Já imaginou aumentar o espaço e a produtividade da sua empresa sem precisar alugar um novo galpão ou armazém? O mezanino industrial pode ser a solução ideal!
Essa estrutura permite ampliar a capacidade de armazenamento, melhorar a organização do estoque e reduzir custos com novas instalações.
Tudo isso com excelente resultados e alto Retorno sobre Investimento (ROI).
Interessado? Se você ainda não considerou dobrar ou até triplicar sua área disponível sem grandes obras, continue lendo.
Ao longo do texto, descubra como o mezanino industrial pode transformar sua logística e aumentar a eficiência do seu setor!
O que é mezanino industrial?
O mezanino industrial é um sistema de armazenagem que maximiza o aproveitamento de uma área a partir da criação de níveis a partir do solo. Ou seja, em andares.
Apresenta-se como solução interessante pela praticidade e economia, já que possibilita otimizar espaços sem a necessidade de mudanças estruturais.
É uma oportunidade de verticalizar armazéns, galpões e outros tipos de estoques visando expandir operações e negócios. Assim, economiza-se com novos aluguéis ou mudanças.
Mas, como é a estrutura do mezanino industrial?
Os mezaninos industriais, geralmente, são construídos em aço, um material que oferece resistência, durabilidade e versatilidade.
Existem outras opções, por exemplo, de concreto e paletes. Só que essas variações não são recomendadas para fins industriais.
Já o aço suporta diferentes tipos de carga, desde mercadorias leves até equipamentos de movimentação mais pesados, como empilhadeiras e transpaleteiras.
Geralmente, o acesso se dá por escadas. E, pensando na segurança de operadores e atividades, também é comum que tenha corrimão e guarda-corpos.
O Mezanino da ISMA é um ótimo exemplo. Tanto é que foi destaque no canal Ser Logístico. Acesse o vídeo para ver como ele funciona na prática!
Agora, por que o nome mezanino?
Mezanino vem de mezzanino, que deriva de mezzo, indicando “meio”. Logo, a palavra tem origem italiana e na arquitetura significa algo como “intermediário”.
Ou seja, uma posição que fica entre o térreo e o teto de uma construção.
Do ponto de vista visual, imagine uma varanda ou sacada de uma edificação. Agora, na armazenagem, pense em uma solução de excelente retorno e muita eficiência.
Isso porque serve para armazenar produtos, itens, matérias-primas e diversos tipos de mercadorias. Em alguns casos, eles podem se tornar até mesmo estacionamentos.
Veja mais das funcionalidades no tópico a seguir.
Qual a função de um mezanino?
O mezanino de aço é muito conhecido por ser usado em ambientes corporativos. Pelo fato de ser elevado a outro nível, traz melhor retorno ao investimento.
E, dependendo da dimensão e quantidade de andares, é possível até triplicar a área útil das instalações. Além disso, a obra é rápida e limpa.
Foi com esse objetivo que um centro de distribuição de Barueri (SP) ampliou sua logística. O projeto do mezanino permitiu receber diferentes cargas, além das paleteiras elétricas.
Já a BSS conseguiu dobrar a sua área fabril sem pausar a produção: o pequeno galpão se tornou um espaço de mais de 2.000 m², incluindo um estacionamento, veja a imagem:
Outra função que vale a pena pontuar é o uso entre docas, conhece?
A partir de linhas de movimentação automática de materiais, os produtos se deslocam em endereçamentos pré-fixados.
A técnica é muito comum em soluções “turn-key” da logística cross docking. Inclusive, a ISMA fez um projeto incrível que representa essa funcionalidade na Jamef, veja:
O Mezanino também pode ser integrado a outros Sistemas de Armazenagem, por exemplo, o Porta-Paletes.
Em outro vídeo curto feito em uma unidade da Rofatto Supermercados, você vê o resultado disso: Porta-Paletes + Mezanino + guarda-corpo de correr.
Uma dúvida: qual a diferença entre loft e mezanino?
Esses dois termos são confundidos entre alguns profissionais do setor. Porém, têm características diferentes, principalmente no contexto do layout logístico.
- Loft: espaço industrial adaptado para uso residencial ou comercial. Geralmente, amplo e aberto, com pé-direito duplo e poucas divisões.
- Mezanino: plataforma elevada e construída em um ambiente que já existe, criando um novo nível e dividindo o espaço verticalmente.
Na armazenagem, o loft está mais ligado à adaptação de espaços e o mezanino ao aumento da capacidade do espaço.
Quais os benefícios do mezanino industrial na armazenagem?
Entender o conceito e as funções do mezanino já diz muito sobre os benefícios dele.
Entretanto, também podemos pontuar os principais motivos que levam gestores e empresas a investirem nesse tipo de solução de armazenagem, confira essa lista:
- Maximização da área útil;
- Personalização da estrutura;
- Integração com outros sistemas;
- Fácil implementação e manutenção;
- Estrutura metálica durável e resistente.
Esses pontos impactam diretamente nas atividades, nos processos e na operação toda. Por exemplo, otimiza o tempo e melhora a gestão de estoque.
Com isso, cria-se uma cadeia positiva, impulsionando o atendimento às novas demandas e, consequentemente, incentivando a melhor experiência do cliente.
Portanto, um mezanino não é somente um segundo andar do seu estoque…
Também é uma escolha estratégica visando a escalabilidade do seu negócio e a competitividade da sua empresa no mercado!
Mezanino industrial da ISMA: investimento estratégico!
Comparado à locação de um novo espaço ou mudança de armazém, o mezanino industrial oferece um excelente ROI.
É uma solução escalável, que permite que sua empresa cresça sem grandes investimentos em infraestrutura.
No entanto, é fundamental contar com empresas especializadas para desenvolver projetos personalizados que atendam às especificidades do seu negócio.
A ISMA é referência nesse mercado, com mais de cinco décadas de experiência em soluções sob medida para armazenagem.
Quer saber mais? Entre em contato com um especialista e solicite uma consultoria personalizada: