Quem atua no comércio, sabe: existem as datas especiais e seja qual for o modelo de negócio ou área de atuação, nessas épocas as vendas aumentam – como na Black Friday. A logística é uma das estratégias que mais podem favorecer o seu faturamento. Entenda!
A Proteste diz que, durante a pandemia, o número de reclamações por atrasos na entrega aumentou 84,6%. Por quê?
“A logística é o que mais afeta o prazo de produção e a sequência das ordens”, avaliou um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo).
Ao mesmo tempo, temos dados de outra pesquisa. Agora, da Confederação Nacional de Transportes (CNT): o custo logístico consome 12,7% do PIB do Brasil. O que comprova que o setor também tem relevância para o lucro das companhias.
Até aqui, os dados nos ajudam a ver que o setor logístico cumpre papel importante em diversos vieses do comércio. Entre eles, a ideia de que pode prejudicar a experiência do consumidor (CX), assim como diminuir a lucratividade da empresa.
Somado a isso, vem a Black Friday. É uma das épocas do ano de maior movimentação para o comércio nacional. E um estudo da MField, publicado na Meio e Mensagem, é animador: a intenção de compra cresce 32% nessa nova edição.
Para você que é gerente de supply chain ou atua em alguma função da logística interna, surge a dúvida: como aproveitar esse cenário promissor? Com certeza, a resposta vai passar pela melhor performance do seu setor.
Até porque, além de melhorar a experiência do cliente e auxiliar na redução de custos, a logística é importante para outras finalidades. Por exemplo, na organização dos produtos do estoque e otimização do espaço de armazenamento.
Como ter uma logística eficiente durante a Black Friday
Depois da introdução sobre a Black Friday e a forma com que a logística contribui com o momento, vamos ver como chegar no melhor resultado.
Abaixo, há tópicos necessários para que o setor funcione em prol do consumidor. E da sua gestão, também!
O processo logístico
A primeira dica é entender qual é o processo logístico da empresa. Apesar de etapas semelhantes, a verdade é que cada negócio tem a sua forma de entregar os produtos aos consumidores. E cada gestor usa uma metodologia para observar o cenário.
Um exemplo é o Kanban, conhece? É um método que pode ser personalizado para cada tipo de operação e movimentação.
Com ele, o gestor pode equilibrar as atribuições de cada equipe, otimizando cada etapa do processo.
Leia também: Veja como o Kanban é aplicado na logística
O giro de estoque
Qual é a rotatividade do seu estoque? Ou seja, qual é o tempo em que os produtos se esgotam?
Provavelmente, esse tempo será menor em épocas especiais. Então, a nova pergunta é: quanto tempo demora para acontecer a reposição deles?
Isso é importante para que os clientes não ouçam ou leiam a frase: “item indisponível”. Ainda que não se tenha como saber com exatidão o giro de estoque, há variáveis que podem ser contabilizadas. Como o histórico do ano anterior e a projeção para esse ano.
O atendimento eficiente
O atendimento ao cliente é uma das exigências do comércio atual. Além de rápido, precisa ser eficiente e resolutivo.
Ou seja, não adianta apenas responder: é preciso resolver. O que significa tirar as dúvidas das pessoas na pré, pós e durante a venda.
Mas, qual a relação do atendimento com a logística? A resposta vem de um estudo do Centro Paula Souza: “[…] A logística é um diferencial na competitividade e a falta de estruturação dela pode levar as empresas a terem dificuldades em atender seus clientes”.
Os prazos de entrega
O consumidor moderno exige uma entrega rápida. E, ainda mais importante, cumprir o prazo. As entregas atrasadas ou incorretas causam grandes frustrações, o que prejudica muito a experiência da venda.
Para garantir bons resultados, pense em todo processo: da organização do seu estoque, separação do pedido até o transporte.
A otimização do estoque
O estoque é uma parte importante da logística no comércio. Na Black Friday, no Dia das Mães, no Natal e outras datas especiais; é ainda mais notável.
Afinal, o volume é maior. Portanto, tenha um bom controle de registros automatizado e um layout organizado.
Se essa gestão não for otimizada, além dos atrasos, acontecem outros problemas: como a realização de uma venda quando não se tem mais o produto disponível.
Uma saída é ter sistemas atualizados e integrados. Assim como usar estruturas que otimizam o espaço.
A capacidade operacional
Para o setor funcionar, ele tem que ter espaço. Existem várias soluções para as empresas, como os estoques alugados.
Porém, a otimização do espaço, com a instalação de novas estruturas, pode ser uma medida mais duradoura e mais econômica.
Na empolgação de vender mais, a falha no armazenamento de mercadorias custa caro, desde a insatisfação do cliente até os problemas financeiros, com as avarias dos itens estocados.
Conheça a verticalização de estoque: aumento de espaço para produtos
O rastreamento dos pedidos
A logística integrada permite o rastreamento dos pedidos, e é mais um cuidado necessário no comércio brasileiro.
Os consumidores estão mais ativos, ao passo que querem ter o poder de acompanhar suas entregas. Até mesmo para esperar o produto na data certa.
Esse tipo de serviço melhora muito a relação com o cliente, inclusive, fortalecendo a confiança nesta parceria empresa-consumidor.
Os sistemas de armazenagem na logística
Em vários tópicos acima, vimos que ter um sistema de armazenagem eficiente é importante para estar preparado e vender mais na Black Friday.
Ele permite a segurança de um setor que vai conseguir entregar as etapas de forma rápida e confiável.
É a garantia que um gestor busca, para saber que não terá prejuízo financeiro com a perda de produtos estocados e nem com acidentes de trabalho, por exemplo.
Ao mesmo tempo, traz uma ótima expectativa com a possibilidade de armazenar um volume maior de itens.
O problema é que muitos profissionais deixam para validar esse ponto alguns dias antes da Black Friday. E é esse pensamento de curto prazo que prejudica a chance de voar mais alto em épocas tão favoráveis para as vendas. Mas, agora, você pode fazer diferente.
Inclusive, se está pensando em expandir o estoque para a Black Friday.
Por isso, veja os equipamentos e aplicações que podem tornar o espaço de armazenamento mais completo e seguro para o futuro! Clique aqui para baixar o catálogo da ISMA.