Os requisitos mínimos para ter o próprio estoque incluem espaço físico, estrutura de armazenagem e recursos para custear a operação. E quando não se tem um deles, a armazenagem terceirizada é uma opção. Mas, será que é mesmo viável?
Se a contratação for bem planejada e contratada, os benefícios aparecem rapidamente. Entre eles, redução de custos com mão de obra e equipamentos, assim como melhor controle e movimentação dos itens.
É importante considerar que esses pontos, quando contextualizados, geram mais eficiência. Logo, ganha-se mais competitividade no mercado.
É o tipo de agilidade e qualidade que impulsiona a empresa e, consequentemente, a sua gestão.
A consultoria IMAM fez um estudo sobre isso. A pesquisa traz “um panorama do desempenho da armazenagem nas empresas brasileiras”. Em um momento, cita a opinião dos gestores com relação à terceirização da armazenagem. Veja alguns dados:
- 45% concordam que reduz custos;
- 38% concorda que aumenta a flexibilidade; e
- 46% concorda que disponibiliza mais tempo à gerência.
E para explicar como esse processo acontece, criamos este conteúdo.
Nos próximos tópicos, entenda o conceito de armazenagem terceirizada, o funcionamento e as principais vantagens. Essa pode ser uma decisão estratégica muito positiva para seu negócio!
O que é armazenagem terceirizada
Para saber o que é armazenagem terceirizada, vamos lembrar dos tipos de serviços que existem. Afinal, os nomes são indicativos. Confira essa breve explicação sobre cada um.
Armazenagem própria: Quando o armazém do estoque é gerido pela própria empresa. Os galpões utilizados são de propriedade da companhia, assim como as áreas fabris.
Armazenagem contratada: Nessa opção, o fabricante contrata somente o espaço físico para alocar as mercadorias. Mas mantém o controle e toda a gestão logística delas.
Armazenagem terceirizada: Por fim, o tema do nosso conteúdo, é a opção em que a empresa logística terceirizada faz todo o trabalho, de gestão e administração dos produtos.
Para entender todos os detalhes e as principais diferenças entre cada um dos serviços, recomendamos outra leitura. Temos um artigo explicativo com esse foco. Leia: Conheça os tipos de armazenagem.
Para que serve a armazenagem terceirizada
Em suma, uma gestão que contrata a armazenagem terceirizada visa um espaço físico com estrutura e sistemas adequados para alocar mercadorias.
Os motivos podem variar, mas o objetivo é quase sempre esse: tornar a logística mais eficiente, mesmo fora da empresa.
Logo, independente da metodologia escolhida ou do parceiro de negócios que vai executar o processo, as etapas são bastante semelhantes.
O fluxograma da armazenagem, portanto, costuma seguir um caminho de 7 passos. São eles:
- Recebimento,
- Conferência, e inspeção,
- Identificação e endereçamento,
- Armazenamento,
- Separação,
- Expedição e
- Entrega.
É interessante notar que os tipos de armazenagem podem otimizar cada uma dessas etapas. Por exemplo:
- A conferência pode ser por quantidades maiores;
- A identificação feita por softwares automáticos;
- O processo de separação por áreas, assim por diante.
Mesmo sabendo o que é e como funciona a armazenagem terceirizada, muitos gestores ainda não têm certeza se é o melhor modelo para suas empresas.
O tópico a seguir é necessário para avaliar as vantagens e, tão logo, o custo-benefício desse tipo de estratégia.
Quais as vantagens da armazenagem terceirizada
A armazenagem terceirizada gera benefícios para as empresas. Da gestão de pessoas até uma melhor visão dos processos logísticos, o fato é que essa escolha permite melhorar a eficiência do negócio na totalidade. Separamos algumas das vantagens para conhecer.
Redução de custos
É um dos pontos que mais interessam os gestores sobre a terceirização da armazenagem como estratégica de negócios. Sem dúvidas, reduzir custos é fundamental para tornar a logística um diferencial competitivo.
A lista de custos reduzidos ao terceirizar o espaço inclui aqueles ligados à operação e continuidade dela. Tais quais, energia elétrica, equipamentos e estruturas, mão de obra qualificada, entre outros.
Redução de impostos
Os impostos também entram nos custos de uma empresa, sim. Mas separamos o tópico porque ele merece algumas explicações à parte.
A empresa pode ter a suspensão do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias) – quando a operação é no mesmo estado. No âmbito Federal, pode haver isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), também.
Melhores estruturas
Um dos pontos que faz muita diferença nos resultados das companhias, tem a ver com o uso das estruturas de armazenagem corretas. E há vários motivos para você começar a pensar nisso agora mesmo!
O uso de estruturas incorretas causa mais acidentes de trabalho, além de danificar os produtos armazenados. Ou seja, terceirizar a logística é interessante quando os parceiros possuem estruturas confiáveis.
Menos burocracia
A área logística é uma das mais importantes para as empresas, porque o sucesso dela pode indicar lucro. Só que o contrário também é verdadeiro: falhas indicam prejuízos. E um dos pontos mais críticos é o das burocracias que envolvem os produtos estocados.
Ao contar com uma armazenagem terceirizada, o gestor tem a vantagem de contratar parceiras estratégicas que, inclusive, podem lidar com esse tipo de entrave. Logo, há um desgaste menor com documentos, órgãos reguladores e outras burocracias.
Gestão de pessoas
Existem setores que exigem cuidados especiais no armazenamento de produtos. É o caso das indústrias de alimentos e hospitalar. Além disso, estocar produtos não é uma tarefa que deve ser feita por qualquer profissional: é preciso ter capacitação e cursos.
Ao mesmo tempo que se tem um custo para isso, os esforços se dividem entre áreas, como de vendas e produção. Por isso, ao terceirizar o serviço, ganha-se em uma gestão mais focada em resolver os problemas dos clientes, como ao investir em inovação.
Melhor localização
Mais uma vantagem é a localização. Pensando na melhor logística, e no modal usado, as empresas podem terceirizar o estoque em lugares mais estratégicos. Resultado: mais agilidade na entrega e menos custos no percurso, por exemplo.
E, vale lembrar, essa decisão pode considerar outro produto: a distância com a fábrica ou os fornecedores de insumos. Toda escolha deve ser pensada e a localização é mais um dos pontos estratégicos que podem aumentar a competitividade do seu negócio.
Mais tecnologia
A tecnologia especializada é necessária para que a empresa que terceirizou a armazenagem fique por dentro das movimentações. Mas, também, para o cliente. Ele pode acompanhar os pedidos por meios digitais, por exemplo.
Por um lado, acompanhar toda a cadeia de suprimentos permite aos gestores tomar decisões mais assertivas no setor. Além disso, para os clientes, aumenta-se a satisfação ao receberem notificações sobre pedidos e envios. É a tecnologia a favor da logística.
Visão dos processos
O resultado disso tudo é que os gestores têm uma visão dos processos desse setor muito mais ampla, podendo avaliar o cenário inteiramente. É esse tipo de olhar que permite tomadas de decisões mais assertivas, rápidas e estratégicas, também.
E sem perder o foco no cliente. Afinal, ao ver toda engrenagem logística funcionando, é possível detectar as falhas mais facilmente. Assim como desenvolver medidas resolutivas para aperfeiçoar serviços e entregar resultados aos consumidores.
Vale a pena investir na armazenagem terceirizada?
Depois de toda essa leitura, a pergunta-final do conteúdo é a mesma que está no título. Para saber se a armazenagem terceirizada vale a pena ou se é o melhor modelo para o seu negócio, estude as suas necessidades atuais e projete.
Para os gestores que pensam no longo prazo, esse tipo de sistema de armazenagem tem sido ótima escolha. Entre todas as vantagens, porque traz retorno no longo prazo em todas as etapas do processo logístico, da diminuição de custos à melhor experiência dos clientes.
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nossos materiais no blog.