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Picking e packing: entenda as diferenças

picking e packing

Os processos de picking e packing bem alinhados reduzem os erros no envio de produtos incorretos, além de garantir entregas mais rápidas e melhor experiência para o consumidor.

Portanto, é um tema muito relevante para todas as empresas que querem aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Continue lendo e saiba tudo sobre eles!

Qual a importância de picking e packing?

No tópico adiante, vamos entender o conceito de picking e packing e, após isto, explicar a diferença entre ambos. Mas, antes, a reflexão: qual a importância deles?

Eles estão diretamente ligados à experiência dos clientes e, portanto, importam muito para as empresas que visam uma melhor qualidade do serviço, atraindo e fidelizando-os.

Até mesmo porque o oposto é verdadeiro: clientes insatisfeitos geram diversos prejuízos – e não é apenas financeiro, já que também impacta na imagem e credibilidade da marca.

E tem mais! Conforme o Valor Econômico, as principais reclamações de quem compra são:

  • Demora no recebimento da mercadoria;
  • Recebimento de produto danificado;
  • Pedido errado ou com item faltando.

Veja só! Ambas situações estão relacionadas ao picking e packing, o que aumenta a importância de falar destes temas fundamentais no processo logístico. 

A Proteste ainda menciona outros pontos, como cobranças indevidas, descumprimento de oferta, dificuldade na comunicação e falta de informação.

O exemplo do picking e packing no e-commerce

Todas as empresas que vendem produtos precisam lidar com picking e packing, mas vale a pena considerar que o e-commerce tem sido um dos melhores exemplos disso.

Afinal, na compra online é preciso avançar no atendimento ao consumidor, de modo a garantir uma experiência única, que ultrapasse a expectativa dele. 

Parece complicado, contudo o primeiro passo para isso é fazer uma entrega de produto que tenha qualidade. Isto é, sem danos, na quantidade, modelo e assim por diante.

Isso faz com que as empresas de e-commerce, como as lojas virtuais, tenham que se dedicar cada vez mais a uma gestão de processos eficiente para garantir boas práticas!

Sabendo disso, vamos às definições e conceitos dos termos.

O que é picking?

Picking é separação. Então, o processo de picking tem a ver com a separação dos pedidos, envolvendo diversas etapas, da emissão da nota fiscal à conferência dos itens.

Este é o momento mais oportuno para coletar e separar os produtos de maneira a evitar que os clientes recebam o que não compraram e tenham que fazer devolução ou troca.

No entanto, esse é um processo que não deve demorar para não atrasar a cadeia logística, sendo este um dos maiores desafios da gestão.

Em outro artigo, detalhamos o funcionamento do sistema picking, assim como as modalidades. Se tiver interesse, leia aqui: o que é e para que serve o sistema de picking

O que é packing?

Packing é embalamento. Portanto, temos um processo que vem na sequência do picking, de maneira a preparar as mercadorias para serem entregues aos clientes.

Aqui é a melhor etapa para selecionar os tipos de embalagens mais apropriadas para cada modal que fará o transporte. Sempre evitando avarias, o que também gera trocas e devoluções.

O mais interessante do packing é que, além de ter um ciclo fundamental no processo para garantir a satisfação do cliente, também pode ser uma estratégia de marketing.

Isso porque as embalagens especiais, diferenciadas e personalizadas costumam agradar o público, no que é chamado de experiência de unboxing

A diferença entre picking e packing

diferença entre picking e packing

Em grandes armazéns, ao ter maior volume de pedidos, é muito comum encontrar profissionais capacitados a atuarem em tarefas específicas desses processos. Tipo:

  • Picking: responsáveis pela retirada e deslocamento das mercadorias;
  • Packing: cuidam da verificação e finalização do processo de embalagem.

O principal motivo para isso acontecer tem a ver com poupar tempo no deslocamento da carga e na mudança de funções, criando um ciclo contínuo de preparação de pedidos.

Saiba como otimizar picking e packing na sua empresa

O que vimos até aqui é bem simples: picking e packing precisam ser processos alinhados e eficientes para gerar a boa experiência do consumidor e garantir outros benefícios. 

No entanto, como chegar nesses resultados? Uma resposta vem das otimizações!

Sendo assim, considere alguns exemplos de ações que podem trazer mais agilidade, diminuir erros e possibilitar esse alinhamento perfeito nos processos.

Automatização

Toda empresa busca soluções para um setor logístico mais eficiente e a automatização dos processos se apresenta como uma das alternativas mais viáveis. Alguns exemplos práticos são as empilhadeiras e outros maquinários, que podem fazer o manuseio das cargas (picking). Já os robôs podem embalar mercadorias (packing). 

Com a logística 4.0, o uso de tecnologias e inteligência artificial auxiliam nessa automatização, porém, exige conhecimento técnico e uma mudança cultural dos envolvidos.

Data driven

O conceito de data driven vai ao encontro com as novas tecnologias também, já que possibilita a tomada de decisão baseada em informações em tempo real e análises. 

Esses dados podem ser gerados a partir de várias fontes, como os programas de WMS, possibilitando da melhor definição de rotas até a criação de inventários mais precisos. Assim, é possível:

  • Fazer ajustes rápidos e assertivos sempre que necessário;
  • Otimizar tarefas;
  • Criar listas de prioridades para os pedidos;
  • E muito mais.

Armazenagem inteligente

Esta é uma das dicas mais interessantes que você vai ler, porque faz muita diferença no resultado do picking e packing: a armazenagem das mercadorias.

Uma estrutura correta traz vantagens no layout do estoque, da mesma forma que permite mais agilidade no manuseio das cargas e auxilia na precisão da logística interna.

Essa organização lógica, por sinal, reduz as chances de erros nas etapas. Logo, isso traz melhor experiência para quem compra, que é um diferencial valioso no mercado atual.

No e-book abaixo, entenda um pouco mais do conceito de armazenagem e a importância dela como vantagem competitiva para a sua empresa:

Clique aqui para baixar o e-book: Sistemas de Armazenagem - equipamentos e aplicações

Melhoria contínua

Outro ponto relevante para avaliar é sobre a melhoria contínua em todos os momentos desse processo, do uso da tecnologia ao sistema usado, forma de armazenar, etc.

Para isso, uma saída é usar os KPIs, isto é, indicadores de desempenho que permitem a avaliação da eficácia das operações, como a taxa de devolução dos pedidos.

Em alguns casos, mudar de plano pode ser o ideal, enquanto em outros o investimento em um treinamento técnico pode ser a melhor ideia resolutiva.

Picking e packing e muito mais no blog da ISMA

Já conhecia o blog da ISMA? Este texto sobre picking e packing é um dos conteúdos publicados nele, de modo que os materiais são atualizados semanalmente e você pode acompanhar tudo quando quiser: acesse o blog da ISMA.

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