A importância dos custos logísticos para o setor empresarial brasileiro é observada nos principais dados econômicos. Os investimentos com transporte, estoque e armazenagem representam uma boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) e consomem uma fatia considerável da receita líquida das organizações.
Desse modo, é um assunto que deve ser de conhecimento geral dos funcionários e da gestão, afinal com o envolvimento de toda a equipe, a economia começará dentro da empresa. Continue a leitura e saiba como é possível reduzir gastos e desperdícios.
Qual o impacto do custo logístico na receita empresarial?
É válido esclarecer que os custos logísticos se referem a todas as despesas relacionadas com o transporte de mercadorias, entre elas: armazenagem, entrega final, documentação, insumos e taxas para movimentação. Dessa maneira, o resultado direto é verificado na receita líquida, podendo comprometer seriamente a saúde financeira do negócio.
Com esse entendimento vale destacar que é preciso um controle apurado dos custos, não somente os gerais, mas variáveis como taxas tributárias, valor de frete, combustível, manutenção de veículos, entre outros. Dessa maneira, quanto mais informações a empresa reunir, melhor serão os resultados econômicos, e consequentemente, lucro e rentabilidade.
Como calcular o custo logístico da empresa?
Antes de mais nada é preciso esclarecer que o cálculo do custo logístico das empresas variam de acordo com o tipo de atividade realizada. Por esse motivo, o primeiro passo é mapear todos os custos do negócio, começando pelas operações.
Do mesmo modo, é importante optar por ferramentas digitais que podem contribuir para um cálculo mais preciso, como softwares específicos para custos logísticos. No entanto, é possível iniciar o trabalho com resoluções mais simples, acompanhe:
– Missão logística: reúne as informações necessárias para realizar o serviço acordado com o cliente, individualizando os custos de modo personalizado. Em outras palavras, não se deve somar o valor global e aplicar uma média, já que alguns segmentos têm processos mais caros do que outros.
– Definição de segmentação do cliente: ao separar os clientes pelo segmento de atuação, é possível encontrar os gargalos de custos maiores e avaliar como é possível reduzi-los. Afinal, como dito anteriormente, cada atividade econômica apresenta particularidades no processo produtivo.
– Variação no custo de serviços: no setor varejista, os custos mais comuns são a frequência de entregas, mix de produtos e atendimento ao cliente. Por isso, de acordo com o tipo de mercadoria, os fatores que impactam financeiramente no serviço podem variar. É importante entender o cenário de modo abrangente, para encontrar em qual etapa é possível economizar.
Recursos por segmento econômico: para conseguir essa informação é preciso identificar quais recursos são necessários para atender o fluxo de operação de cada cliente. Sendo assim, é preciso calcular os gastos com espaço de armazenagem, prazos de validade e mão de obra necessária na prestação de serviços.
Monitoramento frequente: é importante estar atento aos processos produtivos, por isso é fundamental realizar avaliações periódicas, a fim de identificar falhas ou irregularidades na operação. Nesse sentido, as auditorias são procedimentos que podem contribuir positivamente na gestão da empresa.
Treinamento de funcionários: conforme dito no início do artigo, o envolvimento dos colaboradores é essencial para a otimização do custo logístico. Sendo assim, capacitações frequentes colaboram no esclarecimento das responsabilidades individuais e coletivas do grupo de trabalho.
– Investimento em tecnologia: o mercado disponibiliza tecnologias cada vez mais eficientes para organização e controle da gestão das empresas. Por isso, vale a pena avaliar as opções de softwares logísticos mais adequados para o seu negócio.
Por fim, mas não menos importante, implemente métricas eficientes como a de Rentabilidade Direta do Produto (DPP). De acordo com os especialistas, ao medir essa variável, as empresas reúnem dados como: armazenamento, manuseio, subsídio oferecido pelo fabricante e quais itens apresentam maior ou menor lucratividade.
Em outras palavras, a métrica DPP avalia a eficiência e lucratividade das vendas de produtos por categorias individuais, impactando diretamente na formação e fluxo de estoque e nos sistemas de armazenagem. Essa análise auxilia ainda, a estabelecer decisões sobre preços, divulgação e campanhas promocionais.
Como foi possível observar, a atenção com o custo logístico é uma estratégia importante para empresas que desejam economizar e manter a eficiência nas atividades empresariais. No blog da ISMA você encontra conteúdos relevantes sobre gestão de serviços logísticos. Acesse e atualize-se sobre as principais informações do mercado.