A logística empresarial tem perspectivas diferentes da logística tradicional, principalmente porque a torna uma atividade estratégica na empresa.
O que é um grande diferencial quando consideramos que, na maioria das vezes, a área só é lembrada em casos de avarias nas cargas, problemas no estoque e atrasos nas entregas.
Nunca tinha pensando na logística nesta ótica corporativa? Então, continue lendo para aprender mais sobre o assunto, do conceito às dicas de otimização para sua gestão.
Até porque Ballou, um dos especialistas nessa área que será citado a seguir, diz que a estratégia logística pode alcançar 3 principais resultados:
- Redução de custo;
- Redução de capital;
- Melhorias no serviço.
E é exatamente isso que todas as empresas visam no mercado de logística, não é?
Qual é o conceito de logística empresarial?
Entre as definições mais objetivas, logística empresarial é uma estratégia que coloca essa área em uma nova ótica, tornando-a uma atividade primária – e não secundária.
A Council of Supply Chain Management Professionals é a principal associação de profissionais dessa área do mundo. Ela explica a logística empresarial assim:
“Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações completas”.
E continua com um detalhe que também precisa ser considerado: “[…] com o propósito de atender às exigências dos clientes”.
Outra forma de conceituar logística empresarial é usando o livro “Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: planejamento, organização e logística empresarial”, de Ronald H. Ballou.
Ballou é um dos principais nomes por trás de pesquisas logísticas e tem uma citação referência, comum em centenas de artigos científicos:
“A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas”.
O livro pode ser encontrado em bibliotecas na categoria de logística ou administração de materiais, como no acervo do ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).
Qual o principal objetivo da logística empresarial?
Entre tantos, um dos principais objetivos da logística empresarial é tornar as empresas mais competitivas por meio de análises realistas e outras vantagens. Veja-as a seguir.
Redução de custos
Uma avaliação analítica e completa da operação permite chegar a novas soluções, tornando o processo mais eficiente.
O que gera consequências positivas, como a redução de custos com movimentação e a melhor gestão do estoque.
Uma das explicações vem do fato de permitir maior visibilidade do conjunto das atividades, acompanhando de perto e tomando decisões mais rápidas e eficazes.
Redução de capital
Há vários métodos ou alternativas para maximizar o investimento logístico, como o cross docking, a abordagem just in time e o uso de sistemas de armazenagem estratégica.
Diretamente, há impacto na maior eficiência do processo e na qualidade da gestão, diminuindo tempo de paradas e aumentando a precisão dos resultados.
Melhorias de serviços
Desde os primeiros movimentos, as empresas que entendem e apostam na logística empresarial beneficiam seus consumidores, dos fretes mais rápidos à qualidade deles.
Logo, também é possível falar em aumento de lucratividade, provando que essa logística que tem se modernizado é possível em todos os negócios.
O que deve ser analisado na logística empresarial?
Esse aperfeiçoamento da logística tradicional para a empresarial leva tempo e exige investimentos em tecnologia, automação e mudança cultural das corporações.
Como acabamos de ver, a partir da teoria de Ballou, o primeiro passo pode ser a adoção de uma estratégia focada na integração de áreas e informações.
Essas ações previnem erros por superprodução, tempo de espera do cliente ou custos altos. Mas, como chegar em tal desempenho? O autor cita pontos a serem analisados:
- Localização das instalações;
- Estratégia das operações;
- Gerenciamento de estoques;
- Sistemas de comunicação e informação;
- Manuseio de mercadorias;
- Transporte e tráfego de cargas;
- Planejamento e controle.
Esses dados vão gerar as melhores análises por meio de indicadores de desempenho (KPIs). Assim, aumenta-se a qualidade das entregas a partir de melhorias pontuais.
Afinal, os KPIs logísticos mais conhecidos são: custo logístico total, tempo de ciclo de pedido, índice de devoluções e lead time.
Como otimizar a logística empresarial?
Até aqui, vimos bastante da teoria e dos benefícios da logística empresarial. Mas, como praticá-la? Ou melhor, o que é preciso fazer para otimizá-la de acordo com seu negócio?
Um primeiro passo é entender a importância de integrar áreas, confira.
Cadeia de suprimentos
A gestão de suprimentos (supply chain) é uma etapa fundamental na esteira dos produtos, de modo que podem variar entre as mais simples e as complexas.
E quanto mais extensas, maior a necessidade de conectar informações para evitar atrasos, que podem indicar um problema muito maior no fim da cadeia.
O processamento de pedidos é conectado com o supply chain, da verificação dos registros até a expedição dos itens aos clientes.
Estoque de mercadorias
Atualmente, existem vários sistemas de estocagem possíveis para as empresas, de maneira que cada um tem as próprias características.
Da chegada das matérias-primas à saída do produto final, há um caminho que precisa ser percorrido com eficiência.
E são muitos os pontos que impactam nisso, possibilitando prever demandas e otimizar o giro de estoque. Aliás, será que a sua armazenagem está sendo assertiva?
A ISMA pode te ajudar com isso:
Armazenagem e distribuição
A gestão dos armazéns e galpões industriais atualmente são multifuncionais e otimizadas. Inclusive, pode ser representada pelo cross docking. Ou seja, quando não há uma armazenagem, criando uma movimentação contínua.
Outro exemplo é a movimentação de distribuição, com volumes que enchem caminhões (Full Truck Load). Ou podem ser híbridas, unindo cross docking com distribuição.
Transporte e movimentação
O transporte de cargas também tem o seu papel de importância nesse novo contexto, de modo a não ser o único, mas uma parte da estratégia.
É preciso continuar pensando nos modais utilizados, otimizações de rotas, consolidação de cargas e formas de reduzir prazos e melhorar entregas.
Saiba mais da logística empresarial
Antes de terminar, que tal ir um pouco mais a fundo na história da logística empresarial? Se quer saber como ela surgiu, a diferença para a tradicional, os livros… Continue lendo.
Qual a origem da logística empresarial?
Os pesquisadores da área acreditam que a expressão – e todo o seu significado – tenha vindo de 1844, quando Julie Dupuit optou por trocar o transporte rodoviário pelo aquaviário.
O motivo seria a redução de custos logísticos. Foi então que se abriu um grande campo para pesquisas, de modo a provar que a logística era mais do que realizar entregas.
Assim, passou a ir além do modal de transporte para tratar de assuntos, também, extremamente importantes para as empresas, como estoques, armazéns e gestão.
E é importante lembrar que tudo isso teve uma sólida base histórica milenar:
- Caça e coleta há milênios;
- Depois, com o consumo e produção;
- Além das guerras militares;
- E também a revolução industrial.
Hoje, o que vemos é um avanço ainda maior, impulsionado pelo e-commerce e a maior exigência dos consumidores, que visam fretes rápidos e de qualidade.
Qual a diferença entre logística empresarial e logística?
A partir desse avanço histórico, a gente chega na logística empresarial, como sendo integrada à organização.
O site Logística e Mobilidade tem uma explicação interessante:
“Logística refere-se às atividades operacionais de materiais e a logística empresarial é uma abordagem estratégica que integra atividades logísticas com outras áreas.
Por isso, permite novas ações, como na parte das análises de métricas e do lucro.
Então, se há uma principal diferença, tem a ver com essa relevância do setor no mundo corporativo, deixando de ser apenas uma representação da “entrega de cargas”.
A logística empresarial faz o uso de tecnologias embasadas na logística 4.0, como de inteligência e estratégias, para gerar os melhores resultados de maneira integradora.
Quais os profissionais da logística empresarial?
Dada a variedade de atividades e processos, fica mais fácil notar a importância das equipes especializadas na logística empresarial.
Com relação aos cargos e profissionais, isso pode variar dependendo da gestão, porte da empresa, entre outros fatores. Mas, geralmente, são eles:
- Gerente de logística: coordena todas as atividades;
- Coordenador de transporte: gerencia o transporte;
- Analista de estoque: controla o armazenamento de cargas;
- Supervisor do armazém: gerenciamento atividades deste local;
- Coordenador de distribuição: responsável pela distribuição.
E sempre lembrando que é interessante haver a conexão de pessoas com tecnologia, como WMS e inteligência artificial são bem-vindos em todas as etapas da operação.
Os livros sobre logística empresarial
Se quiser continuar aprendendo mais sobre esse assunto, além de acompanhar o blog da ISMA, outra ideia é se apoiar em estudos teóricos e opiniões publicadas em livros.
- Ronald H. Ballou: “Logística Empresarial”;
- Tenente-Coronel Thorpe: “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”;
- Eliyahu Goldratt e Jeff Cox: “A Meta”.
Sem contar que já mencionamos o livro “Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos” ao longo da leitura, que também é do professor e pesquisador Ballou.