A eficiência do setor logístico está ligada a vários serviços responsáveis pela organização, fluxo e controle automatizado das mercadorias.
Alinhar quantidade e data de validade dos itens, por exemplo, é um trabalho que exige soluções adequadas. E o estoque fulfillment é uma delas.
Visando melhor controle e agilidade, da separação até o pós-entrega dos produtos, esta estratégia é uma maneira de atender às demandas dos clientes de forma satisfatória.
Inclusive, são ações que podem ser realizadas internamente, por times de especialistas ou de maneira terceirizada, quando se contrata essa especialização.
Adiante, saiba os detalhes desse conceito, as funcionalidades e como implementá-lo!
O conceito: o que é fulfillment?
De forma simples, este é um termo em inglês que significa “cumprimento” ou “realização”.
No contexto da logística, refere-se ao processo completo desde o recebimento de um pedido até a entrega ao cliente final. Isso inclui:
- Armazenagem;
- Separação;
- Embalagem;
- Expedição.
Mas, o que torna o fulfillment uma estratégia tão importante, a ponto de se apresentar como diferencial competitivo, principalmente, no comércio online?
A combinação de eficiência operacional com tecnologia, permitindo que empresas de todos os tamanhos ofereçam uma experiência de compra excepcional aos seus clientes.
Considere que essa é uma alternativa tanto às lojas virtuais quanto aos fornecedores dropshipping, que ficam responsáveis pelo envio dos pedidos ao cliente.
Em ambos os casos, é válido considerar a montagem de sistemas que aproveitam o espaço disponível e, até mesmo, reaproveitam as estruturas existentes.
Foi isso que aconteceu na parceria entre ISMA e Dyscamp Cosméticos e Acessórios. O resultado foi um projeto de mais de 11 metros de altura e 4.000 posições paletes.
Não conhece a Dyscamp? Também não sabe como funciona a logística por lá? Nesse bate-papo, você fica sabendo tudo:
Então, qual a função do fulfillment na logística?
O fulfillment gerencia o armazenamento dos estoques, de modo a controlar as atividades operacionais em tempo real. Entre elas:
- Recebimento de mercadorias: onde são cadastrados no sistema;
- Armazenagem: Cada item é alocado estrategicamente no armazém;
- Processamento de pedidos: o sistema gera uma ordem de separação;
- Picking e packing: os itens são separados, conferidos e embalados;
- Envio: o pacote é etiquetado e despachado para a transportadora;
- Rastreamento: o cliente recebe o status em tempo real da sua encomenda.
No caso de e-commerces, quase sempre, os estoques são administrados por terceiros, sendo os operadores logísticos ou o próprio marketplace.
A partir disso, são identificados e organizados de maneira que ao receber o pedido do cliente, ele receba no menor tempo possível, com a qualidade esperada.
Para isso, considera a demanda e o método de armazenagem e expedição. Entre eles, estão: FEFO, FIFO e Curva ABC, que melhoram o processo logístico.
Essas metodologias envolvem estruturas e sistemas de armazenagem como Porta-Paletes, além do uso de softwares WMS de gestão do estoque.
E quais as vantagens do estoque fulfillment?
Após a gestão e as metodologias, agora podemos destacar as funções mais relevantes:
- Redução de custos: economia em infraestrutura e mão de obra;
- Escalabilidade: o modelo permite crescimento sustentável;
- Foco no core-business: concentração em produtos e estratégias de marketing;
- Alcance geográfico: geralmente, são bem-localizados com entregas mais rápidas;
- Tecnologia: acesso à sistemas de gestão de ponta sem investimento próprio;
- Experiência do cliente: entregas rápidas e precisas.
Ou seja, da chegada dos pedidos à entrega, é uma solução interessante para quem quer aumentar a satisfação e fidelizar os clientes.
Falando em experiência do cliente, a Magalu entende muito bem disso, não é? E cada vez mais tem implantado lojas e centros de distribuição (CD) a fim de atender em alto nível.
Recentemente, dobrou a sua capacidade em Benevides (PA), com 30 mil posições paletes. O que foi considerado o maior CD da marca na região Norte.
Já os desafios…
Como toda solução, também há desafios:
- Encontrar uma empresa confiável e alinhada com suas necessidades;
- Garantir que os sistemas se comuniquem com os do centro de fulfillment;
- Manter os padrões de qualidade quando a operação não está sob seu controle.
Outro ponto que precisa de análise tem a ver com os custos iniciais. Afinal, dependendo do volume de vendas, eles podem ser significativos.
A prática: como aplicar o método fulfillment?
Com a reorganização e otimização do processo é possível um e-commerce ter grandes resultados com esta estratégia.
No entanto, é necessário saber que ele é constituído de várias etapas. Veja como esses ciclos impactam a operação!
Estoque
Os negócios virtuais devem contar com um estoque altamente organizado, já que nele são armazenadas as mercadorias apresentadas nas plataformas digitais.
Sendo assim, é importante contar com um bom acondicionamento das mercadorias, máximo aproveitamento e espaço e alta seletividade.
Imagine um mercado online que precisa ter agilidade e acuracidade nas suas operações. Neste cenário, os Porta-Paletes são imprescindíveis.
Inclusive, em áreas de alta umidade devem contar com câmaras frias para resfriados e congelados. O que exige estruturas galvanizadas, concorda?
E ainda exige a possibilidade de ter uma área de separação de temperos a granel, contando com prateleiras inclinadas.
Foi exatamente assim que a ISMA ajudou o mercado online Justo a organizar e impulsionar sua operação. O Carlos Menchik mostrou isso, na prática. Assista:
Embalagem
Produtos comprados na internet precisam de muita atenção com as embalagens, principalmente se os itens forem frágeis e necessitarem de reforço no empacotamento.
Dessa maneira, essa etapa exige conhecimento sobre materiais usados e treinamento dos funcionários, por exemplo.
Afinal, se um produto chegar avariado na casa do consumidor, com certeza receberá reclamações, devoluções e, ainda, avaliações negativas nas redes sociais da empresa.
Em uma análise mais aprofundada, existe um duplo prejuízo, com a reposição do pedido ou estorno do pagamento e a frustração da experiência do consumidor.
Separação
Como as outras fases do processo de vendas, a separação é um passo que necessita de atenção, por parte dos responsáveis.
Isso porque um momento de desatenção pode resultar em tamanhos, cores ou até itens diferentes do que foram solicitados.
Transporte
Depois de tantos cuidados com os produtos, chega o momento de encaminhá-lo até o endereço informado.
A empresa pode optar por várias alternativas, sendo comum a escolha entre transportadoras terceirizadas ou entregadores próprios.
Aqui, é preciso garantir que o prazo combinado seja cumprido, sendo outro ponto que prejudica a experiência do cliente e a credibilidade da empresa com o mercado.
Pós-entrega
Uma situação que até poucos anos não era levada a sério por muitas empresas, mas essencial na fidelização de clientes: o atendimento pós-venda.
Embora todo o processo seja planejado e gerido a fim de prevenir problemas, há de se contar com a possibilidade de devolução.
Os motivos principais têm a ver com entregas incorretas. Além disso, todo negócio online precisa respeitar o direito de arrependimento do consumidor.
E caso isso ocorra, deve-se manter a mesma agilidade para a troca ou devolução.
A virada de chave: o papel da ISMA no estoque fulfillment
A ISMA, destaque em soluções de armazenagem intralogística, desempenha um papel crucial nesse universo.
Os Sistemas de Armazenagem dessa fabricante são projetados visando otimizar espaço e facilitar a movimentação de mercadorias, elementos essenciais em um estoque eficiente.
Entre as principais soluções: Porta-Paletes, Flow Racks e Mezaninos..
Aqui entra um ponto super interessante: conforme o projeto, é possível combinar e integrar essas estruturas. Por exemplo, como foi feito na Gurgelmix, da Loja do Mecânico.
Lá, a ISMA projetou e instalou o Porta-Paletes com o Mezanino, garantindo robustez, segurança e eficiência na solução. Foram 4.000 posições paletes.
Ver o case de Porta-Paletes e Mezanino no e-commerce da Loja do Mecânico.
Além disso, a implementação leva em conta um projeto personalizado:
- Análise do volume de vendas, tipos de produtos e mercados atendidos;
- Planejamento detalhado, com objetivos claros e métricas de sucesso;
- Pesquisa e comparação de diferentes soluções;
- Integração com dados e sistemas já utilizados;
- Treinamento de equipes, de modo que todos entendam;
- Monitoramento e ajustes a partir dos resultados.
O estoque fulfillment é mais do que uma tendência; é uma revolução na forma de gerenciar a logística e a distribuição no e-commerce.
Com a possibilidade de reduzir custos, melhorar a eficiência e proporcionar uma experiência de alto nível ao cliente, é uma solução que sempre merece ser considerada!
Se você está pronto para dar o próximo passo em direção a uma logística super eficiente, considere implementar um sistema com a ISMA: