Os processos de picking e packing bem alinhados reduzem os erros no envio de produtos incorretos, além de garantir entregas mais rápidas e melhor experiência para o consumidor.
Portanto, é um tema muito relevante para todas as empresas que querem aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Continue lendo e saiba tudo sobre eles!
Qual a importância de picking e packing?
No tópico adiante, vamos entender o conceito de picking e packing e, após isto, explicar a diferença entre ambos. Mas, antes, a reflexão: qual a importância deles?
Eles estão diretamente ligados à experiência dos clientes e, portanto, importam muito para as empresas que visam uma melhor qualidade do serviço, atraindo e fidelizando-os.
Até mesmo porque o oposto é verdadeiro: clientes insatisfeitos geram diversos prejuízos – e não é apenas financeiro, já que também impacta na imagem e credibilidade da marca.
E tem mais! Conforme o Valor Econômico, as principais reclamações de quem compra são:
- Demora no recebimento da mercadoria;
- Recebimento de produto danificado;
- Pedido errado ou com item faltando.
Veja só! Ambas situações estão relacionadas ao picking e packing, o que aumenta a importância de falar destes temas fundamentais no processo logístico.
A Proteste ainda menciona outros pontos, como cobranças indevidas, descumprimento de oferta, dificuldade na comunicação e falta de informação.
O exemplo do picking e packing no e-commerce
Todas as empresas que vendem produtos precisam lidar com picking e packing, mas vale a pena considerar que o e-commerce tem sido um dos melhores exemplos disso.
Afinal, na compra online é preciso avançar no atendimento ao consumidor, de modo a garantir uma experiência única, que ultrapasse a expectativa dele.
Parece complicado, contudo o primeiro passo para isso é fazer uma entrega de produto que tenha qualidade. Isto é, sem danos, na quantidade, modelo e assim por diante.
Isso faz com que as empresas de e-commerce, como as lojas virtuais, tenham que se dedicar cada vez mais a uma gestão de processos eficiente para garantir boas práticas!
Sabendo disso, vamos às definições e conceitos dos termos.
O que é picking?
Picking é separação. Então, o processo de picking tem a ver com a separação dos pedidos, envolvendo diversas etapas, da emissão da nota fiscal à conferência dos itens.
Este é o momento mais oportuno para coletar e separar os produtos de maneira a evitar que os clientes recebam o que não compraram e tenham que fazer devolução ou troca.
No entanto, esse é um processo que não deve demorar para não atrasar a cadeia logística, sendo este um dos maiores desafios da gestão.
Em outro artigo, detalhamos o funcionamento do sistema picking, assim como as modalidades. Se tiver interesse, leia aqui: o que é e para que serve o sistema de picking.
O que é packing?
Packing é embalamento. Portanto, temos um processo que vem na sequência do picking, de maneira a preparar as mercadorias para serem entregues aos clientes.
Aqui é a melhor etapa para selecionar os tipos de embalagens mais apropriadas para cada modal que fará o transporte. Sempre evitando avarias, o que também gera trocas e devoluções.
O mais interessante do packing é que, além de ter um ciclo fundamental no processo para garantir a satisfação do cliente, também pode ser uma estratégia de marketing.
Isso porque as embalagens especiais, diferenciadas e personalizadas costumam agradar o público, no que é chamado de experiência de unboxing.
A diferença entre picking e packing
Em grandes armazéns, ao ter maior volume de pedidos, é muito comum encontrar profissionais capacitados a atuarem em tarefas específicas desses processos. Tipo:
- Picking: responsáveis pela retirada e deslocamento das mercadorias;
- Packing: cuidam da verificação e finalização do processo de embalagem.
O principal motivo para isso acontecer tem a ver com poupar tempo no deslocamento da carga e na mudança de funções, criando um ciclo contínuo de preparação de pedidos.
Saiba como otimizar picking e packing na sua empresa
O que vimos até aqui é bem simples: picking e packing precisam ser processos alinhados e eficientes para gerar a boa experiência do consumidor e garantir outros benefícios.
No entanto, como chegar nesses resultados? Uma resposta vem das otimizações!
Sendo assim, considere alguns exemplos de ações que podem trazer mais agilidade, diminuir erros e possibilitar esse alinhamento perfeito nos processos.
Automatização
Toda empresa busca soluções para um setor logístico mais eficiente e a automatização dos processos se apresenta como uma das alternativas mais viáveis. Alguns exemplos práticos são as empilhadeiras e outros maquinários, que podem fazer o manuseio das cargas (picking). Já os robôs podem embalar mercadorias (packing).
Com a logística 4.0, o uso de tecnologias e inteligência artificial auxiliam nessa automatização, porém, exige conhecimento técnico e uma mudança cultural dos envolvidos.
Data driven
O conceito de data driven vai ao encontro com as novas tecnologias também, já que possibilita a tomada de decisão baseada em informações em tempo real e análises.
Esses dados podem ser gerados a partir de várias fontes, como os programas de WMS, possibilitando da melhor definição de rotas até a criação de inventários mais precisos. Assim, é possível:
- Fazer ajustes rápidos e assertivos sempre que necessário;
- Otimizar tarefas;
- Criar listas de prioridades para os pedidos;
- E muito mais.
Armazenagem inteligente
Esta é uma das dicas mais interessantes que você vai ler, porque faz muita diferença no resultado do picking e packing: a armazenagem das mercadorias.
Uma estrutura correta traz vantagens no layout do estoque, da mesma forma que permite mais agilidade no manuseio das cargas e auxilia na precisão da logística interna.
Essa organização lógica, por sinal, reduz as chances de erros nas etapas. Logo, isso traz melhor experiência para quem compra, que é um diferencial valioso no mercado atual.
No e-book abaixo, entenda um pouco mais do conceito de armazenagem e a importância dela como vantagem competitiva para a sua empresa:
Melhoria contínua
Outro ponto relevante para avaliar é sobre a melhoria contínua em todos os momentos desse processo, do uso da tecnologia ao sistema usado, forma de armazenar, etc.
Para isso, uma saída é usar os KPIs, isto é, indicadores de desempenho que permitem a avaliação da eficácia das operações, como a taxa de devolução dos pedidos.
Em alguns casos, mudar de plano pode ser o ideal, enquanto em outros o investimento em um treinamento técnico pode ser a melhor ideia resolutiva.
Picking e packing e muito mais no blog da ISMA
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