distribuição do peso.
Tipo de empilhadeira utilizada
Diferentes tipos de empilhadeiras exercem forças distintas, impactando na altura total do sistema, capacidade de carga dos níveis, nos corredores e outros fatores. Então, elas também precisam ser validadas.
Os Porta-Paletes ISMA são compatíveis com uma ampla gama de equipamentos de movimentação, incluindo, as empilhadeiras e outras soluções para corredores estreitos.
Condições ambientais
Fatores externos entram no jogo. A temperatura, umidade e exposição a agentes corrosivos afetam as soluções em aço ao longo do tempo.
A ISMA oferece a opção de estrutura galvanizada, que protege as peças e componentes de metal em ambientes e situações agressivas.
Além disso, em áreas propensas a terremotos, é preciso fazer considerações especiais no design e na estrutura.
Normas técnicas e regulamentações
Atualmente, existem muitos fatores de segurança aplicados no mercado visando garantir operações seguras mesmo em condições extremas. Entre elas, a NBR 17150.
Os Porta-Paletes ISMA são projetados conforme normas nacionais e internacionais de segurança.
Inclusive, os especialistas responsáveis fazem a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Ela assegura a qualidade do sistema de armazenagem.
Afinal, como a ISMA determina essa capacidade?
A ISMA é uma empresa de mais de 55 anos que cria e instala soluções de armazenagem. E além dos pontos mencionados no tópico anterior, a fabricante também valida outros requisitos fundamentais na criação das melhores estruturas. Confira.
- Estudo do layout do armazém: espaço, obstáculos e restrições estruturais;
- Simulações computadorizadas: tecnologia que testa diferentes configurações;
- Customização: soluções personalizadas para atender a necessidades específicas.
Ao escolher uma solução, lembre-se de que não se trata apenas de “quanto aguenta um Porta-Paletes”, mas de como essa capacidade se alinha à sua operação.
Aliás, analisar essa informação é uma das dicas na hora de criar um projeto de armazenagem otimizado. No e-book abaixo, você confere outras:
Quantos quilos um Porta-Paletes da ISMA suporta?
A verdade é que você ainda não tem os números que buscava neste conteúdo. Porém, era necessário entender que a personalização das estruturas é super importante!
Afinal, somente essa análise do seu espaço disponível, tipo de mercadoria e outros pontos é que permite definir a capacidade de carga de um Porta-Paletes para a sua empresa.
A ISMA oferece uma ampla gama de soluções customizadas, que variam conforme a necessidade de cada cliente. De todo modo, vale considerar esses exemplos:
- Azul: Porta-Paletes que sustentam desde 80 kgf até 3000 kgf/nível conforme cada módulo;
- Mahle: O Porta-Paletes solicitado pela Mahle foi pensado para sustentar até 3000 kgf/nível;
- Magalu: A capacidade varia entre 300 kgf a 3600 kgf/nível, atendendo às necessidades da Magalu;
- Japi: Na Japi, os Porta-Paletes têm capacidade variando entre 300 kgf/par de longarinas (nos níveis com revestimento em madeira) e 1200 kgf/nível em outros.
Dessa forma, é impossível falar em um valor exato de capacidade máxima, pois podem variar conforme a configuração específica do sistema e necessidade de cada cliente.
A ISMA sempre recomenda uma análise detalhada das necessidades do cliente a fim de determinar a solução ideal. Inclusive, você pode solicitar esse serviço clicando na imagem:
Maximize a capacidade de carga do seu Porta-Palete
Investir em um sistema de Porta-Paletes adequado não é apenas uma questão de capacidade de carga; também é um investimento na eficiência e segurança do seu negócio.
Sendo assim, algumas dicas se tornam imprescindíveis para maximizar sua escolha e, inclusive, garantir a capacidade de carga recomendada. Veja!
- Faça a manutenção regular;
- Aplique treinamentos adequados;
- Distribua corretamente o peso dos paletes;
- Use protetores de coluna;
- Monitore as condições ambientais.
Compreender a capacidade de carga de um Porta-Palete além dos números é fundamental na sua indústria porque permite operações seguras e eficientes.