Matriz de risco ISMA

Matriz de risco ISMA: entenda o que é e como funciona

Sem conhecimento sobre os riscos envolvidos em um setor, a empresa se torna vulnerável. Os impactos podem ser catastróficos, com aumento de custos e, consequentemente, a perda de competitividade. Por isso, a matriz de risco ISMA é uma ferramenta importante!

Ao realizar uma correta gestão de riscos e identificar as ameaças existentes, é possível  gerenciar a operação com mais segurança. E, tão logo, vencer os desafios. 

Pensando nisso, a ferramenta online ISMA entra como apoio para que os riscos, aparentemente inofensivos, possam ser identificados e corrigidos. A prática colabora com um ambiente de armazenagem mais seguro.

Abaixo, entenda tudo sobre esse recurso e veja como funciona aqui na ISMA. Aliás, no decorrer da leitura, você encontrará o link para fazer uma análise da sua armazenagem com a nossa matriz de risco gratuita.

O que é a matriz de risco ISMA

A matriz de risco, desenvolvida pelos engenheiros da ISMA, é uma ferramenta da nossa linha de negócios ISA (Inspeção de Sistemas de Armazenagem). Tem o principal objetivo de manter as estruturas seguras e saudáveis, evitando os riscos e os futuros acidentes.

Por meio de um sistema online, confidencial e gratuito, é possível responder algumas perguntas rápidas sobre o seu sistema de armazenagem. Após isso, a ferramenta apresenta uma análise preliminar sobre a saúde e segurança da sua operação. 

Este preenchimento leva no máximo 3 minutos. Imediatamente após o preenchimento, você recebe o resultado sobre os riscos existentes. O processo é automático e acontece de maneira bem simples e objetiva.

Ao identificar a existência e gravidade de riscos, possibilita ações mais ágeis e assertivas. Assim, é possível prevenir acidentes e falhas na operação. A utilização da ferramenta é uma maneira estratégica também para que gestores tomem decisões mais embasadas.

A importância da segurança na intralogística

É importante falar sobre segurança sempre que surge o assunto da comercialização de sistemas de armazenagem, sejam novos ou usados.

A compra de Porta-Paletes usados tem sido um movimento bastante comum no mercado logístico. Após fecharem as portas, muitas empresas ofertam tais produtos a preços mais acessíveis.

Quando bem-conservadas e atendendo às orientações do fabricante, esse tipo de item dura por tempo indeterminado, o que respalda esse comércio de usados. Até porque o reaproveitamento dos materiais traz vantagens para o meio ambiente.

No entanto, durante a venda, a maioria das empresas não se preocupa em compartilhar as informações técnicas do produto. Por exemplo, o projeto e as placas de identificação. É nesse momento que se cria um grande risco para qualquer indústria.

Afinal, cada projeto de sistema de armazenagem é único e projetado para cada necessidade. 

Então, ao implantar estruturas de uma empresa em outras operações sem gerenciamento de risco pode custar caro. Inclusive, com acidentes de trabalho.

Para adquirir um produto usado, o mais indicado é contratar uma equipe técnica especializada para fazer a inspeção. Dessa forma, será possível fazer uma gestão de riscos adequada, de modo a prevenir sinistros e prejuízos futuros. 

Impactos físicos nas operações 

Em um galpão de armazenagem, há um ponto de extrema relevância: o risco de impacto

Impactos físicos nas operações

Ainda que a empresa tenha um alto comprometimento com a segurança e realize treinamentos constantes para seus colaboradores, a possibilidade de que a estrutura sofra algum impacto é grande e pode fazer parte do processo.

Um exemplo disso é o choque entre empilhadeiras e estruturas, como Porta-Paletes. Se isso acontecer, há risco de queda de estrutura e/ou desabamento dos materiais estocados. Logo, um grande problema para a empresa.

Em alguns setores, o tema é ainda mais delicado. Por exemplo, nas indústrias de medicamentos e produtos farmacêuticos, que possuem químicos e outras substâncias que podem ser nocivas à saúde.

A partir disso, a matriz de risco ISMA auxilia os gestores na busca por soluções, como é o treinamento de operadores de equipamentos e a inspeção constante das estruturas. Afinal, mesmo quando não tão aparentes, elas podem conter pequenos sinais e indícios de que algo não está conforme esperado.

Com nossa matriz de risco online, é possível fazer uma pré-análise em apenas 3 minutos, que pode te auxiliar na tomada de decisões. É totalmente gratuita, confidencial, eficaz e com resultado em tempo real. Acesse no botão abaixo:

Avalie o risco da sua estrutura de armazenagem com a matriz de risco da ISMA. Clique e acesse!

A matriz de risco ISMA nas inspeções

As estruturas de armazenagem são obras muito importantes nas indústrias. Além de armazenar cargas de pesos elevados, há o trânsito de empilhadeiras e colaboradores em sua proximidade, aumentando mais ainda a responsabilidade da empresa pela segurança.

Assim, a criação da ferramenta Matriz de Risco ISMA, bem como o Serviço de Inspeção de Sistemas de Armazenagem, se deu por uma necessidade do mercado em manter as operações com menos riscos e atendendo aos requisitos da norma ABNT-NBR-15524.

Tanto a pré-análise quanto às inspeções são amparadas pela norma. Além dos diferenciais ISMA no mercado: mais de 50 anos de atuação, pioneirismo no país e profissionais técnicos registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Se possui ou vai comprar Porta-Paletes usados, ou se tem uma instalação sem inspeção no último ano, saiba que sua empresa está correndo um grande risco. Garanta segurança operacional e a maximização da vida útil das instalações com nossos serviços de inspeção!

Evite prejuízos investindo em inspeções preventivas: acesse aqui a solução da ISA